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Ticket

O Ticket é um documento do tipo 8, que corresponde a uma entrada de produto. Ele é gerado no Recebimento e é individual, ou seja, cada entrada terá um ticket. A geração do Ticket no ERP permite flexibilidade em relação à alteração de informações. É possível gerar um Ticket para uma entrada e alterar diversas informações antes da geração da nota fiscal.

Os Tickets podem ser vinculados à Contratos no momento do recebimento ou na Manutenção de Tickets (Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Ticket - F435MDT).

Pré-requisito

Para que seja possível gerar o ticket no Recebimento é necessário que o campo Pós-saída na pesagem, esteja preenchido com "Não", na tela de Parâmetros da Filial para Compras > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP).

Além disso, é possível definir se o usuário poderá escolher entre ticket ou nota fiscal ou se sempre deverá ser gerado o ticket por padrão:

Geração do ticket no recebimento

Para gerar o Ticket no Recebimento:

  1. Preencha as informações da Entrada via balança, na tela Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC), conforme os passos especificados no Recebimento;
  2. Garanta que a opção Ticket está marcada no campo Documento a Emitir;
  3. Clique em Processar. Neste momento o sistema apenas armazena as informações da entrada, que posteriormente serão utilizadas para gerar ordem de compra e nota fiscal de entrada. O Ticket será gerado e pode ser acessado pela tela de Manutenção de Ticket (F435MDT).

Observações

Alteração de informações do Ticket

Após a geração do Ticket, no Recebimento de produtos, ele pode ser visualizado na tela Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de tickets (F435MDT). As informações do Ticket podem ser alteradas, desde que a nota fiscal ainda não tenha sido gerada, ou seja, apenas Tickets com situação 1- Digitada ou 5 - Aguardando Fechamento (pós-saída).

Após preencher as informações do cabeçalho e clicar no botão Entrada Balança, a tela do Recebimento é aberta. Nela podem ser alteradas as informações da entrada de acordo com a permissão do usuário, na tela F099UCP, campo Permitir Alt. Prod. e Classificação do Ticket.

A entrada é exibida com a informação de Manutenção.

Para que os dados alterados sejam salvos, basta clicar no botão Processar.

Emissão da nota fiscal/ordem de compra

Para gerar a nota fiscal de entrada (tipo 6) ou fechar uma nota fiscal (tipo 1), é necessário selecionar os tickets desejados e clicar no botão Gerar Nota.

É possível selecionar várias entradas para gerar as notas fiscais de uma só vez. Os tickets são agrupados na mesma nota fiscal, desde que pertençam à mesma Filial, Fornecedor (produtor), Origem, Transação, NF Produtor, Produto.

Um ticket pode gerar quantas notas fiscais/ordens de compra forem necessárias, dependendo do número de fornecedores (produtores) participantes, após gerar a nota fiscal ele ficará com situação 2 -Fechada.

O processo varia conforme o tipo de nota fiscal a ser gerada:

Há as seguintes consistências para a geração da nota fiscal:

Observação

O número do ticket será exibido no campo N° Romaneio na guia Itens a Fixar, da tela de Fixação de Preços (F439FIX).

Consulta de tickets

Para consultar os Tickets na tela de Extrato do Produtor, é necessário filtrar apenas as entradas com situação igual a 5 - Aguardando Fechamento. O filtro é feito da seguinte forma:

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