Inventário
Inventário é o processo de contagem de estoque usado para validar se os materiais que constam no estoque virtual são os mesmos que constam no estoque físico do armazém, comparando-os e atualizando-os de acordo com os dados obtidos.
A organização do estoque é essencial para a realização do inventário, pelos seguintes motivos:
- Auxilia no planejamento e controle de compras e produção, proporcionando dados precisos para a tomada de decisões estratégicas.
- O estoque é atualizado de acordo com as contagens realizadas nos locais onde os materiais estão fisicamente armazenados.
- A organização dos materiais seguindo as normas de paletização e seu posicionamento adequado permite uma contagem mais rápida e com menor índice de erros, graças à fácil identificação das etiquetas e quantidades. Isso melhora a gestão do espaço e dos recursos no armazém.
- Tem como função identificar e prevenir perdas por furtos, danos ou extravios de mercadorias, atendendo às demandas dos clientes, evitando rupturas de estoque. Detectando problemas de armazenamento ou de processos que possam afetar a integridade e a disponibilidade dos produtos.
- Atendendo as exigências legais e fiscais, garantindo que os registros de estoque estejam em conformidade com a legislação vigente.
Particularidades
- O sistema apresenta a quantidade extraída da barra (quando configurada na Regra de Depositante), antes de finalizar a contagem do Inventário, permitindo o operador visualizar a quantidade inventariada.
- A barra GS1-128 será interpretada, conforme campos abaixo informados no Inventário:
- EAN;
- Quantidade;
- Lote Indústria e
- Vencimento.
- O "EAN" representa a embalagem do produto. Quando a embalagem for de fator unitário, o campo "Quantidade" será utilizado para determinar o fator de conversão. Significando que a contagem do inventário será alterada para gravar a barra da embalagem da caixa de mesmo fator do campo "Quantidade", e não a barra unitário presente no EAN do GS1-128.
- Caso exista "Lote Indústria" e "Vencimento" no GS1-128 e o inventário estiver configurado para coletar estas informações, elas serão recebidas automaticamente.
- Quando um Produto x Depositante estiver configurado para Validar Apenas Mês e Ano do Vencimento ao salvar a Contagem Manual e/ou a Contagem via Coletor de Dados, o sistema altera para o último dia do mês/ano informado.
- Observação: nos dados do banco será gravada também a Data Original para manter o Log dos dados.
- O parâmetro Permite Inventariar Lotes Bloqueados, no cadastro de depositante, na guia Informações Adicionais, permite configurar por depositante para permitir ou não contagem do inventário em lotes bloqueados. (Referente a versão 8.11.27.110)
- Importante ressaltar que NÃO será permitida a liberação de contagem caso haja pendência fiscal para ambos os tipos de inventário GERAL/ROTATIVO.
- A Exportação do arquivo IAN não executada quando não existir mudança no estado do estoque, ou seja, não gera arquivo de inventário sem conteúdo.
Parametrizações
Acesse Inventário > Inventário
- Id Inventário: número sequencial gerado automaticamente pelo sistema a cada novo cadastro de inventário.
- Data de Cadastro: data de inclusão do inventário.
- Descrição: deve ser preenchido com o nome ou alguma informação que caracterize o inventário que será realizado.
- Conta Contábil: indica a conta contábil que será utilizada para os ajustes de inventário. Este campo é utilizado apenas para exportação.
Informações do Inventário
- Tipo: escolher o tipo de inventário:
- Geral: não permite que o inventário seja liberado para contagem se houver qualquer pendência de movimentação para os locais inseridos no escopo do inventário.
- Rotativo: permite que o inventário seja liberado para contagem existindo onda / romaneios não processados, porém já separados.
- Permite Liberação com Onda Pendente de Conferência: o sistema valida no seu escopo, se o local inventariado possui conferência pendente.
- Se o inventário for do tipo Geral será impedida a liberação caso uma movimentação com origem em um local do escopo do inventário possuir conferência de Romaneio/Onda pendente.
- Caso o tipo do inventário for Rotativo a liberação só será permitida caso o parâmetro Permite Liberação com Onda Pendente de Conferência estiver marcado, mas se este parâmetro estiver desmarcado o comportamento será igual ao definido para inventário do tipo Geral. - Identificar produto por: este parâmetro é um facilitador para deixar setado qual informação será escaneada com mais freqüência durante as contagens, de forma a tornar mais ágil a mesma, porém, a informação escaneada pode ser alterada no momento da contagem pelo usuário no Coletor de Dados.
