Pré-requisitos para integração
É necessário que os módulos IPSI e SERE estejam ativos na proprietária do sistema.
A integração entre os sistemas é feita via web services, e para isso, são necessárias algumas configurações:
Será preciso criar um usuário com permissões necessárias para utilização no processo de integração. Para isso:
- Acessar o SGU disponível na pasta de instalação do sistema;
- Cadastrar um novo usuário: Arquivo > Novo Usuário...
- Informar o nome e senha para o usuário;
- Desmarcar a opção para alterar e senha no próximo login;
- Verificar que o Status do novo usuário deve estar como Habilitado;
- Incluir o usuário no grupo de permissões correspondente. É necessário que o usuário ao menos possua permissões para incluir, alterar e excluir registros no sistema, como cadastros, notas fiscais, pedidos e títulos;
- O nome e senha do novo usuário deve ser repassado para a GAtec, que o utilizará para o acionamento dos web services.
Cadastre as informações que serão integradas, desde que estejam de acordo com os módulos adquiridos da GAtec.
- Acessar pelo menu Cadastros > Integrações > Cadastro de Sistemas Integrados (F000SIS).
- Informar um novo código para o sistema do Gestão de Campo.
- Informar a descrição do sistema a ser integrado.
- Informar a sigla do sistema a ser integrado. Neste caso, deverá ser GATEC conforme exemplo.
- Informar o tipo de integração 08 - GAtec.
- Informar a situação da integração como A - Ativo.
Importante
A tela de Implantação de Módulos de Integração - Gestão de Campo (F000PIM) permite realizar a configuração dos tipos de informação e dos web services de maneira automática. Recomendamos utilizar essa opção. Os próximos passos abaixo são exclusivamente para a configuração manual da integração, ao invés da opção automática.
Configure as informações que serão consultadas para retornar valores aos web services. Para alguns tipos de informações, recomenda-se que seja criado um filtro na mesma tela:
- Acessar Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT).
- Informar o Código conforme o cadastro efetuado na tela de Sistemas Integrados (F000SIS).
- Informar a Filial que terá a integração. Poderá ser informada mais de uma filial, caso necessário.
- Selecionar o Tipo de Informação que será integrada. Também será possível deixar este campo em branco, e ao pressionar Mostrar, serão exibidos os tipos disponíveis.
- Na grade disponível, devem ser marcados os registros desejados para a integração. Estes registros devem estar com a situação = A- Ativo.
- Processar as alterações.
Configure as informações que serão consultadas para retornar valores aos web services. Para alguns tipos de informações, recomenda-se que seja criado um filtro na mesma tela:
- Acessar o menu Cadastros > Integrações > Configuração de web services (F000CWS)
- No Cadastro de Famílias (F012FAM), definir nas famílias de produtos que são inerentes ao Agronegócio, o campo Integrar com Agronegócio = S
- Na tela de Configuração de Web Services (F000CWS), porta Exportar, criar filtro para os produtos das famílias que integram com a GAtec
Observação
- Para alguns web services é possível realizar configurações similares, caso haja necessidade de limitar algumas informações que serão sincronizadas para a GAtec
- Caso seja inativada uma família, todos os produtos desta família também serão inativados, porém, a GAtec não possui o conceito de inativação de famílias. Portanto, após realizada a inativação de família no ERP, recomenda-se gerar uma nova carga inicial para garantir que todos os itens sejam devidamente atualizados na GAtec.
Algumas rotinas de processos automáticos são obrigatórias e devem ser configuradas para o funcionamento da integração, enquanto outras devem ser utilizadas conforme necessidade. Para fazê-lo:
- Entrar na tela Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE);
- Na aba Rotina, preencher as informações:
- No campo Rotina Sapiens, informar o código da rotina;
- Adicionar os parâmetros necessários em Parâmetros Rotina;
- Clicar no botão Alterar para salvar as configurações;
- Clicar no botão Agendar para configurar a execução do processo.
Os processos utilizados na integração com a GAtec são:
- Processo 82: Tornar pendentes as exportações não confirmadas (Obrigatório). Esse processo torna novamente pendente integrações que tenham sido enviadas ao sistema da GAtec e que não tenham sido confirmadas pelo mesmo:
- Rotina Sapiens: 082;
- Parâmetros Rotina: TEMPOVIDA=10.
