Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Separação > Separação originada por Nota de Saída

Separação originada por Nota de Saída

Este é macroprocesso da integração de separação entre Gestão Empresarial | ERPeWMS WIS quando originada por nota de saída:

Para gerar ordens de separação no WMS WIS a partir de notas da saída registradas no Gestão Empresarial | ERP:

  1. O Gestão Empresarial | ERP vai preparar o envio da nota de saída para o WMS WIS conforme configuração previamente realizada no campo Exportar documento ao fechar da tela F070INT - Cadastros > Integrações > Parâmetros de Integração:
    • A opção "Sim" selecionada caracteriza um envio automático que inicia quando o botão Fechar for acionado na tela Nota Fiscal de Saída.
    • A opção "Não" selecionada caracteriza o envio manual e inicia quando a tela F000GOW - Geração de ordens de separação/recebimento é utilizada.

  2. As ordens de separação geradas a partir das notas de saída serão exportadas para o WMS WIS quando o processo automático 84 - WMS Senior for executado.
    • A mercadoria será despachada para o endereço de entrega informado no cadastro do cliente, caso esse dado não tenha sido cadastrado, será utilizado o endereço do cliente.
  3. Como no WMS WIS a separação é baseada em um número de pedido, quando o Gestão Empresarial | ERP exporta uma nota de saída para o WMS, gera um pedido com numeração igual ao código da série da nota, seguido do caractere "/" (barra) e do número da nota fiscal.

  4. Depois que os produtos de uma nota fiscal são separados, o WMS WIS notificará o Gestão Empresarial | ERP quando o processo automático 84 - WMS Senior for executado.
  5. O retorno dado pelo WMS WIS muda a situação da ordem de separação no Gestão Empresarial | ERP para "Separado".

    Nota

    Na integração com o WMS WIS Express, não é possível separar parcialmente uma ordem de separação. Por isso, sempre que o WMS retornar que uma separação foi concluída, entende-se que todos os itens que constam na nota fiscal que originou a separação foram separados com sucesso no WMS.

  6. A mercadoria somente pode ser embarcada para entrega depois que o faturamento for notificado ao WMS WIS - isso ocorre através de um processo automático configurado com o parâmetro EXPORTAFATURAMENTO.

Notas

Separação parcial originada por nota de saída (integração com versão Full)

Somente na integração com WMS WIS Full: é possível realizar a separação de produtos em quantidades inferiores às solicitadas na ordem de separação.

A separação parcial gerada por uma nota de saída ocorre desta forma:

  1. O ERP exporta a ordem de separação para o WMS.
  2. Depois que finaliza a separação, o WMS fornece ao ERP as quantidades reais separadas.
  3. O Gestão Empresarial | ERP reabre a nota fiscal, ajusta as quantidades e fecha novamente a nota.

Observação

Não existe separação parcial para notas fiscais de remessa para terceiros.

 

Separação de produtos controlados por lote

Se desejar indicar ao WMS quais lotes devem ser separados:

  1. Na tela de Parâmetros da Filial para Integração (F070INT) , guia Logística WMS, marque o campo Obrigar WMS separar lote do ERP como "Sim".
  2. Na mesma tela, defina um valor para o campo Motivo bloqueio por falta de lote.
  3. Durante a exportação de separação, o Gestão Empresarial | ERP envia os lotes de fabricação para o WMS WIS.
  4. WMS WIS somente separa os lotes informados pelo ERP.
  5. Com o parâmetro global LotDevWMS: é enviado para a separação do WMS WIS o número do lote/série quando for uma nota de saída de devolução com produto controlado por lote/série quando continha os lote/série na nota fiscal de entrada. Independe do parâmetro Obrigar WMS separar lote do ERP.

Separação de produtos controlados por série

Se a nota de saída contiver produto controlado por série:

  1. O Gestão Empresarial | ERP não envia as séries para o WMS WIS.
  2. Ao importar o retorno da separação, o Gestão Empresarial | ERP considera as séries fornecidas pelo WMS WIS.

Separação de depósito diferente daquele informado na nota de saída

WMS WIS pode separar mercadorias de depósitos diferentes daqueles informados na nota de saída enviada pelo Gestão Empresarial | ERP. Neste caso:

  1. Gestão Empresarial | ERP envia a nota de saída solicitando que as mercadorias sejam separadas do depósito A.
  2. WMS WIS separa as mercadorias no depósito B.
  3. Ao importar o retorno da separação, o Gestão Empresarial | ERP transfere as mercadorias do depósito retornado pelo WMS WIS (B) para o depósito que consta na nota de saída (A). Dessa forma, a baixa de mercadoria é feita no depósito que consta na nota.

 

Observações na ordem de separação

Para algumas situações, é útil inserir informações adicionais na ordem de separação, como por exemplo: que o produto a ser separado tenha ou não determinada procedência.

Se deseja enviar alguma observação relacionada à separação para o WMS:

  1. Informe nas observações da nota fiscal de saída as informações desejadas, com Tipo de informação igual a "3 - Instrução WMS".
  2. Durante a exportação da separação, o Gestão Empresarial | ERP envia os primeiros 500 caracteres dessa informação para o WMS WIS.
  3. A informação aparece na ordem de separação gerado no WMS, permitindo ao operador o acesso a essa informação.

Cancelamento de nota de saída

Se a separação de uma nota fiscal de saída for cancelada no WMS WIS, o Gestão Empresarial | ERP importa a operação e cancela a nota de saída.

 

Cancelamento no Gestão Empresarial | ERP

As notas fiscais de séries eletrônica somente são canceladas depois que a SEFAZ aceitar o cancelamento. Ao receber a confirmação de cancelamento da SEFAZ, o Gestão Empresarial | ERP cancela a ordem de separação vinculada a nota e gera uma nova ordem, denominada de ordem de cancelamento.

A ordem de cancelamento é exportada para o WMS WIS, através do processo agendado 84 - WMS Senior.

Importante

É de responsabilidade da empresa garantir que a mercadoria não tenha sido expedida, ao realizar o cancelamento de uma nota fiscal.

 

Cancelamento na SEFAZ

Nas ocasiões onde a SEFAZ recusar a emissão da nota fiscal, isto é, quando a nota for "Denegada" ou "Inutilizada", o Gestão Empresarial | ERP cancela a nota fiscal de saída, e consequentemente cancela a separação da mercadoria. Ocorre conforme cancelamento originado pelo Gestão Empresarial | ERP.

Este artigo ajudou você?