- Lote: será solicitado a informação do lote indústria durante a contagem pelo coletor de dados.
- Embalagem: durante a contagem pelo coletor de dados, a opção "Código de Barras" é automaticamente marcada, indicando que essa será a informação escaneada.
- Informação Específica: durante a contagem pelo coletor de dados, a opção "Informação Específica" é automaticamente marcada, indicando que essa será a informação escaneada.
- Tipo de Contagem: informa qual será o tipo de contagem de inventário.
- Picking e Pulmão: será possível relacionar endereço de picking e pulmão.
- Picking: será possível relacionar somente endereço de picking.
- Pulmão: será possível relacionar somente endereço de pulmão.
- Inventariar somente endereços que tiveram movimentação de: se parametrizado o filtro de locais de acordo com o tipo de movimentação o sistema aplicará uma restrição nos locais elegíveis ao inventário, ou seja, quando houver algum tipo específico de movimentação a lista de locais será apresentada com a restrição de data e tipo de movimentação. Caso todos os tipos de movimentação estiverem marcados a lista de locais passíveis de inventário será apresentada com base no período configurado (data início e fim):
- Entrada
- Remanejamento Origem
- Remanejamento Destino
- Saída
- Data início
- Data fim
- Hora início
- Hora fim
- A partir da versão 8.12.7.188 / Referente WMSCT3-2310
- Conferir Estado: o sistema faz com que durante as contagens seja solicitado o estado em que o material armazenado se encontra: bom, danificado, vencido/truncado. Se este campo não for marcado o estoque será gerado com o estado normal.
- Sequência de Conferência Manual: define a ordem que será impresso o Relatório de Conferência, Relatório de Auditoria e também define a ordem que será informada a Conferência Manual, se "Bloco, Rua , Andar, Produto e Lote" ou "Bloco, Andar, Rua, Produto e Lote".
- Conferir Data Vencimento: durante as contagens, o sistema solicita a data de vencimento dos materiais. Se não for preenchida, a conferência pelo coletor não solicitará essa informação, deixando o campo vazio no sistema.
- Conferir Data Fabricação: a começar das versões 8.11.18.1 e 8.11.19.0, o sistema permite coletar a Data de Fabricação do produto, para que seja possível o controle de maturação.
- Se este campo não for preenchido, quando realizado a conferência pelo coletor, nãoserá solicitado para informar a data de fabricação do produto e o campo fica sem informação no sistema.
- Se houver a Regra de Código de Barras cadastrada para o Depositante, as informações serão desmembradas conforme o tipo de dado: Data de Vencimento, Data de Fabricação e Embalagem. Para mais detalhes. - Conferir Lote Indústria: durante as contagens, o sistema solicita o lote indústria do material conferido. Se não for preenchida, a conferência pelo coletor não solicitará essa informação, deixando o campo vazio no sistema. Mas existem algumas configurações para a coleta do Lote Indústria.
- Se o produto x depositante coleta lote indústria.
- Se o produto já participou de alguma Ordem de Serviço do tipo Estojamento ou Kit Rastreável e cuja situação da OS seja Processada.
- Não coleta Lote Indústria se este parâmetro estiver desmarcado e se o lote for do Tipo: Volume.
- A ordem das validações para exigir o Lote Indústria são:
- Se já houve OS para o produto?
- Valida este parâmetro Conferir Lote Indústria no Cadastro do Inventário.
- Se o lote for do Tipo Volume?
- Verifica o parâmetro Coletar Lote Indústria do Cadastro do Produto x Depositante.
- Conferir por Embalagem (Sem Solicitar Qtde): se este parâmetro estiver marcado, a conferência do inventário terá comportamento alterado conforme a marcação ou não do parâmetro Informar Qtde de Caixa.
- Atualizar dados do Lote
- O sistema atualiza os dados de "Lote Indústria" e "Data de Vencimento" dos produtos inventariados. Atualiza também o Lote Adicional.
- Faz necessário que seja inventariado a mesma quantidade do estoque do produto no local que a quantidade de estoque anterior ao inventário.
Exemplo: no local A1-B2-001 possui estoque do produto A com o lote A123 com 10 caixas, então deve ser inventariado no local A1-B2-001 o produto A com "qualquer ou o mesmo lote" com quantidade 10 caixas. - Informar Qtde de Caixa: se caso o parâmetro Conferir por Embalagem (Sem Solicitar Qtde) estiver marcado terá o seguinte comportamento:
- Informar Qtde de Caixa (marcado) será solicitado na tela de informar o Local de Armazenagem, também a quantidade de caixas no endereço. Após entrar com os dados, serão solicitadas as embalagens e quantidades, as quais devem coincidir com a quantidade de caixas informadas na tela de local.