- Processo 134: Saldo Contábil Mensal por Conta/Centro Custo/Origem (Obrigatório). Esse processo é responsável por efetuar o cálculo do saldo contábil mensal por Conta/Centro Custo/Origem. As informações geradas serão utilizadas para a exportação de dados para a GAtec.
- Rotina Sapiens: 134;
- Parâmetros Rotina:
- AG_EMPRESA: informar o código da empresa em que o cálculo deve ser gerado;
- AG_MESANO: informar o mês/ano para a base de cálculo. Opcional, por padrão assume a data atual;
- AG_MESES_RETROATIVO: informar a quantidade de meses retroativos para execução do cálculo. Opcional.
- Processo 160: Limpeza da tabela E000CIX (Obrigatório). Este processo realiza a limpeza da tabela E000CIX e tabelas referenciadas. É necessário pois a tabela guarda registros já integrados e, após algum tempo, pode ficar com um grande volume de dados que já não são mais utilizados no processo e, portanto, ocupando espaço desnecessário.
- Rotina Sapiens: 160;
- Parâmetros Rotina:
- DIAS: inserir um número maior que zero de dias para manter os dados na tabela. Dados mais antigos que esse número serão excluídos;
- SITUACAO: opcionalmente, insira "P" para excluir apenas os registros pendentes de integração, ou "S" para excluir apenas os registros já exportados. Recomenda-se que, se filtrar apenas pelos registros "P", considerar o pior cenário de exportação possível (quanto tempo o registro ficará pendente antes de exportar) e ajustar o parâmetro DIAS de acordo. Sugerimos ao menos 60 dias. Se deseja excluir os dois tipos de registro, será necessário cadastrar duas vezes o processo automático, um para cada tipo. Para entender mais sobre esse processo, confira a página do processo automático.
- Processo 149: Baixa Automática de Títulos Contas a Pagar - Integração (Opcional). Esse processo é utilizado caso possua integração com módulo Commerce. Tem por objetivo efetuar de maneira automática a baixa de títulos sobre um título de Crédito/Adiantamento. Ou seja, faz o aproveitamento de crédito e faz baixa de títulos de contas a pagar com base no valor deste crédito.
- Rotina Sapiens: 149;
- Parâmetros Rotina:
- AG_EMPRESA: define qual empresa a que pertencem os títulos;
- AG_FILIAL: define qual filial a que pertencem os títulos;
- AG_TNSCRE: transação a ser utilizada na baixa dos títulos de Crédito/Adiantamento;
- AG_TNSDUP: transação a ser utilizada na baixa dos Títulos/Duplicatas;
- AG_CODCRT: Código da Carteira. Se informada, não será realizada a baixa dos títulos efetivos dessa carteira.
É necessário parametrizar as famílias de produtos e de serviços que tenham produtos e serviços, respectivamente, que devem ser integrados com a GAtec. Para isso:
- Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Famílias (F012FAM);
- Informar "S" no campo Integra com Agronegócio.
Deve-se cadastrar os agrupamentos de produtos para estoque. Para tanto:
- Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Formas de Agrupamento > Individual (F013AGP);
- Informar o código do agrupamento. Os primeiros três dígitos devem ser iguais ao código da família de produtos que integra com o agronegócio. O Tipo deve ser sempre "E-Estoques".
É necessário associar as formas de agrupamento de produtos para estoque com os produtos que devem integrar com a GAtec. O procedimento é:
- Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Formas de Agrupamento X Produtos (F075AGP);
- Informar a família ser tratada;
- Escolher "Estoque" em Seleção;
- Na grade, informar o agrupamento dos produtos cujo agrupamento seja uma das variações de agrupamentos da família de produtos;
- Acessar a tela Cadastros > Integrações > Configuração de web services (F000CWS);
- Configurar o web service com.senior.g5.co.cad.produtos, porta Exportar_8;
- Adicionar a condição AND E075PRO.CODFAM IN (SELECT E012FAM.CODFAM FROM 012FAM WHERE 012FAM.INTAGR = `S`). Essa condição define que devem somente serem exportados os cadastros que foram configurados para Integrar com Agronegócio.
