Gestão de Pessoas | HCM - 6.10.3.41
- 06/09/2023: adicionamos a matéria Campo Gerar Recibo agora está disponível no relatório FPFE008.COL;
- 18/12/2023: alteramos o título da matéria Campo Gerar Recibo agora está disponível no relatório FPFE008.COL para Alteração no comportamento do campo Gerar Recibo de Férias do relatório FPFE008.COL, bem como seu conteúdo.
Atenção!
Informamos que o FTP2 será descontinuado a partir do dia 31 de agosto de 2023. Após esta data, os downloads de atualizações do sistema devem ser feitos através do Portal do Cliente. Clique aqui para saber mais sobre a mudança para o Portal do Cliente.
25/08/2023
Tarefas liberadas: 33
Administração de Pessoal
Geração de tabelas para filiais empregadoras
Modificamos a rotina de geração de tabelas para possibilitar o processamento simultâneo de filiais empregadoras. É importante notar que, ao iniciar um novo processamento para outra filial, é necessário que os demais processos já tenham concluído a etapa de pré-processamento da respectiva empresa.
Local: eSocial > Gerar Tabelas (FRGERTAB)
Processamento de pendências de Registro Preliminar
Problema: ao realizar um cadastro na tela de Registro Preliminar de Trabalhador (FR034PRL) e inserir algum caractere especial, como por exemplo \, no final do campo Nome, estava ocorrendo Erro ao carregar lista de pendências ao acessar a tela de Gerar não periódicos.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema para garantir o processamento correto das pendências.
Local: eSocial > Gerar Não Periódicos (FRGERNPE)
Abrangências
Nova observação na documentação de Abrangências por Módulo
Adicionamos uma nova observação em destaque na documentação sobre Abrangências por Módulo para informar que, quando um usuário estiver vinculado a um colaborador demitido, ele será removido da lista de usuários configurados para a abrangência.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Diversos > Usuários > Abrangências > Abrangências por Módulo
Cálculos
Novo tópico adicionado à documentação da característica 38S
Melhoramos a documentação sobre a características 38S - Insalubridade Gestante Local Salubre, adicionando um tópico chamado Cálculo. Nesse tópico, encontram-se informações às ações que o usuário deve realizar no sistema para que o cálculo seja realizado de forma correta. O tópico divide-se em dois cenários:
- Se informa adicionais por Local e Cargo, ou por Local; e
- Se informa adicionais por Colaborador ou por Cargo.
Acesse a documentação da característica para mais informações.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos/Cadastro > Relação de características > Características - Outros proventos > 38S - Insalubridade Gestante Local Salubre
Melhoria na documentação das características de 13º Salário Adiantado e Proporcional Rescisão
Adicionamos mais informações às documentações relacionadas às características 13º Salário Adiantado e 13º Salário Proporcional Rescisão, a fim de esclarecer que o FGTS do 13º Adiantado pode ser compensado com qualquer outro pagamento na rescisão. Embora o sistema não faça esse ajuste automaticamente, caso o usuário verifique um saldo negativo e deseje reverter esse saldo em rescisão, deve criar um segundo evento de tipo Outros, com uma característica que não seja de 13º salário.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos/Cadastro > Relação de características > Características - 13º Salário Adiantado
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos/Cadastro > Relação de características > Características - 13º Salário Proporcional Rescisão
Incremento na documentação de Origem Cálculos
Acrescentamos uma informação para destacar que, quando o campo Envio Periódicos eSocial é definido como D - Data de Pagamento para um cálculo do tipo 15 - Complementar Rescisão, deve ser gerado o leiaute S-1200 da competência do pagamento da rescisão complementar em questão.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Definir Cálculo > Origem Cálculos
Correção na função RetornaChefePosto
Problema: ao utilizar a função RetornaChefePosto na regra do processo 0050 - Finalização do Colaborador nos Cálculos, o sistema entrava em um loop e realizava cálculos para diversos colaboradores que não haviam sido selecionados.
