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Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Ajuda por telas > Gestão do Ponto (nova interface) > Apuração do Ponto > Sou Gestor/RH > Realizar acertos do ponto da minha equipe

Acertos da minha equipe

A área de acerto do ponto da equipe permite ao gestor acompanhar a equipe através da visão de todos os seus liderados (inclusive, em mais de uma empresa), obter informações de forma totalizada e realizar o fechamento do ponto, com possibilidade marcar os dias/colaboradores que já foram verificados.

O filtro dos colaboradores pode ser feito a partir do campo Pesquisa livre com a utilização das informações do cadastro e nome do colaborador (qualquer parte do código ou nome). No caso de realizar acerto para um grupo de colaboradores específico,selecione um filtro já existente ou crie um novo a partir do botão Editar filtro.

Para que os status do colaborador sejam apresentados no filtro, é necessário que em seu histórico de apuração, o parâmetro Participa Processo Acerto esteja com o valor "S - Sim".

Nota

Ao acessar a tela de acertos, em Colaboradores, visualize a lista com todos os liderados de sua abrangência. Para cada um, são exibidas as quantidade de pendências de acerto, exceções, incidentes do ponto gerado (com possibilidade de incluir justificativa, aceitar ou rejeitar a justificativa inserida pelo colaborador) e avisos, que permite verificar o status e informação de cada dia apurado, como acerto pendente com o colaborador ou gestor, prazo para expiração, identificação de acerto retroativo e acesso rápido a situação inserida nesse dia apurado.

Além de acompanhar a situação de cada dia apurado, o gestor também pode visualizar e avaliar as justificativas de acerto inseridas pelo colaborador. Essas justificativas são utilizadas em situações como:

A justificativa pode ser cadastrada pelo colaborador e será avaliada pelo gestor conforme o fluxo de validação estabelecido.

Quando o dia apurado estiver com o aviso Com o colaborador, é necessário que primeiramente o colaborador realize o acerto do ponto para em seguida ir ao gestor. Quando estiver com o aviso Com o gestor, o colaborador já realizou o acerto necessário e agora o dia apurado está pendente com o gestor.

Nota

Abrangência

Em ambientes que utilizam rotina por posto de trabalho, o Gestão do Ponto não aplica a abrangência para usuários com associação do tipo "1 – Não criar usuário para o colaborador", conforme as definições da tela Associar Usuário a Colaborador (FR034USU), do módulo Controle de Ponto e Refeitório.

Quando o campo Considerar Troca de Local nas Telas de Programação e Acertos estiver definido como "S - Sim", o sistema exibirá, além dos colaboradores pertencentes à abrangência do usuário, também os colaboradores que possuem troca de local para um local dentro dessa abrangência, registrada no período do cálculo.

Importante

Será possível realizar acertos apenas nas datas que estiverem dentro do período da programação de troca de local.

Verificação de dias

Para marcar como verificados os acertos do colaborador, basta clicar em Verificar e selecionar para verificar todos os colaboradores que estão sendo exibidos na página ou todos da abrangência do gestor.

Esse verificação de dias de acerto do colaborador é bloqueada quando o colaborador não possui dia apurado no período de apuração ou exceção, acertos pendentes com o colaborador ou os dias estiverem bloqueados. Além disso, esse bloqueio pode ocorrer em decorrência de algumas parametrizações no módulo Controle de Ponto e Refeitório:

Importante

Ao selecionar a opção de verificar todos os colaboradores exibidos na página ou todos os colaboradores dentro da abrangência do gestor, não será possível desfazer essa ação de forma coletiva. Portanto, é importante ter certeza ao executá-la.

Pendência

No Gestão do Ponto, toda alteração nas marcações de ponto dos colaboradores que modifique sua originalidade resulta na geração de uma pendência. Por exemplo, inserir marcações manualmente.

Para que essa pendência seja gerada, o colaborador deve estar habilitado através do histórico de apuração, no campo Participa do Processo de Acerto.

Exceção

A exceção é vinculada a uma situação gerada no ponto. Geralmente incluem horas extras não autorizadas, faltas, atrasos e outras situações que requerem intervenção ou decisão por parte da gestão.

Por outro lado, eventos como afastamentos, férias, horário regular de trabalho e adicional noturno geralmente não se enquadram como exceções, pois não exigem uma ação adicional por parte da chefia.

A situação é considerada uma exceção quando, no módulo Controle de Ponto e Refeitório, o campo Situação de Exceção da tela Tabelas > Situações > Cadastro está definido como "S - Sim".

Edição bloqueada

Em alguns casos, pode ser exibido nos dias um aviso de edição bloqueada. Esse aviso pode aparecer por diferentes motivos, tais como:

Dia bloqueado para acertos
Aviso Motivo
Colaborador emprestado para outro local.

Aviso exibido apenas ao gestor ao acessar a tela de acerto do colaborador quando houver troca de um local para outro dentro de sua abrangência.

Importante

Este aviso será exibido apenas se o parâmetro Considera Troca de Local nas telas de acertos do Gestão do Ponto estiver definido como "S".

Código de cálculo bloqueado para acerto.

Aviso exibido quando o período de acerto do cálculo for removido.

Dia já foi concluído.

Aviso exibido quando o dia tiver sido verificado pelo gestor ou RH.

Existe uma pendência com o colaborador.

Aviso exibido ao gestor quando o colaborador possuir pendências de acerto no dia.

Existe uma pendência de espelho do ponto pendente de assinatura no mês anterior.

Aviso exibido ao colaborador quando houver espelho de ponto pendente de assinatura.

O que você precisa fazer:

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