- Informar Qtde de Caixa (desmarcado) será solicitado na tela de informar o Local de Armazenagem, também a quantidade de embalagens no endereço. Após entrar com os dados, serão solicitadas as embalagens sem o campo de quantidade (conferência unitária), as quais devem coincidir com a quantidade de caixas informadas na tela de local. - Ignorar contagem automaticamente: indica se ao gerar a crítica de contagem do inventário, o sistema ignora automaticamente as contagens de mesmo produto que não foram liberadas em locais que contenham contagem liberada. Caso este parâmetro estiver desativado, o usuário tem que ignorar manualmente as contagens que não estiverem liberadas e realizar novas contagens do local.
- Observação: no caso de contagens diferentes (uma contagem vazia e outra não) tem que ser ignorado manualmente, essa ação não pode ser automática.
- Permitir Contagem Duplicado do Produto no Local: o sistema aceita mais de uma contagem liberada do mesmo produto em um local, isto é, as contagens duplicadas do produto em um local serão somadas.
- Permitir contagem duplicada do usuário: o sistema permite que o mesmo usuário possa realizar mais de uma contagem do mesmo produto no mesmo endereço.
- Agrupar Contagem: quando habilitado e após realizar as contagens em um endereço, o sistema agrupa as contagens unitárias no endereço.
- Se o parâmetro "Agrupar Contagem" estiver ativado o sistema exibe a quantidade de lotes contados e já agrupados, e será obrigatório que o parâmetro Permitir Contagem Duplicada do Usuário também esteja ativado.
- Caso esteja desativado, cada contagem será salva no banco de dados e com isso, será exibida a quantidade de contagens para o endereço.
- Informar Qtde junto com a Embalagem: faz com que durante a contagem o campo de quantidade seja apresentado na mesma tela que a solicitação de código de barras que estiver sendo contado. Por padrão o campo quantidade vem preenchido com a quantidade igual a um (1). Mas este parâmetro precisar estar desmarcado quando o inventário coletar lote (lote indústria), a partir, do parâmetro Identificar produto por.
- Valorar Lotes no Estoque Inventário: define se será atualizado o valor do lote quando o mesmo estiver zerado durante o processo de gravação do estoque atual do inventário.
- Atualizar Picking na Atualização de Estoque do Inventário: atualiza os pickings do armazém, desde que o parâmetro "Picking Dinâmico" do Produto x Depositante esteja acionado. Não exclui e nem recria os pickings que são de PTL.
- Manter Último produto Bipado no Coletor de Dados: ...
- Realizar pré contagem por saldo unitário: ...
- Impedir contagem em locais liberados: impede a contagem em locais já liberados.
- Unificar barras diferentes: ao utilizar o botão "Gerar Contagem Automática" e ao realizar tanto a primeira quanto a segunda contagem física, se houver coincidência exata nas informações de produto, código do produto, fator de conversão, quantidade e se a barra lida fisicamente estiver cadastrada para o produto, não será gerada nenhuma divergência na conferência. Isso permite concluir a contagem do produto sem a necessidade de realizar uma terceira contagem. Após a conclusão do inventário, o saldo de estoque será atualizado com a barra do produto lida durante a segunda contagem física.
Parâmetro adaptado a começar da versão 8.12.7.244, com as opções: (referente WMSCT3-2794)- Não: não realiza o agrupamento.
- Unidades: após a contagem de usuários diferentes, com a mesma barra unitária ou outra vinculada para o mesmo produto, no mesmo local. Desta forma o sistema unificará as barras, elegendo a barra que foi contada fisicamente agrupando as contagens.
- Todas: após o usuário contar tanto barras unitárias quanto barras com fator de conversão maior que um do mesmo produto no mesmo local, o sistema seleciona uma barra e agrupa as contagens.
- Liberar locais quando contagem unitária for igual a quantidade unitária em estoque: liberar locais ao término da contagem quando a quantidade unitária contada seja igual a quantidade unitária em estoque para cada produto.
- Ignorar contagem de endereços vazios: ...
- Inventário Guiado: servirá para direcionar o operador durante a contagem do inventário.
- Criticar inventário automaticamente: após selecionar este parâmetro, será ativado a funcionalidade de realizar crítica de inventário automaticamente que terá sua visualização do resultado a partir do botão Monitorar. Com isso o campo Impedir contagem em locais liberados ficará desabilitado e marcado, o que garante que novas contagens não sejam realizadas onde o inventário já validou o estoque. E caso ocorra o bloqueio da contagem do inventário via coletor de dados, o supervisor precisará ignorar as contagens que já tinham sido liberadas.