Correção efetuada: realizamos ajustes na função RetornaChefePosto para assegurar a execução correta do processo.
Local: Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro (FRFICFIN)
Documentação da característica 38T - Insalubridade Gestante Local Salubre Ded. Sal. Família
Adicionamos mais informações à documentação da característica 38T - Insalubridade Gestante Local Salubre Ded. Sal. Família para esclarecer que, no processamento da folha mensal, o registro referente à Insalubridade Gestante serve apenas para fins informativos e é computado com o código de incidência tributária ({codIncCP}), correspondente ao tipo 51 - Salário-Família. Esse valor é destinado a ser deduzido no momento da emissão da guia da DCTFWEB.
Por outro lado, o montante integral referente à insalubridade é calculado como um provento na ficha financeira, utilizando a categoria 39B - Insalubridade, com base nos padrões estabelecidos para a insalubridade. Dessa forma, é necessário que dois eventos estejam calculados na ficha financeira da colaboradora gestante.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos/Cadastro > Relação de características >Características - Outros > 38T - Insalubridade Gestante Local Salubre Ded. Sal. Família
Melhorias em documentações relacionadas às características 14Q e 16J
Corrigimos e adicionamos mais informações às seguintes documentações:
- 14Q- Auxilio Maternidade Intermitente INSS
- Corrigimos a informação que dizia que esta característica serve para ser aplicada aos colaboradores com categoria intermitente, sob o afastamento 6 - Licença Maternidade, uma vez que o correto é o afastamento do tipo 19 - Auxílio Maternidade INSS.
- 16J - 13 Sal. Maternidade Intermitente Pgto Mês INSS
- Adicionamos uma nota informando que um evento com característica 16J - 13 Sal. Maternidade Intermitente Pgto Mês INSS gera seu valor em consequência do evento com característica 14Q - Auxilio Maternidade Intermitente INSS. Além disso, esse evento está disponível apenas aos colaboradores com afastamento do tipo 19 - Auxílio Maternidade INSS.
- Licença Maternidade Intermitente
- Adicionamos mais informações em relação à parametrização dos eventos.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos/Cadastro > Relação de características >Características - Salário Maternidade > 14Q- Auxilio Maternidade Intermitente INSS
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Eventos > Eventos > Eventos/Cadastro > Relação de características > Características - 13º Salário Integral > 16J - 13 Sal. Maternidade Intermitente Pgto Mês INSS
- Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > Auxílio-maternidade > Licença Maternidade Intermitente
Eventos
Atualização da documentação da Regra de sistema 30 - Insalubridade
Atualizamos a documentação da Regra de sistema 30 - Insalubridade informando que:
- Quando o evento de Adicional de Insalubridade tiver na base de cálculo o Salário Mínimo com o tipo 04-Vlr Evento Prop. (carga horária), é importante evitar incluir eventos na base de cálculo com os tipos 21- Referência do evento e 22-Referência do evento Acr. Perc (h. extras), como, por exemplo, horas normais, horas extras, saldo de salário, entre outros. Isso poderá gerar uma dupla proporcionalidade do valor da insalubridade no cálculo. Nessa situação, é recomendado:
- Para o evento de insalubridade, a base de cálculo deve conter apenas o Salário Mínimo com o tipo 04 - Vlr Evento Prop. (carga horária).
- Nos eventos relacionados a horas extras, a base de cálculo deve incluir o evento de insalubridade, utilizando o tipo 6 - Vlr Evento Prop (1 hora), para calcular o reflexo da insalubridade nas horas extras.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Regras > Regras do Sistema > Regra de sistema 30 - Insalubridade
Organogramas
Melhoria na documentação das telas Duplicar Organograma e Estrutura Organograma
Complementamos a documentação da telas Duplicar Organograma e Estrutura Organograma para destacar que, quando a empresa utiliza um único organograma para todas as entidades da base, ao tentar duplicar o organograma para criar organogramas individuais para cada empresa é necessário primeiro realizar uma reestruturação dos postos, utilizando uma estrutura de postos separada para cada empresa.
