Ajustar Salários
Permite ajustar os dados/salários do histórico individual do colaborador a partir das estruturas salariais e da tabela de cargos. Após preencher todos os dados da tela e abrangências, se necessário (através do botão Seleção), selecione o botão Processar para efetuar o ajuste.
Notas
- Quando a estrutura salarial usada nos salários dos colaboradores for do tipo "6 (P/Habilidade - Normal)", este procedimento irá somar o valor do salário da Classe/Nível do colaborador com o valor do salário das habilidades de acordo com os times onde atua, é ex-atuante e onde é multifuncional. O resultado será atualizado no histórico salarial do colaborador.
- Ao processar o ajuste nessa tela, o sistema irá considerar as abrangências(Diversos\Usuários\Abrangências) cadastradas para o usuário ativo.
Campos
Tipo Ajuste
Tem a função de indicar o tipo de ajuste:
Inclui novo histórico salarial a partir do valor definido na estrutura/classe/nível salarial.
- Se a estrutura for tipo "M - Matriz", o sistema ajusta o salário do colaborador baseado na classe e no nível da estrutura salarial.
- Se a estrutura for tipo "L - Lista", o sistema ajusta o salário do colaborador baseado direto no nível.
Importante
Ajustes de salário na estrutura/classe/nível são definidas com base no último Histórico Salarial.
O valor de ajuste do salário é obtido conforme informado na Estrutura Salarial.
Inclui novo histórico salarial conforme percentual de desempenho do último histórico salarial. O percentual de desempenho refere-se a comparação do valor do salário definido para estrutura/classe/nível com o valor do histórico salarial do colaborador.
Salário estrutura/classe/nível = 1.000,00
Salário histórico = 900,00
Considerando esses valores, o percentual de desempenho é de 90%.
Inclui novo histórico salarial somente modificando a classe salarial. Não altera estrutura, nível ou valor do salário. Além disso, a classe selecionada para o novo histórico é a que possui pontuação mais próxima a informada no cargo. Se a estrutura for tipo M - Matriz procura a pontuação do cargo nas classes e se for tipo L - Lista, procura a pontuação do cargo nos níveis, alterando o nível salarial e não a classe.
Observação
Os pontos para classificação são informados no cadastro do cargo e nas classes da estrutura salariais do tipo Matriz. Se a estrutura for do tipo Lista, a pontuação é informada nos níveis.
Inclui novo histórico salarial somente modificando o nível salarial. Não altera estrutura, classe ou valor do salário. Sendo o nível selecionado para o novo histórico é o que está mais próximo do salário mais recente a data do ajuste. Se a estrutura for tipo M - Matriz, procura o nível dentro das classe e se for tipo L - Lista, procura direto no nível.
Inclui novo histórico salarial somente modificando a classe e o nível salarial e não altera estrutura ou valor do salário. A classe selecionada para o novo histórico é a que possui pontuação mais próxima a informada no cargo, sendo o nível selecionado para o novo histórico é o que está mais próximo do salário mais recente a data do ajuste. Se a estrutura for tipo M - Matriz, procura a pontuação do cargo nas classe e se for tipo L - Lista, procura a pontuação do cargo nos níveis e altera o nível salarial e não a classe.
Inclui novo histórico salarial somente modificando a classe e o nível salarial, conforme definido na estrutura salarial por filial ou no cadastro do cargo. Sempre considera a classe e o nível inicial dessas telas e não altera estrutura ou valor do salário do histórico.
Inclui novo histórico salarial somente modificando o percentual de desempenho. Para o cálculo do percentual de desempenho, o valor do salário é comparado com o valor definido na estrutura\classe\nível do posto, estrutura salarial por filial ou cadastro do cargo. Os outros campos retornam do histórico salarial que estiver sendo gerado e tem todos os dados iguais ao último histórico salarial.
Observação
O nível utilizado para comparação é considerado conforme o assinalamento "% do Salário" (R000ASS.SalDes). Se o "% do Salário" for igual a M-Mercado, considera apenas informações da estrutura salarial.
Inclui novo histórico salarial somente modificando a classe e o nível salarial, conforme definido no posto de trabalho. Sempre considera a classe e o nível inicial e não altera estrutura ou valor do salário do histórico. Além disso, verifica se houver alguma alteração na tabela de informações salariais do posto de trabalho, em relação à estrutura, classe e nível. Aos ocupantes destes postos de trabalho com alteração, irá efetuar o ajuste nesta data no histórico. Desta forma, não é necessário efetuar esta alteração manualmente. Esta opção somente está disponível quando a rotina de posto estiver ativa na proprietária.
Nota
Sem variáveis de sistema para uso em todos os tipos de ajuste. Portanto, está disponível a tabela R034FUN para consulta na regra.
