Segmentos > Agronegócio > Receituário Agronômico > Processos > Receita agronômica > Envio de receituário via eDocs - IDAF (ES)

Envio de receituário via eDocs - IDAF (ES)

Esta documentação tem como objetivo explicar o processo de comunicação entre o ERP (Gestão Empresarial | ERP) e o sistema do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, por meio do eDocs.

Conforme Instrução Normativa nº 013, de 03 de dezembro de 2020, a emissão de receituário, que tem destino de aplicação em solo espírito-santense (ou seja, pode vir de outra UF), deve ser comunicada ao IDAF, que é a autarquia responsável pelo controle dos receituários. Ao emitir ou cancelar uma receita na tela de Emissão da receita agronômica (F113REM), será possível transmitir essa situação para o eDocs, que irá comunicar ao IDAF sobre a ação realizada. Após isso, a agência irá autorizar, ou não, o receituário e a informação será devolvida ao ERP.

Parametrizações ERP (Gestão Empresarial | ERP)

Requisitos de comunicação com o eDocs

Na tela Parâmetros de Integração (F191CPT), deve-se configurar os parâmetros de comunicação com o eDocs, informando a URL, o usuário e a senha.

Saiba mais também sobre a Integração com o eDocs.

Requisitos de Receituário Agronômico

O IDAF exige o preenchimento de diversas características de receituário, sendo que os termos que definem essas características podem variar dependendo da UF. Segue, abaixo, lista com os campos exigidos, bem como a fonte de informação no ERP:

Armazenamento de Logs

Fluxo de exemplo do envio do Receituário Agronômico ao eDocs

Transmissão de Receita Emitida

Para que a transmissão possa ser feita, a situação da receita precisa estar como Emitida e com aplicação destinada ao estado de Espírito Santo. A transmissão pode ocorrer em dois momentos:

Transmissão da Receita Cancelada

Transmitir o cancelamento de receitas somente estará disponível a partir da situação Enviada. A troca da situação para Cancelada (3) acontecerá se a cadeia de comunicação com a autarquia for concretizada. Caso falhe, a situação da receita permanecerá como está.

Observação

Receitas que não tem destino de aplicação em Espírito Santo não possuem o controle descrito acima, ou seja, o cancelamento de receitas será feito diretamente.

Vale ressaltar também, que os processos automáticos do eDocs não atuam no receituário. É possível habilita-los, porém, não serão efetivos para verificar divergência em status.

Confira o processo automático que visa facilitar o processo de envio dos receituários agronômicos ao órgão fiscal IDAF - Espirito Santo.

Este artigo ajudou você?