Gerenciador de Coleta
Tela responsável em criar / gerenciar uma coleta, associando notas fiscais e seus volumes, separadas por rota, e a sua conclusão executa definitivamente a baixa do estoque no armazém.
A partir da versão 7.0.0.0
- Foi implementada validação para que, caso a coleta tenha sido gerada a partir de um agendamento de transporte e a nota fiscal vinculada à onda esteja vinculada a esta coleta, verificando ainda que o depositante realiza pesagem de veículo, não é permitido realizar o processamento da onda ou da nota fiscal no Gerenciador de Expedição, sem que as pesagens tenham sido realizadas.
- Após realizar a liberação para expedição das notas fiscais, e o parâmetro Coleta Automática marcado na Configuração Geral > Parâmetros, o sistema não utiliza nenhuma coleta criada a partir de uma Agenda de Transporte. Desta maneira o sistema garante que todas as coletas, com Origem de Agendamento, não recebam notas fiscais automaticamente. E para controle interno do sistema o campo Modal Padrão vem preenchido na Configuração do Armazém > botão Configuração > opção Transporte.
Desde a versão 7.9.0.0, as notas fiscais do tipo “Transferência de Titularidade” não realizam coleta. Para tanto o sistema bloqueia seu vínculo.
A começar da versão 8.2.0.0, foi adicionada a coluna Data Final Conferência onde permite a visualização da data/hora em que foi concluída a conferência de todos os volumes da coleta.
A partir da versão 8.5.0.0, foram inseridas validações na geração da Carga Automática, onde:
- Agrupa as Notas Fiscais com ou sem Serviços diferentes nas coletas, desde que nenhum seja exclusivo.
- Caso haja alguma coleta pendente, e esta tenha serviço exclusivo, somente aceita o vínculo com notas que tenham este serviço.
- Mas se caso haja alguma coleta pendente, sem nenhum serviço ou serviço não exclusivo, e a nota fiscal a ser vinculada tenha serviço exclusivo, o sistema cria outra coleta vinculando-a Nota Fiscal.
Desde as versões 8.0.0.18, 8.0.0.20, 8.0.1.3, 8.1.0.5, 8.3.0.8, 8.4.0.7, 8.5.0.3 e 8.6.3.1, foi realizada correção para que quando houver vínculo automático de DANFE importada com uma nota fiscal, é verificado se o sistema estava parametrizado para Coleta Automática, e em caso positivo, é permitido o vínculo mesmo que a nota esteja com STATUSNF = 'C': que significa Coleta "Em carga".
- A começar da versão 8.9.1.0, inserimos a funcionalidade que controla as Coletas Automáticas quando da finalização da conferência da Onda, gerando ou aproveitando coletas não finalizadas, para cada transportadora, serviço, onda, desde que a nota fiscal não tenha sido vinculada manualmente a alguma coleta criada manualmente.
- Inserimos o parâmetro Coleta Automática Após Geração dos Volumes da Onda na Configuração de Onda, que não pode ser habilitado em conjunto com o parâmetro Coleta Automática de nenhum depositante vinculado a Configuração de Onda, bem como nenhum depositante pode ser marcado para Coleta Automática caso alguma Configuração de Onda esteja habilitada para Coleta Automática Após Geração dos Volumes da Onda.
- O sistema exibe mensagem de advertência e é solicitada autorização de usuário e senha de supervisor, caso a nota fiscal seja retirada da onda e tenha volume coletado. Com isso o agendamento é excluído automaticamente, caso exista.
- A exclusão da coleta automática pode ser realizada após todas as notas serem removidas.
A partir da versão 8.11.25.0 e na 8.11.20.20, incluímos a coluna Qtde. de Contatos com a Transportadora na tela Gerenciador de Coleta que mostra a quantidade de contatos realizados com a transportadora.
Menu: Movimentação > Saída > Gerenciador de Coleta
Exibe diversas colunas, com a possibilidade de elaborar diversos filtros, importar arquivos para o excel, agrupar campo, habilitar ou desabilitar colunas.
Filtra a exibição dos registros no grid, com a coluna Status escolhendo entre Pendente e Finalizada.
A começar das versões 8.11.9.22 e 8.11.24.0, adicionamos os filtros de Embarque: Aguardando, Iniciado e Finalizado, para que o supervisor \ operador do embarque acompanhe qual é o estado que a coleta se encontra e também possa cancelar o embarque de determinada coleta com o estado de embarque iniciado. Para mais detalhes.
