Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Devolução de produtos > Pré-requisitos

Pré-requisitos - Devolução de produtos

Antes de iniciar o processo de devolução na tela de Devolução de Produtos, em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Expedição via Nota Entrada (Devolução) (F115COE), é necessário verificar os seguintes pré-requisitos:

  1. Preencha as transações conforme os campos mostrados na imagem, em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro (F009PPE):



    • A Trans. Devolução Prod. Saída, cadastrada na tela de Transações de Vendas (F001TVE) precisa atender ao seguinte:
      1. Para devolução dos tipos de recebimento: 1- A Fixar e 2-A Deposito, a transação não deve ter integração com o Contas a Pagar.
      2. Para devolução dos tipos de recebimento 3 - Compra Imediata, a transação deve ter integração com o Contas a Pagar.
      3. Para devolução dos tipos de recebimento: 1- A Fixar, 2-A Deposito e 3-Compra Imediata, a transação deve integrar com o Estoque.
        Esta transação de estoque deve ter Forma Valorização Movimento igual a "F-Pelo Fechamento" e Considera Quantidade para Movimento igual a "Sim", na tela de Transação de Estoques (F001TES).
  2. Na tela de Parâmetros da Filial para Vendas, em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F070FVE):
    1. Preencha o campo Gerar Pedido para excesso de peso na devolução:
      Se preenchido com "Sim", será possível devolver uma quantidade maior do que a entregue pelo produtor, e sobre o excedente será gerado um pedido, automaticamente;
      Se preenchido com "Não", não será possível devolver quantidade excedente, apenas a quantidade da entrada.
    2. É possível gerar uma nota de simples remessa na devolução. Essa nota é utilizada quando o produto deve ser entregue em um local diferente do endereço do produtor. Para que o endereço de entrega seja considerado na nota fiscal de remessa, é necessário verificar:
      1. O preenchimento do campo Obriga Sequência de Entrega do Cliente (F070FVE): este campo obriga informar o Endereço de Entrega ao gerar a nota fiscal de remessa no processo de devolução;
      2. Se o endereço de entrega do produtor está cadastrado na tela Endereço de Entrega do Cliente, em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Entrega (F085ENT).
    3. Caso seja necessário informar um limite máximo de variação de peso, preencha o campo Limite % Variação Peso. Dessa forma, se o % Variação Peso informado na tela de Devolução for maior que o limite, o sistema exibirá uma mensagem. Caso não haja limite máximo, o percentual informado na tela será aceito.

      O percentual de variação de peso é utilizado para informar uma diferença de peso aceitável entre o peso da carga e a quantidade descrita na nota fiscal.
  3. Verifique a permissão para alterar o peso capturado pela balança, no momento de pesar o veículo no campo Alterar Peso/Quantidade Informada Controle, da tela de Parâmetros do Usuário (F099UVE);
  4. Verifique se haver cobrança de Taxas. Na devolução, as taxas podem ser descontadas em produto ou podem ser geradas através de cobrança em nota fiscal de serviço ou em título.;
  5. Caso seja necessário, é possível utilizar o parâmetro global UtiPrcAgr. Ele é utilizado para executar automaticamente os processos na tela de Documentos emitidos para processos de devolução e transferência entre produtores, em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança >Documentos emitidos para processos de devolução e transferência entre produtores (F115PRC);
  6. Caso seja necessário customizar alguma configuração, o processo de Entrada e Saída do veículo, na Devolução considera o identificador de regras COM-115COERE00.
Importante
Na nota de devolução, se o valor da taxa for fixo e se houver devoluções parciais, será atribuído o valor integral da taxa aplicada para cada devolução. Para que este processo não ocorra, deverá ser efetuado tratamento via regra COM-113TAXAS01.

Impressão do Ticket

É possível l gerar Nota Fiscal ou Ticket. Para que seja possível selecionar Ticket ou Nota Fiscal (no processo de Saída) é necessário cadastrar um Identificador de Modelo em Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Modelos (F096MDR):

  1. O campo Identificador Modelo Relatório deve ser preenchido com "F115COE",
  2. O campo Sequência deve ser preenchido com "2",
  3. O campo Código Modelo Relatório deve ser preenchido com um código.

A nota fiscal é gerada a partir do ticket na tela de Notas Fiscais de Saída via Balança (Expedição Manual) em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via controle Entrada e Saída > Expedição manual (F115GNF)

Este artigo ajudou você?