Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Passo a passo > Ajustes no estoque ao receber produtos

Ajustes no estoque ao receber produtos de pessoa jurídica

O fornecedor pessoa jurídica emite uma nota fiscal eletrônica que caracteriza a entrada do produto na empresa. Esta nota fiscal deve ser cadastrada na tela F440GNE, ou ao realizar a entrada na F435CCC. A nota fiscal é do tipo 1 e possui determinado peso (quilogramas) que por vezes pode ser diferente do pesado na balança da empresa.

O Gestão Empresarial | ERP trata esta diferença, permitindo realizar o ajuste no estoque. Porém o tratamento no sistema varia de acordo com a origem do produto. A seguir apresentaremos as diferenças para produtos com origem no porto e sem origem no porto (Produtos com origem de fornecedor pessoa jurídica).

Produtos com origem de fornecedor pessoa jurídica

Se houver diferença de peso entre a nota fiscal eletrônica do fornecedor e a quantidade pesada na balança, o sistema realiza tratamentos para ajustar o estoque. Este tratamento é feito da seguinte forma:

Informações sobre o processo:

A tolerância é informada no campo Quantidade de tolerância tela de Parâmetros da Filial para Compras e Recebimento, em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP).

O cadastro da nota fiscal do fornecedor pode ser feito na tela de Nota Fiscal Agrupada, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE).

Observação

Este ajuste é valido para produtos que não tem origem de mercadoria no porto.

Produtos com origem do porto

Produtos com origem do porto podem ser configurados para consistirem o peso da nota fiscal do fornecedor com o peso real pesado na balança da empresa.

Essa consistência permite ajustar o estoque conforme necessário e permite também cadastrar uma tolerância aceitável na diferença de peso.

Nestes casos, geralmente não há possibilidade do fornecedor emitir uma nova nota fiscal com o peso correto ou uma nota complementado o peso. O ERP permite tratar essa diferença no sistema.

Para que a consistência ocorra:

  1. Preencha o campo Origem Porto no cadastro da Origem de Mercadorias do Fornecedor, na tela Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Origens de mercadorias (F095ORM).
  2. Ligue a origem de mercadoria ao fornecedor no campo Origem Mercadoria (guia Definições), da tela de Cadastro do Fornecedor, em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD).
  3. Defina a diferença de peso aceitável em quilogramas, no campo Quantidade de tolerância tela de Parâmetros da Filial para Compras e Recebimento, em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP).
  4. Ao realizar o cadastro da nota fiscal (F440GNE) e a entrada de produtos (F435CCC) preencha a Origem de Mercadoria do produto.

Ao realizar a entrada de produto, caso o peso descrito na NF-e do fornecedor seja diferente o sistema fará os tratamentos necessários:

Este artigo ajudou você?