- Inventário Dinâmico: faz referência ao fluxo de inventário dinâmico, onde será possível utilizar os endereços inventariados, conforme liberados. Para obter mais informações, acesse.
Alterada a rotina de importação de contagens de Inventário Terceirizado, para sumarizar no campo contagem do produto o último dia do mês no campo Data de Vencimento. Caso esteja marcado o parâmetro Validar Apenas Mês e Ano do Vencimento no Produto x Depositante.
- Terceirizado: indica se o inventário tem suas contagens realizadas por uma empresa terceirizada. Caso este parâmetro estiver habilitado, o sistema somente permite importar as contagens.
- Empresa Terceirizada: informe o nome da empresa que realizou as contagens do inventário.
Locais de Conciliação de Produtos com Divergência
- Identificador do Local de Conciliação de Falta
- Identificador do Local de Conciliação de Falta
agrupamento Controle / Integração
Quando o inventário for atualizado pode-se enviar pelo Gestão de Armazenagem | WMS Senior um arquivo com as informações atuais acerca do estoque para o sistema ERP do depositante. O arquivo exportado será gerado de acordo com as informações contidas no "Documento Layout de Integração", na aba "Exportar inventário" e conforme parâmetro acionado no Cadastro de Depositante > botão Cadastrar / Alterar > guia Exportação > agrupamento "Movimentação Interna" > campo Inventário, tendo a possibilidade de selecionar uma das opções.
- Desativado: não gera retorno para o ERP.
- Banco: cria registro na tabela.
- TXT – Modelo WMS: cria arquivo texto no modelo WMS, quando o inventário for finalizado. Está localizado no diretório exportação na Configuração > Configuração Integração, tanto por depositante quanto por transportadora.
- TXT - Modelo IAN: o retorno é gerado no formato IAN, e apresentará apenas as quantidades de diferença no saldo do inventário.
- TXT - Modelo WMS Lote: o retorno é gerado no formato de arquivo de lote.
- TXT - Modelo AS: o retorno é gerado no formato AS.
- REST - Modelo WMS
- REST - Modelo WMS Lote
- REST - Sinal Senior X
- REST - Modelo ERP Outros: não será permitido ativar juntamente com o parâmetro Integrar com ERP Senior.
- Particularidades:
- O sistema gera a exportação de um arquivo para cada depositante que participa do inventário.
- A exportação ocorrerá automaticamente durante a atualização do estoque.
- Após realizar um ajuste de inventário não seja exportado o IAN.
- O sistema valida o parâmetro Integrar com ERP Senior na Configuração do Depositante que gera por Produto o Tipo do Inventário se é Rotativo ou Geral.
agrupamento Planejamento
É necessário vincular ao inventário, no mínimo, dois usuários. Esse vínculo será feito marcando o primeiro campo de cada linha.
Caso o sistema exiba mensagem de advertência ao vincular um usuário, verifique se o usuário está Ativo, a Data para alteração da senha no Cadastro do Usuário, e se o registro Inventário está marcado no botão Atividade do Cadastro do Grupo de Usuário.
Para mais detalhes do botão Locais de Contagem, acesse Inventário guiado.
O sistema identifica os locais onde há estoque do produto inserido e adiciona esses locais ao escopo do inventário. O vínculo será realizado ativando o primeiro campo em cada linha.
Este botão estará desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.
O sistema permite que o usuário realize uma pesquisa dos locais disponíveis, adicionando ao escopo do inventário. O vínculo será realizado ativando o primeiro campo de cada linha.
Particularidades:
- Este botão fica desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.
- A Caixa de Movimentação representa um local, portanto, não serão realizadas operações de inventário nem a contagem de produtos nesses locais.
- Temos a possibilidade de filtrar somente os locais com estoque, basta clicar no filtro e adicionar a opção Estoque, no campo ao lado adicionar o número 1, que representa os locais com estoque. Se informar o número 0, o sistema exibe os locais sem estoque, ou seja,1=SIM e 0=NÃO.
- A coluna Pendências Local indica se o endereço possui pendências de movimentação (alocação, separação, reabastecimento/remanejamento etc.), com a indicação de sim ou não, e com a utilização de filtros. (Referente WMSCT2-772)
- A coluna "Dias último inventário" informa a quantidade de dias desde o último inventário completo no local. Se o local ainda não tiver sido contado por completo em algum inventário, o campo permanecerá em branco.(Referente WMSCT2-1042)
- Para mais detalhes do botão Locais de Contagem, acesse Inventário guiado.