Para parametrizar os serviços que integram com a GAtec, os seguintes passos são necessários:
- Acessar a tela Cadastros > Integrações > Configuração de web services (F000CWS);
- Configurar o web service com.senior.g5.co.cad.servicos, porta Exportar.
- Adicionar a condição AND E080SER.CODFAM IN (SELECT E012FAM.CODFAM FROM 012FAM WHERE E012FAM.INTAGR = 'S'). Essa condição define que devem somente serem exportados os cadastros que foram configurados para Integrar com Agronegócio.
Parametrizar as transportadoras que devem integrar com o agronegócio:
- Cadastrar a transportadora como fornecedor, inclusive as definições nas quais são indicadas as empresas e filiais com que a transportadora atua;
- Acessar a tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Transportadoras > Cadastro (F073TRA);
- Informar o código do fornecedor como transportadora no campo Transportadora como Fornecedor.
Indicar quais espécies de bens de espécies do imobilizado não devem ser integrados com a GAtec. Para isso:
- Acessar a tela Controladoria > Gestão do Patrimônio > Controle de Bens > Bens > Individual (F670BEM);
- Chamar o bem que não deve ser integrado ao GAtec;
- Na aba Características, adicionar a característica "NAG - Não integra a agronegócio".
Parametrizar os centros de custos que são utilizados pelo agronegócio:
- Acessar a tela Cadastros > Centro de Custos > Cadastros (F044CCU);
- Informar no campo Integra com agronegócio o valor "S", nos centros de custos que serão utilizados com a GAtec.
Importante
Devem ser marcados também os centros de custo sintéticos "Pai" dos centros de custos analíticos utilizados pelo GAtec.
- Acessar a tela Cadastros > Integrações > Configuração de web services (F000CWS);
- Configurar o web service com.senior.g5.co.ger.cad.centrocusto, porta Exportar_2, e adicionar a configuração AND E044CCU.INTAGR = 'S', para exportar somente os cadastros que foram configurados para Integrar com Agronegócio.
Parametrizar os centros de custos que são utilizados pelo agronegócio:
- Acessar a tela Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil / Plano de Contas (F045PLA);
- No campo Integra com agronegócio, informar "S", nas contas contábeis que serão utilizadas na GAtec;
Importante
Devem ser marcados também os centros de custo sintéticos "Pai" dos centros de custos analíticos utilizados pelo GAtec.
- Acessar a tela Cadastros > Integrações > Configuração de web services (F000CWS);
- Configurar o web service com.senior.g5.co.mct.ctb.planocontacontabil, porta Exportar_2, e adicionar a configuração AND E045PLA.INTAGR = 'S', para exportar somente os cadastros que foram configurados para Integrar com Agronegócio.
Parametrizar os cadastros de moedas que são utilizados pelo agronegócio:
- Acessar a tela Cadastros > Finanças > Moedas e Índices > Cadastro / Atualização (F031AIM);
- No campo Integra com agronegócio, informar "S", para os cadastros que serão utilizados na GAtec;
- Acessar a tela Cadastros > Integrações > Configuração de web services (F000CWS);
- Configurar o web service com.senior.g5.co.int.geral.moedas, porta Exportar, e adicionar a configuração AND E031MOE.INTAGR = 'S', para exportar somente os cadastros que foram configurados para Integrar com Agronegócio.
Parametrizar os cadastros de históricos padrão que são utilizados pelo agronegócio:
- Acessar a tela Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Históricos Padrão (F046HPD);
- No campo Integra com agronegócio, informar "S", para os cadastros que serão utilizados na GAtec;
Pré-requisitos para Integração com o Gestão Empresarial | ERP
- Gestão Empresarial | ERP versão 5.8.11.91 ou superior;
- Glassfish 3 ou superior, instalado e habilitado;
- Ambiente middleware instalado e configurado;
- Deploy dos web services efetuado;
- Utilização das seguintes proprietárias contendo os módulos SCSC, SCCP, SCOC, SCTR, SCNF, SREB, SRCP, SRPR, SECE, SERE, SEAR, SEIV e também o Módulo de Integração IPSI;
- Banco de dados homologado.