Remessa para Industrialização
De forma sintetizada, este é o processo do efeito do WMS WIS sobre a remessa:
- O Gestão Empresarial | ERP processa a remessa de produtos para terceiros, gerando a nota fiscal de saída;
- O ERP fecha a nota fiscal de saída;
- O ERP gera a ordem de separação para WMS;
- O ERP exporta a ordem de separação para WMS;
- O WMS separar a mercadoria;
- O ERP importa o retorno da separação.
Quando possuir integração com o WMS WIS, as telas Acerto de remessa/retorno de Serviço p Terceiros (F900MRR) e Estorno de componentes que sobraram (900ECS ) possuem algumas restrições:
Tela | Restrições |
---|---|
F900MRR |
Quando a opção "Remessa" estiver seleciona no campo Acertar Dados, são realizados os seguintes procedimentos:
Observações
|
F900ECS | Não é possível selecionar uma O.P. que possui um serviço externo vinculado. Ao clicar no botão Processar, quando a O.P. possuir um serviço do tipo externo vinculado e possuir a proprietária WMS WIS, é exibida a mensagem "Não é possível selecionar a OP XX pois esta ordem possui um serviço externo vinculado. O estorno deve ser realizado através de nota de devolução para depósitos que integram com WMS". |
Detalhes sobre algumas partes do processo podem ser vistos a seguir:
Geração da remessa
Quando o Gestão Empresarial | ERP possui integração com o WMS WIS, a tela Remessa de serviços p/Terceiros (F900RST) realiza um novo processo para a geração da remessa para industrialização.
Ao realizar a emissão da remessa, através do botão Processar, o Gestão Empresarial | ERP verifica se possui O.P. selecionada (grade O.Ps/O.Ss) que contém componente ou matéria prima selecionado, (grade Remessa de Componentes para Terceiros) no qual o depósito (coluna Depósito da grade Remessa de Componentes para Terceiros) tem integração com o WMS WIS. O ERP exigirá que a opção Preparar NF remessa seja selecionada e as opções Baixar Compon. e Adicionar prod. O.P. N.F. Remessa não sejam marcadas. Portanto, o ERP impede a geração de remessa de O.Ps. com produtos (componentes/matérias primas) que são controlados pelo WMS, sem gerar nota fiscal de saída.
Uma mesma remessa pode conter produtos controlados por WMS e produtos que não são controlados por WMS WIS.
Nota
Os componentes que serão remetidos, são os que estão selecionados na grade Remessa de Componentes para terceiros.
Ao utilizar o botão Processar, a nota fiscal de saída é gerada.
Observação
Caso a empresa não possua o módulo de manufatura, é possível emitir uma remessa pelo modulo de mercado, lançando uma nota fiscal de saída do tipo 3.
Fechamento de nota fiscal do tipo remessa
No fechamento de notas fiscais de remessa o Gestão Empresarial | ERP gera uma ordem de separação dos produtos, cujo o depósito integra com WMS WIS, para que seja possível fechar todos os itens que integram com WMS devem utilizar uma transação integrada com módulo de Estoques. Caso um dos itens não tenha transação integrada, é exibida a mensagem "O item XX não possui transação integrada ao módulo de estoques. Quando o depósito integra com o WMS, é necessário movimentar o estoque" e a operação é encerrada.
Não é possível realizar o fechamento de notas fiscais de saída que contêm depósito com integração com o WMS WIS, mas que sejam de filiais diferentes da filial da nota fiscal.
Quando a nota fiscal possuir itens de produto com depósito com integração com o WMS WIS, o ERP exige que os itens tenham depósitos localizados na mesma filial que foi lançada a nota fiscal. Caso contrário, é exibida a mensagem "Quando há integração com o WMS, não é possível informar itens de produto cujo depósito seja de filial diferente da nota" e a operação é encerrada.
Geração e separação da ordem de saída
A geração da ordem até a separação e importação de retorno ocorre da mesma forma como ocorre para a