- Ao vincular um produto com controle de informação específica no Inventário (Geral ou Rotativo), se o depositante possuir estoque com essa informação e o parâmetro Controle informação específica na tela de Produto x Depositante estiver configurado como "Coletar no Rec. e Rastrear na Exp", será obrigatório incluir no escopo do inventário os endereços que possuam estoque desses produtos.
Este botão fica desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante..
Lista as pendências do inventário.
Este filtro tem o Tipo de Entidade e exibe apenas depositantes e proprietários.
Se o parâmetro Permitir Operação de Depositante Somente Com Contrato Ativo estiver acionado na Configuração Geral, o depositante vinculado ao inventário, precisa ter a existência de contrato vigente.
Algumas travas no botão Vincular Depositantes:
- Não será permitido vincular mais de um depositante quando um destes utilizar a integração com ERP;
- Se depositante estiver parametrizado para integrar com ERP não será permitido configurar inventário geral.
(referente WMS-11194)
agrupamento Execução
Este botão libera a contagem do inventário no Coletor de Dados. Após liberar o inventário para contagem, o usuário pode adicionar mais locais a serem contados, excluir locais e cancelar o inventário.
Particularidades:
- Não exibirá os locais dos Setores do tipo Devolução Fornecedor.
Este botão fica desabilitado quando o inventário não possuir vínculo de depositante.
- O sistema exibirá a origem do bloqueio do local:
- A partir do menu Cadastro > Armazém > Armazém > seleciona um registro > botão Locais de Armazenagem > botão Cadastrar > Altera, caso o local seja marcado como ativo "Não", o sistema grava a origem do bloqueio com o valor "Bloqueio Manual".
- Ao definir o escopo do inventário, seja por produto ou por local, o sistema desativa todos os locais envolvidos e grava o motivo do bloqueio com o valor "Bloqueio Inventário". Esta ação será realizada a partir do menu Inventário > Inventário > botões "Vincular Produtos" ou "Vincular Locais".
O Inventário estará liberado no Coletor de Dados para o usuário que estiver ativado no escopo do Inventário, e se o inventário estiver Liberado para Contagem no menu Inventário > Inventário > botão Liberar Contagem.
Observação: se no Cadastro do Produto > botão Depositante > botão Informações Associadas > guia Coleta de Informações > campo Controle Informação Específica estiver setado para Coletar Somente na Conf. de Saída no aplicativo Coletor de Dados > Inventário não solicitará a Informação Específica de cada produto.
Após a liberação de todos os locais do inventário, as contagens devem ser bloqueadas para impedir novas contagens nos locais em escopo. Isso permite a atualização do estoque, ajustando os dados do sistema conforme os dados coletados no inventário. Se for necessário realizar novas contagens após o bloqueio, o usuário pode utilizar o botão "Liberar Contagem".
Exemplo de mensagem.
Gerada a Contagem Automática em qualquer padrão de identificação que o inventário foi cadastrado, ou seja, será possível gerar contagem automática para qualquer padrão de Identificação de produto por: Lote, Embalagem ou Informação Específica.
Se o parâmetro Remover Zero à Esqueda estiver desmarcado não elimina o primeiro zero do código de barras da embalagem.
- Tipo de Local: permite a seleção de quais tipos de endereços que serão geradas as contagens, podendo ser:
- Picking e Pulmão;
- Picking ou
- Pulmão.
- Tipo de Embalagem: qual tipo de embalagem que serão geradas as contagens, podendo ser em:
- Unidades;
- Caixas;
- Embalagem do Lote após a configuração, ao gerar a contagem automática o sistema passa a gerar as sobras (fração) em unidades e a parte inteira na embalagem do lote;
- Lote: preenche o idlote nas contagens junto com o tipo de embalagem.
Nesta tela serão listados todos os endereços do escopo na sequência definida pelo parâmetro "Sequência de Conferência Manual", no Cadastro do Inventário > Configurações. O sistema apresenta na tela os campos preenchidos: Endereço, Código do Produto, Descrição do Produto, Lote Interno, Lote Indústria, Data de Vencimento, Unidade da Embalagem (descrição reduzida), Estoque, Quantidade serão apresentados em branco para o usuário digitar.