- Desde a versão 8.11.25.0 e na 8.11.20.20, incluímos os filtros de Coletas, Em atraso, Em dia e Todas, juntamente com a combinação com o Status: Pendente e Finalizada, para visualizar se estão pendentes ou foram finalizadas em atraso ou não. Para mais detalhes.
- Quando selecionado o filtro Pendente, o sistema considera a Data Atual do Sistema com as coletas pendentes para comparar com a Data da Coleta.
- Quando selecionado o filtro Finalizado, o sistema considera a Data de Conclusão com a Data da Coleta para exibir o resultado.
- Id da Coleta: código único gerado pelo sistema.
- Veículo: a partir da versão 7.4.0.0, este campo foi modificado para ser a descrição do veículo, aceitar até 50 caracteres e ser obrigatório. Desde a versão 7.6.1.0 se o campo “Motorista (Agregado ou Interno)” for modificado este campo recebe o conteúdo do campo Placa do Cadastro do Veículo, e após isto pode ser modificado, se for necessário.
- Transportadora: campo pesquisa, menu Cadastro > Entidade > Entidade > campo tipo Transportadora.
- Local Descida: este campo permite a pesquisa para escolher o local de descida dos produtos para a transportadora. Caso o armazém não Utilize Rua de Expedição, este campo não é obrigatório e não precisa ser preenchido.
- Número da Coleta na Transportadora: informa o número da coleta.
- Tipo de Serviço de Transporte: desde a versão 8.5.0.0, verifica se o serviço de transportadora da nota é compatível com o da coleta e com as demais notas já incluídas na Coleta.
- Modal: é permitido escolher entre Rodoviário e Ferroviário, campo criado a partir da 7.0.0.0., este campo é obrigatório e é preenchido conforme configuração definida no Cadastro do Armazém. O campo “Veículo” é livre e pode conter até 50 caracteres e não é obrigatório. A informação do motorista passa a ser informado, mesmo que o veiculo não seja.
- Motorista (Agregado ou Interno): campo pesquisa, menu Cadastro > Veículo > Veículo. A partir da versão 7.6.1.0, se for selecionada uma pesquisa, o campo Veículo também é substituído e pode ser modificado.
- Data de Solicitação da Coleta: informa a data da coleta da carga.
- Nome do Contato
- Doca ou Rua de Expedição: campo para escolher uma Doca para realizar a expedição das mercadorias.
- Observação
- Obriga coletar lacre este parâmetro estará habilitado se o parâmetro Permite alterar a obrigatoriedade da Coleta de Lacre estiver ativado na Configuração do Armazém, o 'Obriga coletar lacre' pode ser marcado ou não, e com isso é solicitado ou não a coleta do lacre no processo de Coleta do Coletor de Dados. Se caso o gestor de logística opte por não deixar este parâmetro marcado, a tela de Coleta de Lacre não é exibida, e o sistema pede diretamente as informações do motorista. Para mais detalhes.
Exibe janela para vincular as notas fiscais / pedidos, ativando o primeiro campo, o lote fica associado a Coleta.
A partir da versão 7.8.0.0, foi alterado a forma de autorizar o embarque de uma ou mais notas, desde que:
- Regime Armazém-Geral.
- Contribuinte de ICMS.
- CFOP de operação do tipo Título a que se transfere a propriedade (TP), na tela de Cadastro > Operações – CFOP.
- CFOP de operação Interestadual.
- Representa uma venda de mercadorias com entrega diretamente ao cliente, no fluxo de Cobertura Interestadual. Portanto a nota que foi selecionada é a nota de venda que o depositante emitiu, mas para o transporte via caminhão é usada outra nota para sair com as mercadorias. Esta nota é a nota de Remessa por Conta e Ordem de Terceiros. Onde a autorização do embarque é permitida se a nota de remessa tiver sido transmitida e autorizada pela SEFAZ.
Desde a versão 8.8.0.4, quando desmarcado o parâmetro de Depositante “Vincular NF sem PDF na Carga (quando entidade utiliza modelo PDF)” e marcado o parâmetro da Entidade "Tipo de emissão da DANFE" com a opção "PDF", o sistema não autoriza a nota fiscal na coleta que ainda não tenha sido faturada e importado o PDF. Validando também se a nota fiscal possui divergência de valores conforme parâmetro de Depositante "Liberar NF com Divergências".
A partir das versões 8.10.2.1, 8.9.4.10, 8.11.5.0, 8.10.3.9, se o parâmetro Exibir a Rota na tela de Autorizar Embarque da NF na Coleta, que consta no Cadastro > Armazém > Armazém > Sub Menu: Expedição, estiver marcado exibe as rotas das notas fiscais.
