Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Saída de produtos > Passo a passo > Classificação de Produtos

Classificação de Produtos

A classificação de produtos consiste em analisar uma ou várias amostras do produto a fim de definir alguns itens referente à qualidade do produto como: impurezas, umidade, cor, etc.

O processo de classificação ocorre geralmente após a pesagem inicial do veículo. Neste processo, é feita a coleta de amostra para realizar os testes no produto. A coleta é feita utilizando o calador manual ou a sonda pneumática, que retira as amostras através da sucção. A quantidade de amostras varia de acordo com a capacidade do veículo.

Após a coleta, é feita a análise da amostra. Nesta fase são realizados os testes para determinar as impurezas, a umidade, o Peso Hectolítrico (PH), o teste de transgenia , a cor, grupos, classes, tipos, estes testes são realizados de acordo com o tipo de produto.

Após a realização dos testes, obtêm-se os dados para preencher as informações da classificação. Estes dados podem ser informados nas entradas, saídas e devoluções de produtos, em diferentes telas do sistema:

A Classificação de um produto pode influenciar no preço de venda final e no custo de manutenção do grão, para que o preço seja baseado na classificação do produto, efetue as configurações descritas no processo de Definição de Preço de acordo com a classificação do produto.

Veja como a classificação de produtos se encaixa no fluxo da entrada de produtos:

Processos

Para realizar a classificação do produto, é necessário verificar os cadastros abaixo:

Veja também:

Este artigo ajudou você?