Locais:
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Organogramas > Duplicar
- Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Organogramas > Estruturas
Integrações
Informações adicionais sobre tabelas com integração
Adicionamos mais informações ao oitavo passo do tópico Como configurar a integração, da tela Integrações de consulta via pendência, para esclarecer que caso sejam adicionados ou removidos campos da tabela com integração, será necessário realizar uma consistência de base para atualizar os triggers que geram as pendências.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Recursos > Web services > Cadastro Integrações > Consultar Pendências
Permissões na integração com o ERP da Mega
Problema: ao acessar a tela de seleção de pendências com integração à Mega, estava sendo exibida a mensagem Você deve possuir acesso completo para executar esta opção. Verifique as permissões do usuário, mesmo quando o usuário possuía permissões de administrador no sistema.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina para que as permissões sejam consideradas de forma correta.
Local: Integração ERP > Integração Financeira > Fechamento (FRSELPEN)
Documentação sobre teste de funcionamento de web service via depuração
Criamos a documentação sobre a tela de testes de funcionamento de web service via depuração, acessada quando um sistema Senior é executado com o parâmetro -mcdebug. A tela tem a finalidade de realizar testes de funcionamento de web services publicados para cada produto, de acordo com as permissões existentes na proprietária de cada cliente.
Para mais informações, verifique a documentação da tela.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Web services do Gestão de Pessoas | HCM > Teste de funcionamento de web service via depuração
Alteração na integração com Colabbe para utilização de usuário/senha ou chave de acesso
Problema: ao possuir um usuário configurado com a forma de autenticação para ADFS ou outro método diferente de usuário e senha, a integração com o Colabbe não poderia ser realizada.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que em caso de falha de integração utilizando usuário e senha, seja possível também realizar a integração via chave de aplicação. Mais informações sobre a configuração de chaves de aplicação na documentação.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Básica/Empregados > Processos de pré-admissão do Onboarding (Admissão Digital)
Rateio de mão de obra
Ajuste na Provisão de Férias e 13° com rateio
Problema: o sistema apresentava diferença na provisão de férias no saldo de rateio entre um mês e outro.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para demonstrar a provisão de férias corretamente.
Local: Formulários > Provisão - Cadastro
Salários
Melhoria nas documentações dos campos Motivo e Data Fechamento Dissídio
A fim de corrigir e detalhar o funcionamento dos campos Motivo e Data Fechamento Dissídio, da tela Histórico Salarial, melhoramos a documentação desses campos, sendo:
- Motivo: o usuário deve informar o motivo da alteração salarial.
- Data Fechamento Dissídio: deve ser informada uma data válida, igual ou posterior à data de alteração salarial. Além disso, deve-se considerar que:
- se a alteração foi fruto de lei, acordo coletivo, convenção coletiva ou sentença normativa (Motivos com Tipo Legal), informar a data a partir da qual a alteração produz efeitos remuneratórios;
- se a data preenchida for igual à data de alteração do salário, o sistema irá gerar a informação sem data de efeito no leiaute S-2206.
Para mais detalhes sobre o funcionamento desses e outros campos, acesse a documentação da tela Histórico Salarial.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Salários > Salários > Individual
Colaboradores
Ajuste na rotina de Convocação de Intermitente
Problema: ao acessar a tela de Convocação de Trabalhador Intermitente e inserir alguns horários, mas não finalizar o cadastro ao sair da tela antes de salvar as alterações, o sistema mantinha os horários vinculados à convocação, mesmo quando esta não era registrada.
