Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Remessa

F900RST - Remessa de serviços p/ Terceiros

Esta tela inicia com a operação/estágio de ordens de produção/serviço a serem executadas por terceiros e e integrado, opcionalmente, com a preparação da nota fiscal de remessa. Também atualiza a remessa de componentes para terceiros.

No caso de remessas de componentes que já tenham sido baixadas do estoque (ver Qtde Já Movta), assinalar o componente e deixar "0" (zero) na Qtde a Remeter. Somente é possível deixar o campo Qtde a Remeter zerado quando o identificador de regras CHA-900CBMRS01 estiver ativo e as opções Preparar NF remessa e Baixar Compon. estiverem marcadas. Com estas opções marcadas, caso tiver consignação a cliente, a rotina entende que será preciso movimentar os componentes no estoque consignado. Com o identificador ativo, o sistema calcula a quantidade do componente que será inserida na nota fiscal de remessa.

A opção Baixar Proporc. Qtde Prod. efetua a baixa dos componentes dos estoques de forma proporcional, ou seja, os componentes que serão remetidos à terceiros são retirados do estoque de forma proporcional à quantidade remetida do produto/serviço principal. Após definida essa quantidade (à remeter) deve-se clicar no botão Aplicar para que os valores proporcionais sejam calculados e lançados na grade Remessa de Componentes para Terceiros.

WMS WIS

Quando o Gestão Empresarial | ERP possuir na proprietária, um módulo indicando integração com o sistema WMS WIS, o processo é alterado para a geração da remessa para industrialização. Para consultar este novo processo, acesse a documentação de Remessa para Industrialização.

Opção Movimento

Sem pré-leitura OPs
Mantém o funcionamento padrão da tela.

Com Pré-Leitura OPs
O sistema irá listar somente as OPs selecionadas através da tela Leitura de OPs para Remessa e Retorno de Terceiros (F900LRR) e que estiver com o status Aberto. Ao processar as OPs selecionadas, as seguintes ações serão realizadas:

  1. quando a Sequência Operacional da OP já possuir Centro de Recurso do Tipo Externo, o sistema irá realizar o comportamento padrão.
  2. quando a Sequência Operacional da OP possuir Centro de Recurso do Tipo Interno, o sistema irá realizar as seguintes validações:
    1. o sistema irá verificar no cadastro do Roteiro se já possui uma Opção de Sequência de Roteiro com a chave Estágio/Sequência/Centro de Recurso/Serviço:
      • quando localizar uma Opção de Sequência de Roteiro com a mesma chave, irá alterar somente o código do fornecedor na Sequência de Roteiro (F710CRP).
      • quando não localizar uma Opção de Sequência de Roteiro com Centro de Recurso do Tipo Externo no Roteiro, irá criar uma nova Opção de Sequência de Roteiro utilizando como base a ultima Opção de Sequência de Roteiro cadastrada com a chave Estágio/Sequência.
      • o sistema irá buscar o Centro de Recurso substituto cadastrado na tela de cadastro de Centros de Recurso (F725CRE), aba Substitutos, campo Centro Recurso Substituto. Com base no Centro de Recurso original da Sequência Operacional. Este Centro de Recurso substituto é de cadastro obrigatório para o funcionamento da pré-leitura e deve ser do tipo Externo.
      • o Código do Fornecedor e Serviço será carregado das informações listadas na pré-seleção da OP na tela (F900LRR).
    2. o sistema irá verificar se o componente de serviço utilizado no Roteiro (F710CRP) já esta cadastrado no Modelo (F700CMC), quando este não estiver cadastrado o sistema irá realizar o cadastro automaticamente.
    3. na OP, será incluída a nova Sequência Operacional cadastrada, em substituição a Sequência Operacional original que possuía Centro de Recurso do Tipo Interno.
    4. junto a inclusão da Sequência Operacional, ocorrerá a geração da Ordem de Compra, lembrando que esta Ordem de Compra será criada sem a necessidade de uma solicitação de compras ou aprovação da mesma.

Caixas de seleção

Baixar Proporc. Qtde Prod.
A opção Baixar Proporc. Quantidade Produzida efetua a baixa dos componentes dos estoques de forma proporcional, ou seja, os componentes que serão remetidos à terceiros são retirados do estoque de forma proporcional à Quantidade Remetida do produto/serviço principal. Após definida essa quantidade (à remeter) deve-se clicar no botão Aplicar para que os valores proporcionais sejam calculados e lançados na grade Remessa de Componentes para Terceiros.

Com esta opção desmarcada serão mostrados na grade Remessa de Componentes para Terceiros somente os componentes que possuam saldo de lote no estoque, seguindo o critério definido pelo identificador de sugestão de lotes (GER-210EUDLE01). O identificador de regras CHA-900VCSLE01 pode ser utilizado caso desejar visualizar todos os componentes da OP, inclusive os componentes sem saldo de lote no estoque ou com saldo insuficiente. Quando está sem saldo, não será sugerido nenhum lote no campo Lote Fab. na grade Remessa de Componentes para Terceiros. Quando o saldo for insuficiente, irá sugerir os lotes que o saldo disponível consegue atender e também irá mostrar mais um registro com lote em branco para este componente, com a quantidade restante que falta atender.

O identificador CHA-900VCSLE01 será chamado ao clicar em Mostrar quando a opção Baixar Proporc. Qtde Prod. estiver desmarcada.

