Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Expedição via Nota Entrada (Devolução)

F115COE - Saída via Balança (Expedição via Nota Entrada)

Possibilita uma saída por devolução de uma ou mais notas fiscais de entrada, com integração via balança (capturando peso de sacas, caminhão, vagões, entre outros).

Para configuração da integração com a balança, pode ser utilizado equipamento de qualquer fabricante, porém dependendo do fabricante, apenas algumas versões da DLL são compatíveis.

Observação

É possível acessar a tela a partir de qualquer ponto de regra do sistema. Para isso, basta informar na regra, o parâmetro PlacaVeiculo, que corresponde a uma placa previamente cadastrada no sistema e que será utilizada para a pesagem de saída. Caso a placa não esteja cadastrada, a rotina tratará como uma nova pesagem.

Ao executar a regra, a tela será aberta, e de acordo com o valor definido para o parâmetro PlacaVeiculo, serão apresentadas as informações correspondentes a ele. O nome desse parâmetro deverá respeitar a estrutura de letras maiúsculas e minúsculas e a ordem NomeDoParametro + = + ValorDoParametro.

Na abertura da tela, será consistida a existência a DLL da balança na pasta de instalação do sistema.

Campos

Placa/Motorista
Campos de preenchimento obrigatório.

% Variação Peso
Indica o percentual de variação de peso da carga. Caso o campo Limite % Variação Peso, da tela F070FCP, estiver preenchido, será feita a consistência de preenchimento do campo desta tela. Se o campo % Variação Peso for maior que o parâmetro, será mostrada a mensagem “Percentual de variação maior do que o máximo permitido nos parâmetros da Filial".

Fornecedor
Caso o cliente esteja configurado como fornecedor, seu código será automaticamente exibido neste campo.

Origem Mercadoria
Este campo deve ser preenchido com o código do endereço de origem da mercadoria, para onde será feita a transferência. Ele tem preenchimento obrigatório se o campo Tem Origem Mercadoria , da tela Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD) estiver preenchido com Sim;

Filial /Série/N.F. Entrada
Estes campos servem para refinar o filtro na busca das notas fiscais, podem ser informadas mais de uma filial ou nota fiscal.
Caso não seja informada uma filial, serão exibidas as notas fiscais de entrada de todas as filiais.

Filtra as notas a serem usadas para a elaboração da nota. Não será possível selecionar notas fiscais de entrada vinculadas a uma nota fiscal de saída que não estiver autorizada.

Produto/Derivação
Podem ser processados itens pertencentes ao mesmo Cliente/Fornecedor e que tenha o mesmo código de Produto/Derivação.

Depósito
Ao sair do campo Derivação do cabeçalho, este campo terá o preenchimento sugerido, respectivamente:

  1. Derivação,
  2. Produto,
  3. Família,
  4. Origem,
  5. Identificador de regras GER_000BUDEP01

Ao selecionar uma nota fiscal na grade da tela, caso não tenha o depósito informado neste campo e a Filial da nota fiscal for a mesma que a Filial ativa, o Depósito da grade será sugerido para o campo do cabeçalho.

Transportadora
Este campo tem preenchimento obrigatório, ele deve ser preenchido após clicar em Mostrar.
Se este campo estiver preenchido antes de clicar em Mostrar, ele será utilizado para filtrar as notas fiscais.

Endereço Entrega
O endereço de entrada é utilizado na nota fiscal de simples remessa (opção Gerar Simples Remessa). Este endereço é cadastrado na tela F085ENT.
Ele é obrigatório para a nota de remessa, se o campo Obriga Sequência de Entrega do Cliente, da tela F070FVE, estiver preenchido com "Sim".

Impressão do Ticket

É possível l gerar Nota Fiscal ou Ticket. Para que seja possível selecionar Ticket ou Nota Fiscal (no processo de Saída) é necessário cadastrar um Identificador de Modelo em Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Modelos (F096MDR):

  1. O campo Identificador Modelo Relatório deve ser preenchido com "F115COE",
  2. O campo Sequência deve ser preenchido com "2",
  3. O campo Código Modelo Relatório deve ser preenchido com um código.

A nota fiscal é gerada a partir do ticket na tela de Notas Fiscais de Saída via Balança (Expedição Manual) em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via controle Entrada e Saída > Expedição manual (F115GNF)

Royalties da Taxa por Produto

Veja o processo completo de parametrização para a cobrança de Royalties aqui.

Fornecedor
Código do fornecedor para o qual será gerado o título do Royalty. A sugestão é automática, assume o que esta definido na tela F071CTR no campo Fornecedor, porém poderá ser informado outro código de fornecedor.

