Leiaute de exportação e importação para remessa e retorno do pagamento eletrônico

O leiaute de exportação é o modelo de leiaute utilizado para enviar (remessa) as informações do pagamento eletrônico para o banco portador. E leiaute de importação é o modelo de leiaute utilizado para receber (retorno) as informações do pagamento eletrônico do banco portador.

Importante

Não é possível fazer o pagamento de um tributos sem código de barras para títulos agrupados.

O modelo de leiaute de exportação deve possuir a seguinte lógica:

Leiaute de remessa (SAEX045.SCF: Remessa PE Banco do Brasil: este leiaute também trata a remessa dos tipos de pagamentos:

Ao gerar o arquivo de remessa será apresentado um código diferente para identificação do banco, dependendo do tipo de pagamento utilizado, conforme regra seguinte:

se ((FinPePgtBan = "41") ou (FinPePgtBan = "43"))

VCodCam = "018";

senao

inicio

se (FinPePgtBan = "03")

VCodCam = "700";

senao

VCodCam = "001";

Leiaute de remessa (SAEX046.SCF: Remessa PE Bradesco - Código de Barras Lido): o modelo Remessa PE (Bradesco) (SAEX044.SCF) também gera as informações complementares nas colunas 374 a 413, quando o Tipo de pagamento for "DOC" ou "TED" e a modalidade de pagamento (PGTBAN) for "03", "07" ou "08".

Dentro do padrão CNAB 240, os tipos de pagamento ou lançamento estão agrupados por lotes, que compreendem segmentos definidos por letras:

Os registros de 1 a 5 devem existir no arquivo mesmo que os mesmos não sejam exportados (pode-se deixar de fora apenas os registros 6 e 7). Caso não sejam exportados os registros opcionais, cancele no procedimento "A cada gravação" do registro em questão.

O cabeçalho de Registro 1 serve para o cabeçalho de Lote para os segmentos J, K, L e M. O cabeçalho de Registro 2 serve para cabeçalho de Lote dos segmentos A, B e C. Mesmo que os cabeçalhos dos Lotes 1 e 2 sejam iguais (Banrisul) é necessário que existam os dois no modelo de exportação, neste caso é sugerido fazer a duplicação.

Observação

Para descobrir qual o título que foi enviado ao banco existem duas maneiras, uma pelo código de barras que vem no segmento J e que deve estar cadastrado no título e a outra é agrupar algumas informações (Número, tipo e fornecedor) no campo Seu Número que se encontra nos segmentos A e K.

Neste caso o campo Seu Número (20 posições) do arquivo de remessa será constituído conforme a parte selecionada, 0 + CODFOR + NUMTIT + CODTPT. Isto ocorre porque nos segmentos A ou no K, o campo nosso número não pode ser utilizado, como se faz na Cobrança Escritural, visto que o título não estará necessariamente no banco em que está se pagando. Isto acarreta do Pagamento Eletrônico não ser multiempresa e nem multifilial.

Na exportação dos dados de retorno, há duas formas de se localizar o título:

Observação

Caso se utilize o segmento J para localizar um título no retorno, não se deve utilizar o segmento K, ou se utiliza um ou o outro para o mesmo título, senão o registro será duplicado.

Cadastrar modelo de leiaute

Para cadastrar um modelo de leiaute de exportação e/ou de importação, selecione os leiautes nos campos Código Layout Exportação e Código Layout Importação da tela F039POR.

Se nestes campos não existir algum modelo informado, ao acessar a tela de remessa e informar o portador, será apresentada a mensagem: "É necessário informar modelo de exportação/importação para P.E. em Cadastros - Portadores". Para cadastrar o diretório dos arquivos de remessa e de retorno, devem ser parametrizados os campos da seguinte maneira:

Nos campos Diretório Arquivos Remessa PE e Diretório Arquivos Retorno PE, indique os locais para salvar os arquivos de remessa e de retorno. Para cadastrar o número do arquivo de remessa, informe um número inicial em Nº Arquivo Remessa Banco PE, que é gravado automaticamente após a remessa para o banco, sempre o último número do arquivo de remessa enviado.

Veja também:

Este artigo ajudou você?