Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > F439FIX - Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação

F439FIX - Compras - Fixação de Preços

O processo de fixação de preços consiste em fixar um preço para uma mercadoria que está no estoque.

Observação

O processo de valorização do estoque mais adequado para a rotina de fixação deve ser o processo de valorização pelo fechamento.

A Fixação assume as prioridades dos contratos e a definição dos valores a pagar de acordo com a parametrização e cotações do dia. Permite um acerto agrupado de contas, emissão de extrato por produtor, gera documentos fiscais necessários para o processo, considerando inclusive a origem da mercadoria e proporciona o controle de variedade e pagamento de Royalties e um controle de bonificação ao produtor de acordo com a entrega.

Esta tela é exibida via controle de proprietária e os parâmetros globais UtiCtrPrd e UtiCtrCoo devem estar igual a "S - Sim". Além disso, é possível acessá-la a partir de qualquer regra do sistema passando alguns parâmetros, de acordo com os valores apresentados nos campos correspondentes à pesquisa na tela. Caso sejam informados valores inválidos, erros poderão ocorrer. Logo abaixo, a lista de parâmetros disponíveis para a funcionamento da rotina:

A estrutura que os parâmetros devem ser enviados são: NomeDoParametro + = + ValorDoParametro, exemplo: FilialContrato=1.

Além disso, observar que o nome do parâmetro deve respeitar a estrutura de letras maiúsculas e minúsculas, exemplo: NumerosOrdemCompra. O parâmetro NumerosOrdemCompra aceita uma lista de números de ordens de compra que devem ser separados por vírgula(,), exemplo: NumerosOrdemCompra=1,2,3,4,5.

Processos

Veja o processo completo da fixação de preços para o Agronegócio no Manual de processos do Agronegócio > Fixação.

Consulte os documentos fiscais que podem ser gerados pela rotina em Documentos gerados na Fixação de Preços.

Quando o sistema não consegue encontrar a ligação entre os itens (exemplo: 1 item de produto na nota fiscal e 2 na ordem de compra), ele considera sempre o primeiro item da nota.

Parametrização

Antes de iniciar o processo de Fixação de preços é preciso atentar-se a algumas configurações. Veja esta documentação no Manual de processos do Agronegócio > Fixação > Pré-requisitos.

Outro processo que influencia na Fixação é a formação do preço unitário de produtos, veja o processo completo de preços para o agronegócio.

Importante

Por meio do campo Emitir contra nota para o Fornecedor pessoa física, da tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), é possível configurar o sistema para que não gere a contra nota para o Fornecedor Pessoa Física. Por padrão, o campo será inicializado como S-Sim, mantendo o comportamento normal. Caso seja selecionada a opção N-Não, o sistema irá se comportar como se o Fornecedor fosse uma Pessoa Jurídica, ou seja, emitindo a sua própria nota fiscal de entrada do tipo 1.

Campos

Número da Fixação
É gerado automaticamente pela rotina, quando há uma nova fixação.

Grupo
Permite informar um grupo de empresas.

Fornecedor
Esta informação é obrigatória, através deste código serão selecionadas as ordens de compras para a fixação.

Há diferenças no processo para Fixar ordens de compra advindas de fornecedor pessoa física ou pessoa jurídica empresa, veja os detalhes no Manual de Processos do Agronegócio em Documentos gerados na Fixação de Preços.

Origem Mercadoria
Campo de filtro do código de origem de mercadoria relacionadas ao fornecedor. Se informado servirá de filtro para selecionar as ordens de compras que foram geradas na entrada/saída com a origem de mercadoria informada.

Tipo de Recebimento
Campo de filtro, com as seguintes opções:

Filtro de Contrato
Neste filtro é possível definir que sejam exibidos apenas contratos vinculados ao recebimento. Possui as seguintes opções:

Filial do Contrato
Campo não obrigatório.

Contrato
Campo de filtro do código do contrato. Se informado, filtrará as ordens de compras cujo contrato foram geradas na entrada/saída.

Caso o contrato possua controle aprovação, configurado através do botão Apr. Multinível, e no Recebimento este contrato tenha sido vinculado à entrada, o item será exibido na tela de Fixação de Preços, apenas se o Contrato estiver sido aprovado.

Emitir automaticamente a(s) nota(s) gerada(s)
Permite parametrizar se a nota fiscal será emitida automaticamente. Quando este campo estiver selecionado, será exibida uma mensagem na abertura da tela de Emissão de Nota Fiscal de Saída Agrupada (F140ENL) questionando se deseja emitir as notas, e caso opte-se por “Sim”, todas as notas fiscais serão geradas. Esta opção é salva por usuário, portanto, a opção definida pelo usuário será exibida na tela novamente em um próximo acesso (marcado/desmarcado).

Royalties

Veja o processo completo de parametrização para a cobrança de Royalties aqui.