A começar da versão 8.11.25.0 e na 8.11.20.20, apenas notas fiscais liberadas são visualizadas se o parâmetro Exibir apenas NF Liberadas ao Vincular Coleta estiver marcado no cadastro do Depositante.
Observação: a quantidade de notas fiscais vinculadas a coleta está relacionado com o parâmetro Quantidade Máxima de Pedidos por Coleta do Cadastro do Depositante.
A partir da versão 8.8.4.0, retiramos a validação deste botão, para que seja possível cadastrar um novo contato após a coleta ser liberada e/ou processada.
Botão: Contatar Transportadora > Cadastrar
- Informações da Coleta
- Id da Coleta: Exibe o id da Coleta anteriormente cadastrada.
- CGC Transportadora: Exibe o CGC da Transportadora anteriormente cadastrada.
- Nome Transportadora: Exibe o Nome da Transportadora anteriormente cadastrada.
- Informações Contatar Transportadora
- Num da Coleta: Informa o número da Coleta.
- Nome do Contato: Informa o nome do contato da transportadora.
- Observação: Permite informar observação sobre o transporte.
- Data de Previsão: Informa a data prevista da chegada da transportadora.
- Classificação: Permite selecionar uma classificação.
Botão: Contatar Transportadora > ReContatar
A começar da versão 8.11.25.0 e na 8.11.20.20, adicionamos o botão Recontatar: que copia o último contato apenas alterando a data e hora do cadastro, desde que haja pelo menos um contato cadastrado. Para mais detalhes.
Ao clicar neste botão o sistema libera para o Coletor de Dados > Coleta os dados da carga unindo as notas fiscais, dados com Nome e RG do motorista e placa do veículo.
A partir da versão 7.2.0.0 foi adicionado uma nova validação, onde para cada Nota Fiscal pertencente a uma Configuração de Onda que tenha o parâmetro “Imprimir Etiqueta do Transportador” ativado, a Coleta verifica se a etiqueta do transportador da Nota Fiscal foi impressa. Caso negativo, o sistema pede uma confirmação para liberar a coleta e após isso a coleta tem embarque liberado.
Mensagem: Aviso: etiqueta do transportador não foi impressa.
“Esta coleta trabalha com ‘Impressão de Etiqueta do Transportador’, e a etiqueta não foi impressa para uma ou mais notas fiscais” e exibe relação de Notas Fiscais com as Séries e seus Depositantes.
Conforme exemplo de mensagem de advertência demonstrado abaixo.
Desde a versão 7.9.0.0, caso houver um Local de Descida definido e seu respectivo setor estiver configurado para integração com esteira, onde é enviado para tabela de integração todos os volumes passam pelo leitor da esteira e direcionando ao braço correspondente. Não deixa realizar a liberação da coleta e integração com esteira, exibindo uma mensagem de erro, caso o local de descida definido para mesma onde tenha uma outra coleta liberada e não finalizada e que seja de outra transportadora.
A começar da versão 8.7.2.0, foi inserida restrição ao liberar a coleta para embarque e caso o depositante retenha Nota Fiscal, e exista alguma nota fiscal retida na coleta, o sistema apresenta mensagem de advertência. Favor verificar o menu Movimentação > Gerenciador de Retenção.
Ao clicar neste botão o sistema retira a atividade do Coletor de Dados o menu Coleta.
A partir da versão 7.9.0.0, caso tenha sido realizada a integração com a esteira para os volumes e existam as integrações pendentes de leitura, é solicitado que informe o motivo de ocorrência “Liberação de Coleta Desfeita”. Caso exista volumes já confirmados pela automação da esteira deve exibir uma mensagem de confirmação e solicitar senha de supervisor para continuar o processo.
A partir da versão 7.0.0.0:
- Foi adequado a geração de arquivo para confirmação de embarque, isto é, no fluxo de expedição ao processar uma coleta, o sistema dispara, dentre varias integrações, a integração do arquivo XASN, conforme seleção no cadastro do Depositante > Exportação > Autorização de Embarque / XML – Modelo ASN.
- Esta integração foi alterada para enviar a informação que identifica qual tipo de caixa de volume foi utilizado para cada volume. Este campo chama-se “boxType”.
- Caso os volumes tenham sido gerados com caixa diferente da sugerida, a exportação de XASN leva a caixa e integra exatamente a caixa utilizada.
- No caso da caixa utilizada não possuir o campo “Cod Integração” cadastrado, a integração envia a tag “boxType” vazia.