Correção efetuada: realizamos ajustes na rotina da tela de Convocação para que, ao sair do cadastro sem concluí-lo, os horários previamente armazenados no banco de dados sejam automaticamente eliminados.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Convocação Intermitente (FR034INT)
Melhoria na documentação de Causas de Demissão
Complementamos a documentação do campo Afastamento na Data de Rescisão informando que no caso de um horário noturno e um afastamento registrado para o dia completo, não será possível efetuar o cálculo de rescisão com a opção S - Sim, pois o término do expediente ocorrerá no dia seguinte. Será necessário realizar o ajuste do afastamento para incluir os horários apropriados ou modificar o horário da escala do colaborador.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Tabelas > Motivos > Causas Demissão
Contabilização
Contabilização de Pensão Judicial
Problema: o valor da pensão judicial não estava sendo contabilizado corretamente quando uma conta contábil/reduzida era informada no cadastro da pensão. Isso resultava na não consideração do evento Diferença Pensão Judicial Férias.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de contabilização para calcular corretamente e considerar o evento.
Local: Cálculos > Contabilização > Calcular (FRROTCON)
Relatórios
Alteração no comportamento do campo Gerar Recibo de Férias do relatório FPFE008.COL
Adequamos o comportamento do campo Gerar Recibo de Férias do relatório 008 - Publicação de Recibo de Férias (FPFE008.COL). Esse campo será utilizado para definir quais documentos devem ter os dados publicados, sendo:
- S - Sim: publica dados do(s) Recibo(s) de Férias e do(s) Aviso(s) de Férias; ou
- N - Não: publica dados do(s) Aviso(s) de Férias.
Local: Colaboradores > Férias > Listar > Doctos Férias > 008 - Publicação de Recibo de Férias (FPFE008.COL)
Chave Pix tipo e-mail e aleatória para o modelo 054 - Padrão Febraban CNAB240 - PIX (FPAR054.CRE)
Realizamos ajustes no modelo 054 - Padrão Febraban CNAB240 - PIX (FPAR054.CRE) para incluir na lista os colaboradores e dependentes cadastrados com Pensão Judicial, utilizando chaves Pix do tipo e-mail e chaves aleatórias.
Local: Cálculos > Relatórios > Operacionais > Bancários > Crédito Bancário > 054 - Padrão Febraban CNAB240 - PIX (FPAR054.CRE)
Cadastros
Observação sobre geração de vales quando ocorrem faltas ou afastamentos
Complementamos a documentação sobre Tipos de Vales, acrescentando nas observações do tópico Guia Situações a informação de que o sistema levará em conta os valores dos vales gerados durante o período em que as faltas ou afastamentos ocorreram, ao calcular a perda dos dias correspondentes.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Vales > Tipos
Vales individuais e coletivos
Atualização da documentação do campo Data Validade
Atualizamos a documentação do campo Data Validade informando que se a data de validade estiver zerada, o valor especificado nesta solicitação prevalecerá sobre o valor do vale registrado na tela de Benefícios > Vales > Vales Gerados > Históricos > Assinalamentos (FR162HAG) ou Benefícios > Vales> Vales Gerados > Históricos > Assinalamentos Coletivos (FRHAGCOL).
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Cálculos > Lançamentos > Vales > Benefícios e Tarefeiros > Solicitações
Integrações
Melhoria na documentação de Integração dos Benefícios
Adicionamos uma informação no campo Assistência Médica (Rescisão) para indicar que, caso a integração dos valores aconteça após o cálculo da rescisão original, estes valores serão apenas considerados se houver o cálculo de uma rescisão complementar para o colaborador.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Benefícios e Tarefeiros > Benefícios > Integrações
Relatórios
Correção no modelo 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Problema: o sistema estava permitindo a geração do modelo 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER) de marcações associadas a coletores que não continham o número identificador REP informado no cadastro do coletor em Coletores > Cadastro (FR058RLG).
Correção efetuada: o relatório foi ajustado para exibir a mensagem de consistência Existem coletores sem Número de Identificador do REP cadastrado. Verifique o cadastro dos coletores e impedir a sua visualização.