Os "Lote Indústria", "Data de Vencimento" podem ser alterados, caso exista a necessidade. Essa tela não permite realizar filtro, uma vez que para o lançamento será obedecido a mesma sequência do relatório impresso.
Este botão fica desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.
O Estojo fica identificado se foi originado por Ordem de Serviço de Estojamento o produto da Ordem de Serviço será o produto agrupador e tem controle de Lote Indústria Especial. (para mais detalhes) (Fluxo de Estojamento/Desestojamento está em reconstrução).
Tela utilizada para inserir contagem de produto no local cujo estoque não foi identificado no sistema, pois o sistema gera as linhas de local e produto ou conforme estoque ou conforme informado no escopo do botão Vincular Locais.
- Local: campo para adicionar local que pertença ao escopo.
- Local Vazio: ao ativar este parâmetro o sistema entende que o local informado está vazio, e portanto deixa os demais campos bloqueados para digitação.
- Produto: escolha produto que pertença ao depositante escolhido.
- Embalagem: escolha uma embalagem do produto.
- Lote Indústria: informe o Lote que foi produzido e fornecido pela Indústria.
- Fabricação: informe a Data de Fabricação do produto.
- Estado: diz respeito ao estado do produto, se está Normal, Danificado ou Vencido / Truncado.
- Vencimento: permite informar a data de vencimento do produto, será checado com os campos Prazo Validade, Comercialização e Crítico do Cadastro do Produto.
- Quantidade: informe a quantidade de itens da embalagem do produto que existem no local.
O sistema finaliza a contagem realizada, registrando as contagens no botão "Monitorar".
O sistema permite que a contagem que foi digitada não seja registrada na tela de Monitorar, finalizando e registrando somente na tela Monitorar após clicar no botão "Finalizar Contagem Manual".
Este botão ficará habilitado caso tenha sido executada a Geração da Contagem Automática.
Ao clicar neste botão o sistema atualiza os locais com as contagens dos produtos x locais liberados.
Ao confirmar, o sistema gera todos do dados necessários para a atualização do estoque, de forma que seja possível o usuário consultá-los e validá-los na tela "Lotes Gerados".
O sistema valida se o endereço suporta o peso e o volume inventariado.
É validado se o estoque sofreu redução, e neste caso, será avaliado se a redução afeta o atendimento das notas fiscais liberadas para expedição, que não estejam em onda. Esta validação apenas ocorre para o Depositante cujo parâmetro "Considerar Estoque em Inventário ao Liberar Nota Fiscal para Expedição" esteja ativo.
A rotina "Valorar Lote Filial" e "Notas Fiscais de Ajuste de Entrada" realiza a valoração de lotes exclusivamente para depositantes cujo regime for Filial. O objetivo desta rotina será definir o valor dos novos lotes gerados pela atualização de inventário, baseando-se no valor do lote antigo, percorrendo a composição de lotes somente quando necessário.
O sistema verifica se no vínculo existe algum produto que Controla Informação Especifica Temporária e que consta em estoque e não foram contados, apresenta mensagem informando a situação e questionando se deseja continuar, se confirmar será solicitado Autorização do Supervisor, com gravação de Log e visualização dos dados no Relatório: Lotes de Produtos não Contados com Informação Específica Temporária. Para mais detalhes.
Os campos Data Fabricação e Data de Vencimento serão acatados caso sejam informados ou na Contagem Manual ou via Coletor de Dados, na opção Inventário, desde que um dos parâmetros Conferir Data Vencimento e Conferir Data Fabricação estejam marcados no Cadastro do Inventário. Para mais detalhes sobre a Maturação.
Para gerar lotes bloqueados por Ajuste ou Inventário de um produto, ou seja, que tiveram o acréscimo de quantidade, caso estejam marcados os parâmetros informados abaixo:
- No Cadastro do Depositante, guia Informações Adicionais, parâmetro Gerar Lotes Bloqueados em Ajuste e Inventário (mediante configuração do tipo do produto).
- No Tipo do Produto, parâmetro Gerar Lotes Bloqueados em Ajuste e Inventário (mediante configuração do depositante).
- Observação: para a quantidade contada a mais no Inventário será gerado um lote separado e não liberado, ou seja, bloqueado, com o motivo: Tipo de produto configurado para gerar lote bloqueado.
Se o parâmetro Desativar Geração de Nota de Retorno de Armazenagem estiver desmarcado na configuração do armazém, as notas de cobertura/retorno serão geradas normalmente, como acontece atualmente. No entanto, se este parâmetro estiver marcado e, ao finalizar o inventário, houver contagens com mudanças de estado, não será gerada nota de cobertura/retorno para esses casos.
agrupamento Consultas
A tela Monitorar Inventário permite o acompanhamento da realização das contagens e auxilia na análise de locais liberados e não liberados.