Observação

Para a geração dos títulos de royalties, é considerada a condição de pagamento do fornecedor dos royalties, que é definida no cadastro de histórico do fornecedor (F095HFO). Caso não exista nenhuma definição de condição de pagamento no cadastro do fornecedor, será, então, considerada a condição de pagamento da fixação de preço.

Quant. crédito
Quantidade de crédito de Royalty que o produtor possui. Neste campo, não é possível informar quantidade de créditos maior que a Quantidade a Fixar estipulada.

Fornecedor
Código do fornecedor para o qual será gerado o título do Royalty. A sugestão é automática, assume o que esta definido na tela F071CTR no campo Fornecedor, porém poderá ser informado outro código de fornecedor.

Valores a Fixar

Ao informar uma Quantidade a Fixar ou um Valor a Fixar e clicar em Mostrar, o sistema seleciona automaticamente os itens das ordens de compras cujas quantidades ou valor atendam às informações preenchida, não permitindo a manipulação de valores na guia Itens a Fixar.

Quantidade a Fixar líquida
Se este campo estiver selecionado, o valor informado referente à quantidade a fixar deve ser distribuída diretamente às notas listadas na tela. Caso contrário, a distribuição deve identificar em cada nota (de cima para baixo) o quanto corresponderá o que concerne ao movimento de fixar e o que será referente às taxas.

Valor a Fixar Líquido
Seleciona, automaticamente, as ordens de compra pelo valor financeiro líquido (Valor total menos valor em taxas, valor bloqueado, valor de royalties, valor do acerto de contas realizados nas guias Conta a Receber e Contas a Pagar).

A opção Valor a Fixar e Valor a Fixar Líquido ficam desabilitadas, caso seja informado o Valor da nota fiscal do produtor, na tela de Seleção (F439SFX).

% Bonificação
Exibe a média percentual de todas as bonificações das ordens de compra.
Veja o processo para configurar a Bonificação aqui.

Gerar notas complementares
Esta opção é válida para entradas A Fixar.
Quando estiver marcada, ao realizar o processamento, as Notas Fiscais de entrada "A Fixar" serão geradas com o tipo 10-NF Acerto (NF Saída) e será realizada a ligação entre a Nota Fiscal de entrada (F435CCC) que está vinculada à ordem de compra.
Para sugerir a transação nas Notas Fiscais de entrada é possível utilizar o identificador de regras CPR-440TNSDE01.

Este parâmetro altera o comportamento de fixações geradas a partir de entradas a Fixar, de acordo com o preço da fixação. Veja detalhes aqui.

Botões

Seleção
Acesso à tela de filtros auxiliares F439SFX. O botão ficará habilitado após informar o Fornecedor.

Processar
Após mostrar, com as ordens de compra exibidas na guia superior, marque os registros e clique no botão.

Excluir
O botão Processar tem seu nome alterado o nome, passando para Excluir permitindo assim a exclusão. Veja o processo de uma exclusão de fixação aqui.

Importante

Antes de realizar a exclusão de uma fixação, é necessário criar índices nas seguintes tabelas, para questões de performance:

Imprimir
Possibilita a impressão de uma fixação já processada. Por padrão o relatório 003 - Recibo de Operação de Fixação é impresso através desse botão, para executar outros modelos de relatórios, é possível configurar na tela Cadastro de Identificador de Modelos (F096MDR).

Guias

Itens a Fixar

Esta guia exibe as Ordens de Compra com situação 1 (aberto total) ou 2 (aberto parcial) que tenham itens disponíveis para a fixação de preços. Sua configuração de exibição é alterada de acordo com o parâmetro Agrupar Itens Fixação, da tela F070FCP, guia Compras 2. Este parâmetro não reflete no agrupamento para geração de notas fiscais de devolução e/ou notas fiscais de entrada. Veja como é feito o agrupamento abaixo:

Agrupamento de itens de ordens de compra nas notas fiscais de fixação de preços

Nesta tela são geradas notas fiscais de devolução e entrada, estas notas são geradas de acordo com as ordens de compra selecionadas na guia Itens a Fixar.

Quando selecionado mais de um item, as ordens de compra a serem processadas são agrupadas nas Notas Fiscais de Entrada se tiverem a mesma Empresa, Filial, Fornecedor, Origem da Mercadoria, Série da Nota Fiscal, Chave NFP-e ou Nº Nota Produtor e Série Nota Produtor ou Número NF-e Fixação e Série NF-e Fixação. Nos processos que geram Nota Fiscal de Devolução, o agrupamento é feito se tiverem a mesma Empresa, Filial, Cliente, Origem Mercadoria e Série Nota Fiscal.

Caso a série da nota fiscal no recebimento seja eletrônica, serão exibidos apenas os itens das notas autorizadas pela SEFAZ.