Local: Cálculos > Apuração > Listar > Fiscais > 004 - Arquivo Eletrônico de Jornada (AEJ Portaria 671) (HRFI004.GER)
Apuração do Ponto
Comportamento do sistema quando ocorre sobreposição de afastamentos ao integrar com o módulo Controle de Ponto
Problema: a documentação da tela Histórico Afastamento não esclarecia o comportamento do sistema em relação à sobreposição de afastamentos quando eles eram integrados ao módulo Controle de Ponto.
Correção efetuada: melhoramos a documentação para incluir a informação de que, ao incorporar as ausências ao módulo Controle de Ponto, é possível ocorrer a sobreposição de períodos de afastamento. Nesse caso, o campo verificado será o r038afa.sitafa e ele pode apresentar diferenças quando é integrado e/ou lançado na tela.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Telas em comum > Colaboradores > Históricos > Afastamentos
Colaboradores
Ajuste na rotina de Alterar Permissões
Problema: o sistema não estava levando em consideração a abrangência do usuário ao clicar no botão de processamento, resultando em alterações nas permissões de todos os colaboradores incluídos no filtro da tela de seleção.
Correção efetuada: realizamos ajustes na tela para garantir que a abrangência do usuário seja respeitada ao utilizar o botão de processamento.
Local: Colaboradores > Ficha Cadastral > Alterar Permissões (FRTROPRM)
Regras e Funções
Melhoria na documentação da variável ValSal
Incluímos uma nota na documentação da variável ValSal para esclarecer que, ao utilizar esta variável para atribuir valores, o saldo atual será acumulado com o novo lançamento efetuado por meio dela. Adicionalmente, adicionamos um exemplo para ilustrar esta informação.
Local: Manual do Usuário > Customizações > Variáveis > ValSal
Regras e Funções
Apresentação de mensagem da RegraManutencaoBH
Problema: quando uma regra de bloqueio é acionada ao tentar excluir ou efetuar um lançamento manual, a mensagem correspondente não estava sendo exibida de forma correta.
Correção efetuada: foi aplicada uma correção para garantir a exibição precisa da mensagem ao tentar realizar uma ação que foi bloqueada pela regra.
Local: Gestão do Ponto > Manutenção de lançamentos
Atendimentos
Alteração de ASO - Atestado de Saúde Ocupacional
Problema: o sistema não estava permitindo a modificação de um ASO admissional e exibia a mensagem Este atestado não pode ser alterado, uma vez que já foi submetido ao eSocial e possui data anterior à admissão do colaborador. Entretanto, considerando tratar-se de um ASO admissional, o sistema deveria possibilitar a realização da alteração
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir a alteração de um ASO admissional externo, mesmo que ele já tenha sido enviado ao eSocial e seja datado antes da admissão do colaborador.
Local: Medicina > Atendimentos > ASO Externo (FR110MAM_1)
Posto de trabalho
Quadro de vagas estava apresentando quantidade de afastados incorretamente
Problema: a tela de Consulta Comparativo de Quadros no Quadro de Vagas estava exibindo incorretamente a quantidade de funcionários. Por exemplo, mesmo havendo um colaborador presente, a informação era exibida como 0, indicando erroneamente a ausência de afastamentos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para exibir a quantidade corretamente.
Local: Locação x Posto > Consultas > Comparativo do Quadro (FRCOMQUA)
Formas de Acesso
Dimensionamento de textos de descrição de cadastros no acesso via WindowsAccess
Problema: alguns rótulos de descrições dos cadastros não eram exibidos corretamente no acesso via WindowsAccess, cortando alguns caracteres.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de auto dimensionamento dos textos apresentados.
Local: WindowsAccess
Web services
Processamento de web service na tela de console
Realizamos ajustes no comportamento do console de web services para que o tempo estipulado para os cálculos do sistema consiga atender às demandas de acordo com o volume das solicitações. Além desse ajuste, agora também é possível ajustar o tempo destinado para os cálculos para que o processo se adapte ao contexto necessário.
Consulte também o conteúdo: Dicas do Suporte! |