Campos de opções

  1. Obtém Tara Veículo Ent.: indica se deve ser obtido o peso de tara do veículo, dessa forma, ao digitar a placa o sistema busca o peso do veículo no cadastro da tela de Veículos (F073VEI). Se a opção não estiver marcada, não é necessário buscar/informar o Peso inicial do veículo.
  2. Aviso Peso Zerado Ent.: indica se o sistema deve mostrar o aviso "Informação de peso consta zerada!" ao iniciar uma nova devolução. Essa opção é utilizada para alertar ao usuário de que não há tara, ou seja, o veículo não foi pesado no processo de entrada.
  3. Gerar uma nota fiscal para cada item: o padrão do sistema é gerar uma nota fiscal de devolução de forma agrupada, de acordo com a Filial de devolução, a origem da mercadoria e o produto. Para que não ocorra o agrupamento é necessário marcar este parâmetro.
  4. Cobrar as taxas de devolução: este parâmetro indica a cobrança das taxas de devolução para os produtos que estão sendo devolvidas. Veja como é efetuada a configuração para cobrança de taxas no Manual de processos do Agronegócio > Taxas.
    Se o campo Alterar taxa na fixação/devolução, da tela de Parâmetros de Usuários (F099UCP), estiver preenchido com Não, esta opção será marcada e ficará desabilitada.
  5. Gerar Simples Remessa: indica se deve ser gerada a nota fiscal de remessa ao gerar a devolução. Essa nota pode ser gerada se o produtor levar o produto a um local diferente da nota fiscal de devolução. A transação desta nota deve estar configurada para não movimentar estoques, financeiro e tributos. Se esta opção estiver marcada, o Endereço Entrega poderá ser informado, conforme descrito no pré-requisto.

Dados Pesagem

Peso
Inicialmente será informado o peso do veículo vazio (tara) e no segundo acesso, após informar a placa, o peso informado inicialmente será exibido no campo Peso Inf. Entrada e o campo estará apto para receber o peso veículo carregado, sendo que a diferença entre os dois pesos será a quantidade movimentada.
Caso o campo Alterar Peso/Quantidade Informada Controle, da tela de Parâmetros do Usuário (F099UCP) esteja preenchido com Sim o usuário poderá alterar o Peso capturado pela balança.

Peso Inf. Entrada
Este campo exibe o valor do peso informado como tara, no processo de entrada.

Qtde a Descontar
Quantidade total que será descontada da(s) nota(s) fiscal(is) de entrada selecionada(s). No processo de devolução de produtos, caso haja cobranças de taxas em produtos, essa quantidade envolve a quantidade líquida a devolver, bem como a quantidade de taxas aplicadas no movimento.

Taxa Produto Devolvida
Taxa cobrada na devolução de produtos. A parametrização das taxas é feita na tela F113PTX. Veja o processo completo de cobrança de taxas no Manual de processos do Agronegócio >Taxas.

Qtde. Excedente
Este campo é preenchido quando a quantidade de saída é superior à quantidade das notas fiscais. Neste caso, ao finalizar o processo de devolução, é gerado um pedido de venda com esta quantidade.

Qtde Líquida a Devolver
Quantidade que, efetivamente, será devolvida na(s) nota(s) fiscal(is) selecionada(s), ou seja, não envolve os valores cobrados provenientes de taxas em produtos.

Qtde. Devolvida Líquida
Quantidade devolvida menos a cobrança de taxas.

Taxas Geradas
Este campo é preenchido quando há taxas geradas em forma título para pagamento ou notas de serviço. A parametrização das taxas é feita na tela F113PTX. Veja o processo completo de cobrança de taxas no Manual de processos do Agronegócio >Taxas.

Royalties Aprox.
Este campo é preenchido com valor aproximado dos royalties cobrados no desconto de taxas em produto.

Grade

Nesta grade são exibidas as notas fiscais de entrada de acordo com os filtros informados no cabeçalho da tela.

Ao clicar em Mostrar são exibidas as notas fiscais:

Caso o item da ordem de compra esteja vinculado a um Contrato, não será possível devolve-lo. Para que seja possível fazer a devolução do item vinculado a um Contrato, deve-se habilitar o identificador de regras VEN-115ORDLCT1.

Qtde a Devolver
Quantidade líquida de produtos a devolver da nota fiscal de entrada.

Qtde a Descontar
Quantidade correspondente ao quanto se deve reduzir do saldo da nota fiscal de entrada, ou seja, serão somadas a quantidade líquida a devolver com a quantidade de taxas em produtos.

Qtde Aberta
Quantidade da nota fiscal de entrada pendente a devolver.

Qtde Já Dev
Quantidade em produtos que já foi devolvido da nota fiscal.

U.M.
O produto é pesado na unidade de medida 3 do cadastro do produto e a quantidade é convertida para a unidade de medida principal (estoque).