Data Alteração
Informa a data da
alteração que irá para o histórico.
Salário Menor
Indica se deve ajustar
o salário para um valor menor que o atual.
Ajustar Propostas
Indica como o módulo deve se comportar em relação às propostas de
salário futuras.
Código | Valor |
0 | Não ajusta. |
1 | Ajusta aplicando % de Reajuste. |
2 | Irá ajustar as propostas futuras aplicando o % de desempenho (ou seja, aplicar o % de desempenho informado na propostas com relação ao valor salarial informado na ultima estrutura salarial vigente). |
3 | Ajusta conforme Classe/Nível (ou seja, da mesma maneira com que é possível ajustar os históricos salariais, a rotina pode ajustar as propostas conforme a classe/nível da mesma). |
Hist. Salariais Futuros
Através desta
informação o usuário determina ao módulo como tratar os históricos salariais com
datas superiores a data do ajuste que estiver sendo efetuado.
Motivo
Indica o motivo da alteração
salarial. Esta informação será utilizada nos históricos salariais dos
colaboradores. Os motivos de alteração salarial, podem ser consultados clicando
no botão de pesquisar.
Tipo Sistema
Indica qual o tipo de
sistema de cargo que deverá ser ajustado.
Admitidos até
Permite que o usuário informe uma data limite
em que o sistema irá considerar, para ajuste salarial, os admitidos futuros.
Demitidos
Permite ajustar ou não os
salários dos demitidos, a indicação determina:
Código | Valor |
S | Reajustar os salários dos demitidos |
N | Não reajustar os salários dos demitidos |
Caso o usuário indique o assinalamento S, é necessário informar no campo imediatamente abaixo a data inicial a partir do qual o módulo deverá considerar as rescisões. Todas as rescisões encontradas com data maior ou igual a informada em tela, serão consideradas para fins de ajuste.
Demitidos a Partir de
Este campo fica
habilitado quando a opção anterior for 'S'. O usuário deve informar aqui a data
inicial a partir da qual serão considerados os colaboradores demitidos.
Nota
Somente
apresentará mensagem no LOG, alertando que o ajuste não será realizado porque
o funcionário já foi demitido, para os funcionários que foram demitidos no
último ano em relação a data de alteração.
Regra
Permite indicar, quando necessário, o
código de uma regra que será utilizada quando a empresa desejar que o ajuste do
salário seja total ou parcialmente diferente do que está sendo processado
normalmente.
Nota
No momento
da execução da Regra, a única tabela que está lida é a R034Fun.
Definir Uso Regra
Quando o usuário
necessitar utilizar uma regra específica para calcular o valor do salário do
colaborador, deverá indicar o código da regra no campo anterior e indicar no
campo Definir Uso Regra, o tipo do uso que esta regra terá no cálculo:
O módulo utiliza os demais parâmetros da tela em primeiro lugar e depois verifica a regra.
Verifica primeiro o conteúdo da tela para em seguida verificar o conteúdo da regra.
Verificar somente o conteúdo da regra, não verificando os demais itens da tela. Esta opção desconsidera os Tipos de Ajustes e qualquer definição da tela (mesmo os campos de preenchimento obrigatório). O sistema somente executa a regra, não realiza nenhum cálculo antes ou após a regra.
O sistema não inclui um histórico salarial "automaticamente". Para incluir ou alterar um histórico salarial deve ser feito um comando SQL na regra.
Observação
Sem variáveis de sistema para uso na regra. Está disponível apenas a tabela R034FUN para consulta e a partir da regra pode fazer consultas (select) e outros comandos SQL.
Nota
No momento
da execução da Regra, a única tabela que está lida é a R034Fun.
Gerar Novo Hist. Salarial
Indica se, ao calcular o percentual de desempenho, deve ser gerado um novo
histórico salarial, ou se o percentual de desempenho deve ser ajustado no último
histórico (conforme data de alteração) salarial do colaborador.
Nota
Somente
estará habilitado quando o campo Tipo Ajuste
estiver informado com a opção "7 % Desempenho Cfe. Est/Cla/Niv-Colaborador".
Informações gerais
- O sistema sempre gera um histórico salarial quando estiver informado no campo Definir Uso Regra as opções "1" ou "2". Mesmo se a regra não for informada será gerado um histórico salarial conforme as definições da tela;
- A regra pode ser executada antes ou após o processamento do ajuste salarial, porém não estão disponíveis para uso na regra variáveis de sistema com as definições da tela ou que possam interferir no cálculo. Na regra apenas está disponível para consulta a tabela R034FUN, contendo os registros do colaborador que está sendo processado;
- A regra pode cancelar o processamento de um colaborador específico através do comando Cancel (1).