Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Transferência

Transferência

A integração do ERP com WMS WIS trata tanto transferências originadas no Gestão Empresarial | ERP como no WMS, inclusive para produtos controlados por lote ou série.

No ERP, as ordens geradas a partir de transferência serão gravadas com o código da filial logada do usuário, independente do código da filial do depósito de origem e do código da filial do depósito de destino.

Transferências do Gestão Empresarial | ERP para o WMS WIS

Este é o macroprocesso da integração de transferências do ERP para o WMS:

Processo de Transferência originada no ERP

Para gerar as transferências no WMS WIS a partir do ERP:

  1. Realize a transferência na tela F210TPA - Transferência de Produtos.
    1. É possível fazer uma transferência entre produtos quando o depósito origem é integrado ao WMS. Nesse caso, é gerada uma ordem de separação. Numa transferência entre produtos em que os dois depósitos são integrados, são geradas duas ordens para o WMS, sendo uma de recebimento e outra de separação. Numa transferência entre produtos em que apenas o depósito destino é integrado, é gerada uma ordem de recebimento.
    2. Quando a integração ERP com WMS WIS está ativa, a transferência de produtos não pode ser efetuada entre depósitos que integram e sejam da mesma filial. Nesse caso, a transferência deve ser realizada no WMS.
  1. As transferências serão exportadas para o WMS WIS quando o processo automático 84 - WMS Senior for executado e seus retornos serão importados numa próxima execução do processo.

É possível manter as quantidades transferidas de um depósito para outro bloqueadas no depósito de destino para que não sejam utilizadas enquanto o WMS não confirmar o recebimento da mercadoria. Ou seja, após efetuar a transferência de produtos, ele ficará bloqueado no depósito do destino do Gestão Empresarial | ERP, impedindo sua utilização no processo de venda, por exemplo. Quando o WMS finalizar o processo de recebimento e retornar ao Gestão Empresarial | ERPa quantidade recebida, o ERP realiza um processo de desbloqueio das mercadorias, tornando-as disponíveis para venda ou outras movimentações.

Para que esse processo ocorra, é necessário que o campo Trans. Saída da tela Transferências de Produtos (F210TPA) seja preenchido com a transação NO - Normal, que por sua vez possua uma transação onde a parametrização de transação de bloqueio seja realizada (campo Transação Transferência).

Após a mercadoria ter sido recebida no WMS no depósito de destino, o Gestão Empresarial | ERP importará o retorno e desbloqueará a mercadoria, gerando um novo movimento de estoque de desbloqueio de produto. Esse movimento é lançado com a transação configurada no campo Transação Saída Bloqueio Estoque da guia Logística WMS, tela F070INT. Caso a transação não tenha sido configurada, o sistema interromperá a integração da ordem e o usuário deverá configurar o campo e utilizar a tela F000INT para reprocessar o Retorno Recebimento.

Observação

O sistema somente comporta o bloqueio quando o depósito de destino integrar ao WMS WIS (campo Integra com WMS da tela F205DEP), pois assim ele entenderá que ao retornar a confirmação do recebimento no WMS o movimento de bloqueio deve ser desfeito e o produto estará disponível para movimentações. Sendo assim, quando o depósito de origem integrar ao WMS e o de destino não integrar, a transação de saída (campo Trans. Saída) utilizada deve ser diferente da configurada para o bloqueio, para que não gere bloqueio no depósito que não integra ao WMS, visto que o mesmo não será desfeito após o retorno da ordem de separação.

Cancelamento de operações de transferência de estoque com origem no Gestão Empresarial | ERP

O ERP importa o cancelamento de um recebimento ou separação gerado a partir de uma transferência no WMS. Ao importar o cancelamento, o ERP exclui o movimento de transferência - isto é, o movimento de saída e o de entrada que o originou.

No caso em que a transferência gerar uma ordem do tipo 3, o ERP gera uma única ordem, embora sejam geradas duas ordens no WMS (uma para separar os produtos no depósito de origem e outra para receber os produtos no depósito de destino). Com isso, observa-se que há apenas um único status para controlar esta ordem no ERP. Por isso, caso a separação seja cancelada no depósito de origem, o ERP altera a situação da sua ordem para Cancelado. Porém, mesmo assim, a ordem de recebimento no depósito destino permanece pendente de processamento.

O usuário da filial de destino deve cancelar esta ordem de recebimento no WMS. No ERP, a importação do cancelamento do recebimento provoca a exclusão do movimento de entrada no estoque (gerado na tela F210TPA - Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências ) e o status da ordem permanece o mesmo.

Observação

A geração de ordem do tipo 3 ocorre quando tanto o depósito de origem quanto o depósito de destino integram com o WMS, mas os depósitos são de filiais distintas.

Transferências do WMS WIS para o Gestão Empresarial | ERP

Este é o macroprocesso da integração de transferências do WMS para o ERP:

O Gestão Empresarial | ERP importa os movimentos de transferência realizados no WMS WIS. Quando isso ocorre, são gerados no ERP:

Nota

Quando ocorrerem erros nas transferências do WMS WIS para o ERP deve-se consultar a documentação Manutenção de erros de integração - ERP com WMS WIS.

Importante

O identificador de regras EST-210CRIFE01 poderá ser utilizado para garantir que movimentos de transferência entre depósitos oriundos do WMS WIS tenham validação de um critério de formação de estoques diferente do padrão que é "1 - Estoque".

A simples ativação do identificador (sem definição de regra), fará com que o Gestão Empresarial | ERP utilize como critério de formação de Estoque 8 (Estoque - Analise/Carga - Bloqueio - Reserva).

Caso haja necessidade de tratativa diferenciada entre processos de integração, onde haja necessidade de tratativa de critério de formação de estoque em pontos diferentes da integração, é possível fazer diferenciação na regra do identificador através da variável VsCodTns, que recebe como valor durante o processamento a transação de estoque atrelada ao processo que está sendo executado.

Este artigo ajudou você?