Geração do Cálculo do Imposto ISS
- Cadastrar o imposto na tela F051IMP com o tipo "05 - ISS";
- Cadastrar na filial o código do imposto na tela ;
- Para esse imposto não é preciso cadastrar uma tabela de tributação;
- Na tela F661PAI informar o código da filial e a competência desejada, clicar em Mostrar, selecionar o respectivo imposto e clicar em Calcular. Abrirá a tela de apuração do cálculo do ISS na qual serão demonstrados os valores. Para gravar a apuração clicar em Processar;
- Não é permitido informar exceções de base de cálculo para o imposto do tipo "05 - ISS".
Você pode indicar como será a apuração dos impostos tipo "5 - ISS" e "11 - IRRF" por meio das opções "S - Sim" (data de prestação de serviço) ou "N - Não" (data de emissão da nota fiscal)
Na apuração do cálculo do imposto ISS serão demonstrados os valores creditados através das notas fiscais de saída, quando o parâmetro da transação das notas "E001TNS.VENISS" for igual a "-"(Subtrair), atribuindo a descrição: Deduc. Imposto Retido no Período - NF. Saída ao campo Outros Créditos e os valores que foram debitados através das notas fiscais de saída referente a somatória do campo Valor do ISS dos movimentos das notas fiscais de saída e Redução Z do período.
Quando na grade Serviços ignorados na apuração do imposto da tela F055PPF forem cadastrados serviços baseados na LLC 116/03, o sistema irá ignorá-los ao compor o total do imposto devido do período. Tal mudança exige que o sistema passe a tomar como base o Valor do ISS dos itens das notas fiscais (seja para composição do ISS Retido lançado como crédito ou para o ISS Devido).
Já quando não possuir serviços cadastrados na grade Serviços ignorados na apuração, o sistema irá tomar como base o Valor do ISS das notas fiscais (seja para composição do ISS Retido lançado como crédito ou para o ISS Devido).
Observação
Para os cupons fiscais, o sistema não irá aplicar nenhum filtro baseado nos serviços cadastrados na grade Serviços ignorados na apuração do imposto existente na tela F055PPF.
As notas fiscais de saída serão consideradas quando o módulo de transação for igual a VES e nos movimentos de Redução Z houver valores de ISS. Movimentos de Redução Z cancelados não serão considerados. As notas fiscais de entrada e saída para serem consideradas na apuração precisam estar integradas no módulo de Impostos. No botão Origem da tela de Resumo de Apuração do Imposto (F661IA5) é acessada a tela F661ORI, onde são demonstrados todos os movimentos de saída que foram considerados na apuração.
Os valores dos campos Outros Créditos, Outros Débitos, Estorno Débitos, Estorno Créditos e Ressarcimento Cred. da tela de Resumo de Apuração do Imposto (F661IA5), poderão ser preenchidos manualmente.
O cálculo do ISS é baseado no total dos créditos menos o total dos débitos, sendo que, quando esse cálculo gera um resultado credor o valor não é gerado em nenhum campo. Quando o resultado é devedor, o valor é gerado no campo Imposto a Recolher.
Para gravar a apuração do cálculo é preciso clicar no botão Processar. A apuração é gravada e com isso, ao sair da tela e acessar novamente no mesmo período, os valores da última apuração serão demonstrados.
O processo de apuração poderá ser refeito quantas vezes forem necessárias.
Serão somadas todas as apurações da empresa para o mesmo imposto, considerando em todos os campos a descrição Totalização das Filiais. Esse procedimento é repetido para os três impostos mais o adicional.