Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Fixação de preços > Pré-requisitos

Pré-requisitos - Fixação de preços

Antes de iniciar o processo de fixação de preços, é necessário verificar alguns itens no sistema:

  1. Defina se será exibida a grade de simulação de preço agrupado para arredondamento dos itens na Fixação:
    Este agrupamento altera a visualização das ordens de compra na tela de Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX), guia Itens a Fixar. Os itens são exibidos agrupados de acordo com a Empresa, Filial, Série da Nota Fiscal de Recebimento, Produto, Preço Unitário, Fornecedor, Origem da Mercadoria, Nº. Nota Produtor e Série Nota Produtor, na grade Ordens de compras agrupadas - Itens Fixados.

    Esta definição é feita em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP), guia Compras 2, campo Agrupar Itens Fixação.

    Se a grade estiver configurada para ser exibida, mesmo que o produtor tenha entregue diversas notas fiscais, ao fixar todas as entregas em uma única fixação (desde que tenham a mesma Empresa, Filial, Série da Nota Fiscal de Recebimento, Produto, Preço Unitário, Fornecedor, Origem da Mercadoria, Nº. Nota Produtor e Série Nota Produtor). O sistema calcula o mesmo valor da nota do produtor que possui somente um item.

    Caso haja diferença no fechamento dos valores, será ajustado o valor de R$ 0,01 em cada item, para que o total da contra nota gerada feche com o valor da nota fiscal do produtor.

    Observação

    A exibição dos itens na grade não reflete o agrupamento para geração de notas fiscais de devolução e/ou notas fiscais de entrada, ou seja, as notas fiscais são agrupadas independente do parâmetro Agrupar Itens Fixação, da tela F070FCP. Veja detalhes no item Agrupamento de itens de ordens de compra nas notas fiscais de fixação de preços.

  2. Defina se haverá a informação da NF de produtor na fixação, caso haja, os campos referentes aos dados da NF de Produtor serão exibidos para preenchimento na tela de Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX), guia Itens a Fixar.

    Esta definição é feita em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP), guia Compras 2, campo Informar NF Produtor Fixação. Os seguintes campos.

    Caso o parâmetro seja preenchido com Sim, os campos exibidos são os seguintes:
    • N°. NF Produtor
    • Série NF Produtor
    • Data Ent. NF Produtor
  3. Confira o preenchimento dos campos destacados na imagem em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP), guia Compras 2:



    Observação
    Os identificadores de regras COM-439FIXCR01 e COM-439FIXCP01 podem ser utilizados para retornar uma transação via regra, que será usada ao baixar os títulos na fixação.

    Não deve haver configuração para gerar títulos a partir da transação da nota fiscal de entrada (Transação NFE Produtos Adquiridos), senão podem ser gerados títulos em duplicidade na operação de fixação, já que o título da fixação é gerado com base na transação informada no campo Transação Fixação.
  4. Verifique as transações destacadas na imagem em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro (F009PPE). Estas transações são utilizadas na geração das notas fiscais.



    • A Transação NFE Produtos Adquiridos deve integrar com Estoque. Esta transação de estoque deve ter Forma Valorização Movimento igual a "M-Pelo Movimento" e Considera Quantidade para Movimento igual a "Não", na tela de Transação de Estoques (F001TES).
      Essa transação da nota fiscal deve ser alterada utilizando o identificador de regras CPR-440TNSDE01.

      Caso a fixação gere uma nota fiscal complementar (tipo 10), esta transação deve ter o campo Aplicação da Operação, na tela de Cadastro de Transações de Compras (F001TCP, guia Dados Gerais), diferente de A - Devoluções com Substituição Tributária e de D - Devoluções.

      Caso seja utilizado o conceito de preço pauta e seja necessário gerar uma fixação com preço menor ou igual ao preço do recebimento, é necessário que a transação do recebimento esteja parametrizada, na tela de Transações de Compras (F001TCP), campo Receb. preço pauta com Sim.
    • A Transação de Devolução em Fixação é utilizada nos processo de fixação de entradas A Depósito e A Fixar. Esta transação precisa ter algumas configurações no seu cadastro na tela de Transações de Vendas em Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas - F001TVE:
      Não deve estar integrada ao módulo de Contas a Pagar e deve ter o campo Soma para Financeiro, preenchido com "Não". Isso porque a entrada a depósito do produto possui a mesma definição: não há integração com o módulo Contas a Pagar e não Soma para Financeiro.
      O título a pagar é gerado na fixação caso houver Contas a Pagar.
    • A Transação de Compra de Taxa em Produto não deve integrar com o Contas a Pagar;
    • Para evitar o erro de Valor da Nota Fiscal menor ou igual a zero ao gerar a Nota de devolução na rotina de fixação (F439FIX), o parâmetro Tipo Cálculo Devolução deve estar definido como R - Recálculo de valores.
  5. Confira o preenchimento dos parâmetros de usuário, na tela de Parâmetros de Usuário para Compras e Recebimento, em Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F099UCP):

    1. Alterar condição de pagamento na fixação: Permite alterar a condição de pagamento no campo Cond. Pgto. Fixação da tela de Seleção da Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX) > botão Seleção > (F439SFX);
    2. Alterar hora na fixação: Permite alterar a hora da fixação no campo Hora Cotação Fixação, da tela de Seleção da Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX) > botão Seleção > (F439SFX), a fim de mudar a busca da moeda cotada por hora. Isso altera o preço do produto.
      A informação do campo Hora Cotação Fixação pode ser alterada antes de clicar no botão Mostrar da tela de Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX);
    3. Alterar taxa na fixação/devolução/transferência: Permite alterar taxas na fixação através do botão Taxas, da tela de Fixação de Preços (F439FIX).
    4. Alterar parcelas especiais na fixação de preços: Permite alterar as parcelas especiais na grade Parcelas, da tela de Seleção da Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX) > botão Seleção > (F439SFX);
    5. Permite alterar o preço unitário na fixação: Permite alterar o preço do produto, desde que o item não esteja vinculado a um contrato, no campo Preço da guia Itens a Fixar na tela de Fixação de Preços, em Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX);
  6. A exclusão de fixações já processadas, exige a criação de alguns índices, para questões de performance:
    • E600MCC (Movimentação das Contas), campos CodEmp, CodFil e NumFix
    • E210MVP (Estoques - Movimentos), campos CodEmp, CodFil e NumFix
  7. Verifique as configurações de Preço, a fim de identificar como será gerado o preço unitário dos produtos nas notas fiscais da fixação de preços.
  8. Verifique se a configuração do Senar e Funrural está correta para os produtores que devem ter a cobrança destes impostos.
  9. Caso haja cobrança de Royalties para o produto, é necessário efetuar o cadastro antecipadamente . Verifique a documentação do processo de Royalties.
  10. Caso haja Bonificação na fixação de preços, é necessário cadastrá-la na ordem de compra.
    Para isso, selecione a ordem de compra na tela de em Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC) e preencha o campo % Bonificação, na grade Produtos. Este valor será adicionado ao valor da nota na fixação de preços.
  11. Caso haja taxas a serem cobradas, é necessário cadastrá-las na tela de Produto X Item de taxa X Parâmetro, em Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Item de taxa X Parâmetro (F113PTX). Este processo é explicado na documentação de Taxas.
  12. Veja os parâmetros globais que podem ser utilizados para a Fixação de Preços.

Este artigo ajudou você?