Cadastro de Pessoas
Esta tela reúne os dados básicos das Pessoas que serão utilizadas no Sistema Gestão de Pessoas | HCM. Através do Cadastro de Pessoas é possível identificar os colaboradores, dependentes e candidatos associados à pessoa.
A inclusão de pessoas poderá ser efetuada:
- pela rotina de Gerar Pessoas - Após configurar a base para utilizar a rotina de Pessoas, este cadastro deverá ser feito através da geração das pessoas para otimizar o processo;
- quando ocorrer uma inclusão de colaborador ou dependente através das respectivas telas de cadastramento. Neste caso será apresentada uma tela para pesquisar as pessoas cadastradas e vincular a pessoa selecionada ao colaborador que estiver sendo cadastrado. Se a pessoa correspondente não for encontrada, a rotina se encarregará de gerar uma nova pessoa ao término do cadastramento;
- através desta tela. Deve-se lembrar que não é possível vincular com colaboradores, dependentes e candidatos.
Os dados do cadastro de pessoas serão atualizados quando os dados dos colaboradores e dependentes vinculados forem alterados. A alteração dos dados da pessoa não atualizará os dados dos registros vinculados. A alteração dos dados da pessoa não atualizará os dados dos registros vinculados.
O cadastramento de um novo candidato (externo) não gerará uma pessoa. O candidato somente será vinculado à pessoa quando for efetivado no Administração de Pessoal e utilizar a rotina de Gerar Pessoas. Com a alteração dos dados do candidato vinculado, eles serão atualizados automaticamente no cadastro da pessoa.
A exclusão de colaboradores, dependentes ou candidatos não excluirá a pessoa relacionada, apenas o seu vínculo. A exclusão da pessoa não será permitida caso esteja vinculada com algum colaborador, dependente ou candidato. Neste caso utiliza-se a opção Excluir Pessoas.
Não é possível aplicar abrangências do usuário ao Cadastro de Pessoas, pois o cadastro pode estar associado a colaborador, dependente e candidato, ou pode ser um cadastro sem associação.
Importante
Os dados referentes a um candidato podem ficar ocultos nessa tela se:
- na tela Manutenção dos Termos de Uso e Privacidade (FR510TUP), ao publicar uma nova versão do termo, o usuário informar que deseja que os dados dos candidatos externos não estejam acessíveis para o RH até que os termos sejam aceitos;
- o candidato não aceitar os termos ao acessar seu currículo ou aceitá-los e revogar o aceite posteriormente.
Dados Pessoais
Nome da pessoa
É o nome preenchido ao lado do código de pessoa. Essa informação é sincronizada com o nome do colaborador na ficha básica.
Este também é o nome que integrado com o Painel de Gestão e exibido no perfil do colaborador. Portanto, deve ser preenchido com o nome pelo qual o colaborador quer ser reconhecido na empresa.
Apelido
Este dado poderá ser utilizado na emissão de
relatórios e para cadastrar o nome utilizado nos crachás de acesso à empresa.
Nome Social
Informe o nome social para travesti ou transexual, quando aplicável.
O Nome Social não é integrado entre o Administração de Pessoal e o Painel de Gestão. Portanto, para que o nome social seja exibido no perfil do colaborador, preencha-o também no campo de nome da pessoa, no topo da tela cadastro de Pessoas (FR033PES).
Notas
- O nome informado no campo Nome Social é usado exclusivamente para enviar essa informação para o eSocial;
- O nome civil, usado para gerar relatórios fiscais e rotinas legais do sistema, é informado no campo Nome Completo, das telas Ficha Complementar (FR034CPL) e cadastro de Pessoas (FR033PES);
Nacionalidade
Informar o código da nacionalidade
de acordo com a codificação utilizada pela Rais.
Grau de Instrução
Indicar a escolaridade, de acordo com a codificação
utilizada pela Rais.
Deficiente
Esta informação tem por finalidade auxiliar no preenchimento da cota mínima
de pessoas com deficiência (PcD) imposta pelo governo.
Sendo ela opcional, portanto, se for desconhecida, é possível deixar o campo em branco.
Nota
A resolução 630 INSS, de 20-10-98 determinou que se estabeleçam formas de fiscalização, avaliação e controle das empresas, para assegurar o preenchimento das vagas reservadas a beneficiário reabilitado ou pessoa com deficiência habilitada, nos seguintes percentuais:
- 100 a 200 empregados 2%
- de 201 a 500 empregados 3%
- de 501 a 1000 empregados 4%
- acima de 1000 empregados 5%
A quantidade de pessoas com deficiência (PcD) da empresa pode ser consultada em Lotação > Consultas > Pessoas com Deficiência.
Deficiência
Informar o código de deficiência para esta pessoa.
Reabilitado
Informar se o colaborador encontra-se reabilitado ou não para o trabalho.