- Houve alteração de Fluxo, ao finalizar a coleta. O sistema verifica a existência de algum depositante que realiza pesagem de veículo, verificando se a segunda pesagem está liberada. Caso o agendamento não esteja com a segunda pesagem liberada não é possível realizar o processamento da Coleta, não permitindo que o operador finalize pelo Coletor ou Manualmente (Tela de Gerenciador de Coleta) impedindo a impressão da Minuta de Embarque. Somente é possível finalizar a coleta e imprimir a Minuta de Embarque se o Agendamento estiver com a Segunda Pesagem Liberada.
Desde a versão 7.9.0.0, caso tenha sido realizada a integração com a esteira para os volumes e existam as integrações pendentes de leitura solicitar que informe o Motivo de Ocorrência: “Coleta Finalizada” ou “Processar Coleta Manualmente”, exclui as integrações e registra no histórico as integrações como canceladas.
A começar das versões 7.9.0.14, 8.0.0.7, 8.0.1.3, 8.1.0.3 e 8.2.0.1, foi alterado o comportamento para permitir que a coleta seja processada via tela mesmo que o parâmetro Coleta Automática esteja selecionado, e com isso foi removida a necessidade de conferir os produtos e notas fiscais.
A partir da versão 8.11.6.0, inserimos travas para não permitir registrar Corte Físico para todos os volumes da nota fiscal, e também para não permitir processar a coleta caso exista corte físico de volume pendente. Para mais detalhes.
Funcionalidade criada a partir das 8.4.0.0, que tem como finalidade de marcar os volumes das coletas como conferido.
- É permitido usuário supervisor.
- O ponto da coleta deve estar como Embarque liberado e Aguardando conferência.
- A Configuração da Onda ser do Tipo de Expedição: Carga.
- Todas as notas precisam ter os mesmos itens e a mesma quantidade dos mesmos.
A partir da versão 8.8.4.0, foi criado um controle visual, de qual coleta teve seus volumes separados ou que voltaram para a separação.
O botão: Volumes em Separação é alterado para botão: Voltar Separação, desde que selecionemos no grid um registro de Coleta, assim que o botão Volumes em Separação for ativado, a coluna Volumes Separados é alterada para Sim, e quando acionado o botão Voltar Separação , a coluna Volumes Separados é alterada para Não.
Observação: O botão fica desativado após o processamento da coleta.
A começar da versão 8.10.3.0, incluímos esta funcionalidade cuja expedição teve início com um pedido, que pode conter uma quantidade maior do que a capacidade dos veículos ou não existir uma definição prévia dos veículos que carregam o produto. Dessa forma, teremos a possibilidade de separar um pedido e liberar o carregamento parcial do mesmo, gerando uma Nota Fiscal desse pedido por veículo carregado, ou seja, podem existir diversas notas fiscais geradas para cada pedido, sendo uma por veículo carregado. Após todas as notas fiscais geradas o pedido é considerado como finalizado.
Em relação a conferência do material expedido, a mesma também ocorre por pesagem, existindo a primeira pesagem do veículo vazio (que pode ser realizada diretamente na portaria ou na funcionalidade de carregamento e a segunda pesagem com o veículo carregado, sendo a diferença entre as pesagens, a quantidade de material carregado. A segunda pesagem, também pode ser realizada tanto manualmente como pela integração com a balança.
Após a criação de uma ou mais coletas para a mesma nota fiscal, é possível realizar a Conferência por Pesagem dos subpedidos para informar ao sistema, se toda a nota foi expedida ou não.
- Não é possível cancelar a Coleta se esta estiver processada.
- Este fluxo tem vínculo com a Gestão de Café. Para mais detalhes.
As consultas da nota fiscal e dos subpedidos podem ser realizas a partir da tela de Acompanhamento Saída por Nota Fiscal.
Este botão e suas opções Estornar Nota da Coleta e Estornar Coleta ficam habilitados, se a coleta estiver processada. Adicionamos esta funcionalidade a começar da versão 8.11.14.0.
Não existe a possibilidade de executar o estorno da coleta para:
- as notas separadas por Carga e
- para Romaneio.
Inserimos este botão a começar das versões 8.11.9.22 e 8.11.24.0, e que permite que desfaça o embarque da coleta que está apenas marcada como em processo de embarque, depois é solicitada senha do supervisor com registro de log de segurança do usuário que autorizou a mudança do estado. Para mais detalhes.
Adicionamos este controle desde as versões 8.11.9.22 e 8.11.24.0, e que processa todos os embarques e coletas pertencentes a seleção, conforme coluna: Número Embarque, ou seja, ao finalizar o embarque agrupado todas as coletas são finalizadas automaticamente, mudando o estado do embarque e das coletas para finalizado. Para mais detalhes.