Valor Taxa Calculado
Este campo é preenchido se houver taxas descontadas na devolução.
Na nota de devolução, se o valor da taxa for definido em valor fixo e se houver devoluções parciais, será atribuído o valor integral da taxa aplicada para cada devolução. Para que este processo não ocorra para cada nota parcial a ser gerada, deverá ser efetuado tratamento via regra COM-113TAXAS01.
Nas notas de devolução quando na taxa estiver definido um % (percentual) sobre o valor, o percentual é aplicado sobre o valor liquido aplicado na nota fiscal de entrada gerada.

Qtde Disponível
Quantidade líquida disponível a devolver à nota fiscal de entrada, descontando todas as taxas em produtos. Seu valor limita o quanto é possível informar em Qtde a Devolver.

Qtde Taxa Produto
Este campo é preenchido quando há cobrança de taxas em produto.

Qtd. bloq.
Este campo é preenchido se houver bloqueio de produtos na tela F435BLO. Veja o processo completo de bloqueio de produtos no Manual de processo do Agronegócio > Bloqueio de Produtos.

Série Doc. Fiscal
A Série da nota fiscal do produtor considerada na geração do XML deve ser preenchida neste campo. O preenchimento da Série/Subsérie Legal na tela F020SNF não é considerada no XML.

Nº NF Produtor e Série Doc. Fiscal
Nestes campos pode ser informada a nota fiscal de produtor para cobrança de taxas em produto. Esta nota fiscal será ligada à nota fiscal de compra gerada para a cobrança de taxas. A nota fiscal informada nele será referenciada na nota fiscal de compra gerada pela fixação, no campo numdpr e snfdpr da tabela E440DPR.
Os campos ficam habilitados apenas se houver cobrança de taxas em produto configurada na tela F113PTX.

Chave NFP-e
Neste campo pode ser informada a chave da nota fiscal eletrônica de produtor, para cobrança de taxas em produto. Caso este campo seja informado, não deve-se informar o número e a série da nota fiscal. Esta nota fiscal será ligada à nota fiscal de compra gerada para a cobrança de taxas.
A chave da nota fiscal será referenciada na nota fiscal de compra gerada pela fixação, no campo chvnfp da tabela E440DPR.
O campo fica habilitado apenas se houver cobrança de taxas em produto configurada na tela F113PTX.

Data Emissão NF
Data de emissão da nota de entrada do recebimento de grãos.

Data Emissão Ticket
Data de emissão/entrada do ticket no recebimento de grãos.

Safra
Código da Safra.

Importante

Ao realizar uma devolução que gere excedente, o pedido com este excedente é gerado e ao gerar o pedido, o identificador de regras VEN-115INFDE01 atua para que algumas das informações necessárias para a geração do pedido sejam preenchidas via identificador de regras.

Botão

Taxa
As taxas podem ser visualizadas e alteradas através deste botão. Para alterar as taxas é necessário que o campo Alterar taxa na Fixação/Devolução, da tela F099UCP.

Classi(2)
Apenas para proprietárias ECCC (Controle do Cooperado) e/ou SRPR (Controle do Produtor).
Este botão abre a tela de Análise e classificação na saída (F115CLA), que permite informar os dados de classificação do produto. Para mais detalhes, acesse o processo de Classificação e o processo Informar resultado da classificação na Saída de produtos.

Atenção

Os processos ECCC (Controle do Cooperado) e/ou SRPR (Controle do Produtor), bem como o parâmetro -e:agro, não estão mais disponíveis a partir da utilização do sistema no licenciamento por área. Para atendimento das rotinas específicas do Agronegócio, estão disponíveis os parâmetros globais UtiCtrCoo e UtiCtrPrd, na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS), onde o sistema passa a exigir apenas a existência da liberação das áreas de Mercado e Suprimentos (ou Backoffice, que libera as duas áreas).

Item Ord.
Acessa a tela de Seleção dos Itens da Ordem de Compra (F115ORD). Nesta tela podem ser visualizados os itens da ordem de compra, pertencentes à nota fiscal selecionada. É possível também informar a quantidade de produto a ser devolvida, no campo Qtde. Dev..

O botão é habilitado na pesagem de Saída, após informar o peso da carga, para a proprietária de Agronegócio.

Observação

Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.

Identificadores de Regra

Módulo Código
CPR 115CLACL01
COM 113TAXAS01
COM 115COERE00
GER 000HFOAU01
VEN 115INFDE01
VEN 000TNSDE01
VEN 115ORDLCT1

Parâmetro Global

UtiPrcAgr

Identificadores de Modelo

F115COE Sequência 1
F115COE Sequência 2
Veja também:

Este artigo ajudou você?