Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Passo a passo do recebimento

Passo a passo da entrada de produtos

A entrada do produto envolve a chegada do veículo, o pré-cadastramento de dados (se a filial estiver configurada), a captura de imagens do veículo e a pesagem inicial e final. Antes de iniciar o processo de entrada do veículo, é necessário verificar os pré-requisitos, pois eles determinam o comportamento do sistema para o recebimento de produtos.

O processo de entrada possui algumas consistências diferenciadas de acordo com o fornecedor, que pode ser pessoa física ou pessoa jurídica:

Fornecedor Tem Inscrição Est. Produção própria Tipo de nota
Pessoa Física Sim/Não Sim/Não 6
Pessoa Jurídica Sim Sim 6
Sim Não 1

Nota tipo 1

Ao optar por nota fiscal no processo de recebimento do produto, realizado através dos campos na tela de Controle de Entradas e Saídas (F435CCC), é gerado um movimento de estoque e uma ordem de compra e a nota fiscal do fornecedor é fechada. Ao optar por ticket, é possível fechá-lo na tela F435MDT.

O fornecedor emite uma nota fiscal de entrada que pode ser cadastrada no ERP na tela F440GNE. Com base nessa nota é gerada a entrada no estoque. Esse processo possui algumas consistências em relação a possível diferença de peso que pode existir entre a nota fiscal do produtor e o peso real da balança no recebimento.
Veja mais detalhes em Ajustes no estoque no recebimento de produtos.

Para esse fornecedor são habilitados os seguintes campos da grade de Fornecedores participantes: Chv. NF-e, Nº NFE, Série NFE, Qtd. NFE e Emissão.

É permitido dar entrada em cargas de produtores rurais sem que a nota do produtor tenha sido informada. Essa funcionalidade está ligada ao parãmetro Obrigar Informar NF Produtor, disponível na tela de Parâmetros de Filiais para Compras (F070FCP), guia Compras 2.

A rotina terá o comportamento acima apenas se o campo Obrigar Informar NF Produtor estiver preenchido como N - Não obrigar. Nesse caso, ao deixar de informar a nota de produtor no fechamento da carga, será apresentada uma mensagem questionando se você deseja prosseguir com a operação.

Nota tipo 6

Ao processar o recebimento do produto, é gerada uma nota fiscal do tipo 6, que equivale a contra nota do produtor rural e a uma ordem de compra. Caso o ticket seja gerado, a nota fiscal será gerada ao processar o ticket na tela F435MDT. São habilitados os seguintes campos da grade de Fornecedores participantes: Nº NF Produtor, Série Doc. Fiscal e Emissão.

Nota tipo 7

Para fornecedores emissores da própria nota, é possível informar notas do tipo 7 para o processamento de recebimento de grãos, cuja nota pode estar aberta ou fechada, diferentemente das notas tipo 1 e 11 já disponibilizadas anteriormente. Seu objetivo é permitir a empresa dar entrada de produtos que são importados e que necessitam de pesagem de entrada para conferência.

Nota tipo 11

A nota fiscal do tipo 11 - Transferência possui as mesmas características e validações indicadas para a nota tipo 1. Sua finalidade, porém, é a transferência de grãos entre filiais. É utilizada quando uma filial remete um produto para outra filial e realiza o processo de pesagem e classificação no momento da entrada dos grãos. A única característica exclusiva da nota tipo 11 é que a transação deve ser do tipo Compra Imediata.

Importante

Veja as consistências aplicadas para acertar o estoque em produtos com origem no porto e produtos sem origem no porto (Produtos com origem de fornecedor pessoa jurídica).

Estes são os processos efetuados para realizar o recebimento de produtos:

Observação

É possível realizar a entrada de produtos de três formas:

1. Pela tela explicada neste processo: Compras - Entrada via Balança, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC).

2. Pela tela de Nota fiscal de entrada, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE), porém nela não há possibilidade de classificar o produto e integrar à balança, considerando que é uma entrada manual.

3. Pelo web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.pesagemviabalancacontrato para integração de recebimento com pesagem ou importação de saldo de inicial.

Este artigo ajudou você?