Pode haver colaboradores que dependendo de determinadas atividades, podem ser
encaminhados para outros setores onde a deficiência não é impedimento para a
execução do trabalho.
Raça/Etnia
Indicar a raça/etnia do colaborador.
Nota
A lista de raças/etnias, bem como seu respectivo cadastro, encontram-se na tela de Cadastro de Raça/Etnia (FR010ETN).
Nome Completo
Informe o nome completo da pessoa. Essa informação é sincronizada com o campo Nome Completo da Ficha Complementar (FR034CPL).
O campo Nome Completo não é integrado entre o Administração de Pessoal e o Painel de Gestão. O nome que aparecerá no perfil do colaborador é o que for preenchido no campo de nome da pessoa, no topo da tela cadastro de Pessoas (FR033PES).
Data Alteração
Dia, mês, ano e horário da inclusão da pessoa ou a alteração do registro.
Usuário
Apresenta o código de usuário que alterou ou incluiu a pessoa.
Endereço
Esta guia contém os dados de endereço da pessoa e este cadastro pode ter um endereço para contrato de trabalho e um para pensão judicial.
Em ambos os casos é permitido fazer lançamentos mantendo um histórico de alterações.
Documentos
Insira as informações referente aos documentos da pessoa a ser cadastrada.
Nota
O campo CPF será utilizado para identificar as pessoas na base de dados.
Dados Bancários
Serão cadastradas as informações referentes aos dados da conta bancária da pessoa.
Pix
Permite cadastrar as informações do PIX da pessoa.
Data Alteração
Informar a data de
início do histórico. Valerá o histórico com maior data.
Tipo Chave PIX
Selecione qual será a chave do PIX.
Descrição da Chave (Tipo Chave PIX)
O sistema irá apresentar a descrição da chave informada no campo anterior.
Chave PIX
Preencha com a chave do PIX de acordo com a opção escolhida no campo Tipo de Chave PIX. Quando a chave for do tipo "5 - Conta Bancária" não será possível informar este campo. O sistema irá considerar os campos Banco, Agência, Tipo Cta. Bancária, Conta e Dígito Conta da guia Dados bancários.
Quando o tipo de chave PIX for "3 - CPF/CNPJ", o sistema irá automaticamente preencher esse campo com o CPF informado para o colaborador, mas é possível editar o número do documento.
Contatos
Permite cadastrar meios de contato, sendo eles: telefone, ramal e e-mail.
Associações
Nesta guia podem ser visualizados os registros que tiverem alguma ligação com esta pessoa.
Origem
A origem desta associação pode ser através de:
Colaborador e Dependente. Para cada origem foi disponibilizado um
botão no rodapé da tela para chamar a tela de cadastramento.
Documentos anexados
Através dessa opção você pode armazenar documentos digitalizados dos colaboradores.
Esta guia está presente nas telas de Cadastro de Pessoas (FR033PES) e Ficha Complementar (FR034CPL). Se a guia estiver preenchida no cadastro de Pessoas, ao criar uma nova Ficha Complementar e vincular o cadastro do colaborador com a Pessoa, essas informações serão replicadas para a nova Ficha.
Se a Ficha Complementar já existe as informações não serão replicadas, inclusive se for vinculada posteriormente com o cadastro da Pessoa. Depois que o vínculo entre os cadastros estiver feito, as alterações de uma guia não são replicadas para a outra e deverão ser mantidas manualmente, se desejar.
Data do Documento
Informe a data do documento (data de criação ou emissão, por exemplo).
Tipo do Documento
Informe o tipo deste documento. Os tipos de documento são cadastrados em Tabelas > Gerais > Tipos de Documentos.
Sequência do Documento
Informe o código de sequência do documento. O código é necessário pois o colaborador pode possuir vários documentos do mesmo tipo e com a mesma data.
Clique no botão Anexar para selecionar o arquivo de imagem.
Notas
Nesta guia está disponível a utilização de Regra por Entidade para a tabela Fotos de Documentos do Colaborador (R034DOC) (exceto a opção "Após Excluir").
Os documentos anexados à tabela R034DOC não podem ter um nome superior a 246 caracteres. Esse valor ainda contabiliza a extensão do arquivo.
Documentos Internacionais
Esta guia serve para informar documentos internacionais no cadastro de pessoas estrangeiras.
Por padrão, a guia Documentos Internacionais é apresentada somente quando o país da empresa ativa estiver definido com código de configuração internacional igual a "4 - Índia". Porém, é possível habilitá-la para qualquer configuração internacional em Diversos > Configurações Internacionais > Ativação de Configurações Internacionais (FRATICFI) ou pela tela de Configurações Internacionais de telas, que é acessada ao clicar com botão direito na tela desejada.
Seguro Social
Informe o número do
seguro social. O campo aceita números e letras.
Documento de Identificação
Informe o
documento de identificação. O campo aceita números e letras.
Fundo de Provisão
Informe o fundo de
provisão. O campo aceita números e letras.