Mostrar valor do serviço
Ao marcar este item, o valor do serviço utilizado é apresentado nas colunas Tab. Preço, Preço Unitário e Valor Total da grade O.Ps/O.Ss.

Preparar NF Remessa
Com esta opção selecionada é gerada a Nota Fiscal de Remessa de Serviço. Na avaliação do estoque dos itens (componentes) da NF Remessa, é considerado o critério de formação de estoque de remessa informado na tela Parâmetros da Filial para Estoques.

Quando, na remessa, ocorrer a mensagem de saldo estoque insuficiente, mesmo havendo estoque suficiente para atender à reserva do componente da O.P., e o parâmetro Critério Formação Estoque na filial contiver um critério para descontar a reserva do estoque (como no critério 8), é necessário informar o parâmetro Critério Formação Estoque Remessa. Nesse cenário, na geração da nota de remessa, a reserva do estoque não deve ser descontada. Portanto, no parâmetro Critério Formação Estoque Remessa, deve-se informar um critério que não desconte a reserva do estoque, como o critério 1.
Isto é válido na remessa de componentes com e sem controle de lote.

Para que ela seja selecionada automaticamente e sem a possibilidade de alteração, o parâmetro Gera NF de remessa automaticamente, localizado na tela F070EPR, deve estar preenchido com S (Sim). Se ele estiver como N (Não) essa caixa de seleção pode ser marcada ou desmarcada sem restrição.

Observação

  1. é possível utilizar o identificador de regras CHA-900TNIRS01 para definir, via regra, a transação para as notas fiscais de remessa para filiais;
  2. é possível utilizar o identificador de regras CHA-900AGCNF01 para agrupar os componentes em um mesmo item da nota fiscal de remessa (soma as quantidades).

Baixar Cupom.
Com esta opção selecionada, os componentes selecionados com as quantidades informadas além de serem carregados na NF de remessa, também serão baixados no estoque.

Importante

Não é possível realizar a baixa de componentes que tiveram o status alterado para "Inativo", após a criação da O.P. Quando houver algum componente nesta situação no momento da baixa, ele é desconsiderado e será gerada uma observação, nas observações da OP, informando que a baixa não foi realizada, pois o componente estava inativo.

Grade O.Ps./O.Ss.

Faz a movimentação de remessa das Ordens de Produção/Serviço nas etapas em que os estágios ou operações se encontram cadastrados com tipo externo (realizado por terceiros). A grade mostra detalhes da Ordem de Produção/Serviço, exibindo os campos para definição de qual fornecedor o serviço será enviado e o tipo de serviço a ser executado.

Para a utilização do agrupamento de componentes das OPs, no momento de gerar a NF de remessa, é necessário que o identificador de regras CHA-900AGCNF01 esteja ativo. Assim a tabela de Ligação Item Nota Fiscal Venda (E900RIN) possibilita a consulta posterior desse processo.

É possível remeter uma quantidade maior do que a prevista na operação anterior, desde que tenha estoque suficiente dos componentes proporcional à quantidade informada. Isso possibilita remeter a mais nos casos que o fornecedor gerou refugo devido a algum problema na sua produção. Caso deseje bloquear a remessa desta quantidade a mais, utilizar o identificador de regras CHA-900CONSI01.

Campos

Fornecedor
Mostra o código do fornecedor. É possível alterar o fornecedor antes de enviar uma remessa. Neste caso irá gerar uma nova  ordem de compra e nota fiscal para este fornecedor. Para fechar a ordem de compra antes de enviar a remessa é necessário que o identificador de regras PCP-910GOCSF01 esteja cadastrado e ativo.

Preço Unitário
O preço virá do campo Preço Compra da tela F080SER ou F080CSA. Caso o fornecedor tenha uma tabela de preço padrão definida na tela F095HFO, o preço virá da tabela de preço de compra (F082GTP).

Tab. Preço
Será  buscado o preço da tabela de preço de compra (F082GTP), conforme o serviço a ser utilizado, para o produto em questão. Esta tabela deverá ser informada no cadastro do fornecedor que receberá o serviço.

Valor Total
Fará o seguinte cálculo: quantidade remetida * preço unitário. Os valores serão calculados ao mostrar os dados na tela e recalculados, caso o usuário alterar o fornecedor ou a quantidade remetida.

Botões

Seleção
Abre a tela Seleção OPs - Terceirização (F900SOT), que permite digitar OPs com origens e estágios diferentes para remessa. O botão é habilidade somente quando a opção Movimento for Sem pré-leitura de OPs.

Ao selecionar as OPs na tela de Seleção, os campos Origem, OP/OS/, Rel. Prod, Estágio e Seq. Roteiro serão desabilitados na tela F900RST, sendo possível reabilitá-los por meio do botão Cancelar. Os outros campos da tela, como Fornecedor e Serviço, consideram as origens e estágios informados na tela de Seleção. O processamento das informações da tela será realizado considerando as diferentes origens.

Identificadores de regras

Módulo Código
CHA 900AGCNF01
CHA 900RSTQT01
CHA 900DPIRS01
CHA 900CMROP01
CHA 900DDRCT01
CHA 900CONSI01
CHA 900TNIRS01
PCP 910NGOCS01
PCP 900PDOCS01
CHA 900VCSLE01
CHA 900ADCNF01
CPR 420EMAOC04
ENG 700INIVA01

Identificadores de modelos

Parâmetros globais

Nome Descrição
SfxRemInt Sequência mínima a ser usada na inclusão de opção de operação, quando processando a remessa de uma operação inicialmente interna.

Este artigo ajudou você?