É apresentado no grid todas as contagens realizadas pelos usuários, informado a partir do Coletor de Dados > Inventário e/ou pelo botão Contagem Manual, de qual foi o local / endereço que a quantidade de uma determinada embalagem foi localizada.
Observação: faz necessário ignorar a contagem errada para que o sistema consiga realizar o par de contagem correto, ou seja, ignorando a contagem errada o sistema libera a contagem do produto normalmente.
Se selecionar o botão Criticar inventário automaticamente este ativará a funcionalidade de realizar crítica de inventário automaticamente que terá seu resultado neste grid, o que garante que novas contagens não sejam realizadas onde o inventário já validou o estoque. Mas se caso ocorrer o bloqueio da contagem do inventário via coletor de dados, o supervisor precisará ignorar as contagens que já tinham sido liberadas. A partir da versão 8.12.7.140 Referente WMSCT3-2301.
O sistema compara as contagens de mesma quantidade, local, embalagem, estado, vencimento, informação especifica, etc, e se isso ocorrer o sistema altera os status dos dois registros para Liberada.
A Atualização da Crítica e do Estoque do Inventário considera as informações das Data de Fabricação e/ou Data Vencimento coletadas a partir da opção Inventário via Coletor de Dados ou pela Contagem Manual que consta no Enterprise, desde que os parâmetros Conferir Data Vencimento e/ou Conferir Data Fabricação estejam marcados no Cadastro do Inventário. Para mais detalhes sobre a Maturação.
O sistema compara as quantidades iguais do local selecionado e altera o status para Liberada.
Ignora a contagem do registro selecionado.
Ignora todas as contagens do endereço.
São ignoradas todas as contagens do local independentemente do depositante cuja contagem está selecionada no grid.
Ignora a contagem selecionada do produto e do depositante selecionado no grid para o local da contagem.
Permite alterar a contagem realizada no Coletor de Dados.
O sistema exibe o lote que pertence a dois endereços, sendo que apenas um deles está incluído no inventário.
A adequação do módulo Inventário Dinâmico trouxe melhorias para flexibilizar a conferência do inventário. Com isto é possível realizar o inventário sem interrupções, mesmo em locais com pendências de expedição, aumentando a eficiência das operações e facilitando a resolução de diferenças entre o estoque físico e o virtual.
Exibe as Informações Específicas que foram lidas durante a execução do Inventário.
Neste relatório apresenta informações de locais em que o produto foi contado e que não consta no Gerenciamento de Picking, ou seja, um dado produto teve sua contagem em dois locais de picking 26028107 e 26028110, mas o único local de picking cadastrado para o produto era o local 26028107, e neste relatório apresenta o produto informando no local 26028110, que apresentou divergência e que não possuía Cadastro de Picking, ou seja, registro na tela do Gerenciamento de Picking.
Apresenta os dados incompatíveis com os parâmetros "Permitir Alocar Produtos de Depositantes Diferentes no Mesmo Setor/Local" e "Permitir Alocar Produtos de Depositantes Diferentes no Mesmo Local" no Cadastro do Setor e Depositante respectivamente.
Permite o Acompanhamento da Realização das Contagens, auxiliando na análise de locais não liberados.
Apresenta diferença de contagem dos produtos durante a realização do inventário.
O usuário pode consultar as diferenças entre o estoque anterior ao inventário e o estoque contado no inventário para cada local e produto.
Exibe quais foram os novos lotes criados a partir da Conclusão do Inventário.
Lista os produtos que não foram contados e que ainda possuem Informação Específica Temporária.
Este relatório lista as divergências por Lote Indústria. (ver mais detalhes)
agrupamento Operação Manual
Ao selecionar um registro de inventário e clicar em "Conferência Manual", será exibida uma caixa de diálogo para informar alguns parâmetros de filtro. É possível definir intervalos para Ruas, Prédios e Andares. Se algum intervalo não for preenchido, todos os locais correspondentes serão incluídos no relatório. Por exemplo, se o campo "Rua" não for preenchido, todas as ruas dentro do escopo do inventário serão exibidas.
Este botão ficará desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.
Após clicar no botão "Imprimir", será possível direcionar o relatório para a impressora, a coluna Quantidade estará vazia, para o preenchimento pelo conferente.
Com um registro de inventário selecionado ao clicar em Auditoria de Conferência Manual será solicitada a senha de um supervisor para prosseguir com a impressão.