A partir da versão 8.6.2.0, foi desenvolvida tela que lista, inclui, altera ou exclui os lacres da coleta selecionada, e caso a coleta esteja finalizada, sempre solicita Autorização do Supervisor, e tem a geração de Log de Segurança.
É sempre salvo em caixa alta / letras maiúsculas.
A partir da versão 7.2.0.0, foi criado a tela de Histórico de Troca de Doca nas rotinas:
- Do menu do Cadastro de Coleta via “Enterprise” e
- Troca de Doca via “MWMS (Coletor de Dados)”.
Desde a versão 8.0.0.0, foi alterada a consulta do relatório para verificar se a Nota Fiscal possui Entidade de Entrega e, se existir, utiliza a entidade para exibir os dados como destinatário, caso contrário, continua usando a Entidade Destinatário da Nota Fiscal.
.
A partir da versão 8.0.1.0, lista as notas fiscais que são expedidas em uma onda de Expedição por Carga. Para tanto quando o fluxo das notas fiscais que estiverem na carga forem de expedição por carga, pois não utilizaram a geração de volume, as informações de Qtde de Volume, Peso são baseadas nas embalagens expedidas, ou seja, a quantidade de volumes é referente a somatória da quantidade atendida nos itens da nota fiscal e o peso dar-se-á pelas embalagens que são separadas.
Desde a versão 8.6.1.0, foi alterado o Relatório de Minuta de Embarque, para exibir os lacres da coleta caso a Configuração do Armazém esteja configurado para coletar lacres.
A começar das versões 8.11.25.0 e na 8.11.15.11, se para o Embarque tiver mais de um Depositante > Tipo Relatório Minuta Embarque envolvido, e constar configurações diferentes, é utilizada a configuração que estiver setada (Padrão ou Customizada) na configuração do Armazém > Tipo Minuta Embarque. Abaixo segue o exemplo da opção Customizada, para a opção Padrão verifique as diversas possibilidades descritas no botão: Impressos > Minuta de Embarque.
Observação: os dados referente a altura, largura e comprimento do cadastro de Caixa de Volumes são necessários para que sejam retornadas as cubagens neste relatório de Embarque de Coleta.
A partir da versão 8.0.1.0, exibe as notas fiscais para expedição em uma onda de Expedição por Carga e que não utiliza a geração de volumes, onde as informações de Qtde de Volume, Peso e Cubagem são baseadas nas embalagens expedidas dos itens da nota fiscal. Vale lembrar que: para o fluxo de expedição por carga, não há vínculo do volume com a coleta, portanto, este relatório não é impresso se houver somente notas de expedição por carga.
Desde a versão 8.3.0.0, as nota fiscais são ordenadas pelo Roteiro e Sequência de Entrega de maneira crescente, para que o motorista em posse do relatório de embarque siga a sequência correta de entrega otimizando assim o processo.
Desde a versão 8.0.0.0, foi alterada a exibição das informações do destinatário (Nome, Endereço e Complemento) de acordo com a Entidade de Entrega na Nota Fiscal vinculada na carga e caso os mesmos estiverem vazios continua imprimindo as informações do destinatário como é feito atualmente.
A partir das versões 8.10.2.1, 8.11.5.0, 8.10.3.9 e 8.9.4.11, ajustamos este relatório acrescentando o Sumário dos totais por formas de pagamentos, os campos TR e Peso. Quanto ao botão Manifesto de Carga, ele fica habilitado assim que a Coleta for liberada, não necessariamente finalizada.
Após o carregamento do veículo o manifesto é impresso e, é mostrado para o motorista que assina concordando com a carga ou declina solicitando que tire algum pedido da carga.
Relatório criado a partir da versão 8.2.0.0, faz referência a Encomenda a Faturar, onde lista os dados do contrato do depositante com a transportadora após a finalização da coleta, e é impresso no formato A4.
E é impresso mesmo não tendo “Código de Rastreabilidade Cadastrado”. Para mais detalhes.
Lista de Postagem Agrupado
A partir das versões 8.11.9.22 e 8.11.24.0, adequamos a lista de postagem de forma agrupada quebrando por Tipo de Serviço de Embarque, sendo que também o sistema permita a seleção de múltiplas coletas. Para mais detalhes.
Criado desde a versão 8.8.4.0, onde imprime todas as notas fiscais que estiverem vinculadas a Coleta, e depois exibe o questionamento ao concluir a impressão "O relatório foi impresso corretamente ? "se ocorreu com sucesso e respondido Sim, as notas fiscais são marcadas como impressas.
Gera a Etiqueta com as dimensões 119mm X largura 100mm.