Caso o valor da nota fiscal do produtor seja informado no campo Valor Nota Produtor, da tela de Seleção (F439SFX), o sistema realiza o arredondamento do valor da fixação. Veja detalhes na documentação.

Contas a Receber

Nesta guia são exibidos os títulos a receber e títulos de adiantamento a receber do Fornecedor informado (títulos que o produtor deve para a empresa), para abatimento ou acréscimo do valor que será pago ao fornecedor.

Os valores de descontos gerados por antecipação de pagamento ou pontualidade são calculados ao realizar o acerto de contas. Veja como configurar os descontos por antecipação ou pontualidade aqui.

Contas a Pagar

Nesta guia, são exibidos os títulos a Pagar e os títulos de Adiantamento a Pagar do Fornecedor informado (títulos que o Produtor deve receber da Empresa), para abatimento ou acréscimo do valor que será pago ao Fornecedor. As baixas dos títulos da Gestão do Contas a Receber/Contas a Pagar geradas na fixação somente poderão ser excluídas na fixação.

Além disso, para garantir a rastreabilidade da movimentação nos processos de baixas, o sistema também atua com as baixas no título gerado na fixação, no Contas a Pagar (CP) da fixação.

Campos totalizadores do rodapé da tela

Este campos mostram os valores da operação de fixação, de acordo com a ordem de compra selecionada, incluindo os títulos a receber e a pagar, caso estejam selecionados nas guias de Contas a Receber e Contas a Pagar.

Observação
Os campos totalizadores da guia Itens a Fixar podem ser vistos na documentação das grades Ordens de compra em aberto- A Fixar e/ou Grade Ordens de compra agrupadas - Itens Fixados. Lembramos que a visualização destes campos varia de acordo com o preenchimento do campo Agrupar Itens Fixação, da tela F070FCP, guia Compras 2.

Valor a Fixar
Exibe o valor a fixar para as ordens de compra selecionadas.

Valor Desconto
Somatório dos descontos concedidos nas ordens de compra.

Valor Bonificação
Somatório do valor das bonificações das ordens de compra.

Valor Acrésc. Financ.
Somatório do acréscimo financeiro previsto nas ordens de compra selecionadas. O Acréscimo Financeiro é configurado na tela F113IAF, subtela da F460PFO.

Valor CP
Exibe o valor total dos títulos que a empresa deve pagar ao produtor, selecionados na guia Contas a Pagar.

Valor CR
Exibe o valor total dos títulos que a empresa deve receber do produtor, selecionados na guia Contas a Receber.

Royalties
Valor total de royalties gerados.

Funrural/Senar
Este campos mostram o valor dos impostos gerados. Veja como configurá-los: Funrural e Senar.

Taxas Descontadas
Neste campo é exibida a soma de todas as taxas descontadas monetariamente dos itens selecionados, ela são descontadas no momento em que a fixação for gerada. A configuração destas taxas ocorre na tela F113PTX.

Taxas Geradas
Neste campo é exibida a soma de todas as taxas calculadas monetariamente dos itens selecionados, que geram um título a pagar para o produtor ou nota fiscal de serviço. A configuração destas taxas ocorre na tela F113PTX.

Valor Líquido
O valor é composto pela soma do Valor a Fixar, acréscimo financeiro, valor da bonificação e subtraído do valor do Funrural, valor do SENAR, valor do Royalties e valor da taxa (quando desconto for financeiro).

Botões do rodapé

Fornecedor
Abre a tela F095INF para consulta de informações do fornecedor.

Ordem Compra
Abre a tela F422COC para consulta de ordens de compra.

NF Entrada
Abre a tela F441CNE para consulta de notas fiscais de entrada.

Cálculo
Exibe a tela F439CIP com os dados do cálculo do item de: Acréscimo Financeiro, Bonificação, Royalty, Funrural, Senar e Taxas.

Quitar Dívidas
Efetua os cálculos de fixação de ordens de compra com base no valor líquido gerado através das marcações de títulos na tela. Estará habilitado quando uma conta (pagar e/ou receber) for selecionada. Esta opção só pode ser utilizada com valor líquido negativo.

Acrés. Fin.
Abre a tela F439EXT, posicionada da guia de Acréscimo Financeiro. Os acréscimos financeiros são configurados na tela F113IAF, através do Contrato entre produtor e fornecedor cadastrado na tela F460PFO.

Tot. Imp. Agr.
Este botão abre a tela F440NIM, que mostra os totais de impostos por produtos calculados. Ao selecionar, serão exibidos os impostos de todos os itens selecionados que possuem impostos por produto parametrizados, e cujo fornecedor da ordem de compra fixada seja pessoa física.

Imp. Agr. Item
Exibe a tela F440IMP, que mostra os impostos por produto de apenas um item, e também, apenas para fornecedores parametrizados como pessoa física. Este botão calculará apenas os impostos para os itens marcados na grade.

Este artigo ajudou você?