Este botão fica desabilitado quando o inventário possuir mais de um depositante.
Após clicar no botão "Imprimir", será possível direcionar o relatório para a impressora. A coluna Quantidade terá a informação que possui o estoque antes de iniciar o Inventário.
A importação de inventário terceirizado utiliza o Oracle SQL Loader, permitindo escolher o local de origem para a importação. Os dados serão preenchidos a partir de uma tabela específica, que será usada para realizar o inventário terceirizado dos produtos.
É possível ativar esta funcionalidade se no cadastro do Inventário o parâmetro Inventário Terceirizado da aba Inventário Terceirizado estiver marcado.
Caso exista uma contagem importada, o sistema exibe uma mensagem pedindo confirmação para importar novamente. Caso afirmativo, todas as contagens serão apagadas para serem importadas novamente.
É gerado log de Importação de Inventário mas somente com pesquisa interna, por enquanto não existe na tela de consulta de Log.
É bloqueado a Importação de Inventário Terceirizado caso não exista.
Existe a validação de Lote Indústria na Importação de Inventário Terceirizado para os endereços com produtos kit/estojo, com a inserção das mensagens: É NECESSÁRIO COLETAR LOTE INDÚSTRIA PARA O PRODUTO ou OBRIGATORIO LOTE INDÚSTRIA PARA PRODUTO KIT/ESTOJO.
Caso ocorra mensagem "java.sql.SQLException: ORA-20000: Não foi possível bloquear as contagens do inventário 21, pois existe(m) 10 local(is) de seu escopo que não foram contados. Verifique os locais na tela "Monitorar Inventário", realize suas contagens e tente novamente. Endereço(s): F002001,F004001"
Verifique se ocorreu a importação de contagem de produto e/ou embalagem em duplicidade, após isto ajuste a contagem no arquivo texto e realize novamente a importação do inventário.
(Referente MNTWMS-27927)
Responsável por localizar o arquivo referente a importação de inventário terceirizado.
- Utilize no formato já existente UTF-8 (I-22) e importe por este botão ou para o novo layout de importação de inventário terceirizado sem o sql loader, realize a importação do ISO-8859-1 (I-34) pela tela Integração > Integração de Arquivo, a começar das versões 8.12.5.9, 8.12.4.67 e 8.11.27.130.(Referente MNTWMS-27672)
- Este botão somente ficará habilitado se o inventário além de ser terceirizado, também esteja com contagem liberada.
Elimina as contagens do inventário que foi importado.
Exibe os endereços vazios.
Funcionalidades
A Valoração de Estoque foi criado especialmente para os produtos que ainda não foram cobertos fiscalmente, isto quando estes produtos estiverem vinculados a um depositante com Regime Armazém Geral e Não Contribuinte de ICMS, e com a posterior Geração de Nota Fiscal de Remessa para SEFAZ.
Este processo ocorre, após a Finalização da Atualização do Estoque do Inventário de produtos que não constavam no local/endereço do armazém, e que tiveram contagem a mais no inventário.
Após Atualizar o Estoque, uma ou mais notas AGCOB serão criadas e estão Aguardando a Cobertura Fiscal.
Será possível selecionar uma nota na tela de Notas Fiscais Aguardando Cobertura. O responsável por realizar a cobertura será o Armazém e não o Depositante, por isso não terá nota para importar a cobertura. O estoque que foi identificado a mais, não possui valorar em dinheiro definido. Para tanto, será usado a opção "Valorar Produtos", permitindo assim que o Armazém defina um valor unitário para cada produto que foi contado a mais.
É listado valor unitário médio sugerido para o produto, baseado no valor corrente do estoque.
Para determinar o valor médio unitário, será levado em conta todo estoque presente no armazém do "mesmo" produto e "mesmo" estado de mercadoria. Ao somar o valor total, o sistema divide pela quantidade total em unidades:
Ao gravar, o valor será atualizado na própria nota selecionada.
Após definido o Valor de todos os produtos, deve acionar o botão Gerar NF Remessa, que cria uma nota fiscal de Remessa para Armazenagem, usando o valor definido, e assim a nota estará pronta para ser transmitida para a SEFAZ.
O passo seguinte será de transmitir a nota fiscal eletrônica para a SEFAZ, a partir da tela de Controle de NF-e.
Após acionado na tela de Controle de NF-e o botão "Transmitir NF-e", o sistema solicita a autorização da SEFAZ, para que o estoque que foi valorado seja coberto fiscalmente.
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