Carta de correção eletrônica
Permite gerenciar e consultar as cartas de correções eletrônicas. Os arquivos eletrônicos de carta de correção serão gerados com base na Nota Técnica 2011/03 divulgada no Portal da Nota Fiscal Eletrônica e pela SEFAZ.
A Carta de Correção é disciplinada pelo $1º A do art. 7º do Convênio S/N, de 15 de dezembro de 1970, e pode ser utilizada "para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com:
- I. as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
- II. a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
- III. a data de emissão ou de saída".
O que você pode fazer:
Faça a geração da carta de correção para os documentos:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): campo Dispositivo Autorizado da tela Séries de Notas Fiscais (F020SNF) parametrizado com o valor "6 - Nota Fiscal Eletrônica";
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e): campo Dispositivo Autorizado da tela Séries de Notas Fiscais (F020SNF) parametrizado com o valor "7 - Conhecimento de Transporte Eletrônico".
Para a geração de uma carta de correção para uma NF-e, siga este procedimento em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Carta de correção eletrônica (F140CCE):
- Determine que a geração da carta é para o documento Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Informe no campo Série, o código da nota fiscal eletrônica que deseja corrigir;
- Em seguida, o número da nota emitida anteriormente e já autorizado pela SEFAZ.
- Em Seq. Evento, o número do evento de correção do documento;
- Na guia Nota Fiscal Eletrônica, insira no campo Descritivo correção, uma descrição da correção (com no mínimo 15 caracteres) que será enviada para SEFAZ, no arquivo eletrônico através do campo xCorrecao;
- Na guia Atualizar Documento, faça a atualização das informações de Transportadora, Frete CIF/FOB, quantidade/código de embalagens, Peso Líq., Peso Bruto, Placa e a natureza de operação - CFOP;
- Por fim, clique em Processar para salvar as informações e em Enviar para fazer o envio desta carta de correção para SEFAZ.
Após o processamento, visualize na guia Nota Fiscal Eletrônica, que a situação do evento está como "2 - Enviada". Quando integrado com eDocs, a situação da carta é atualizada automaticamente.
Faça a geração e consulta das cartas de correções eletrônicas através da tela Carta de Correção Eletrônica (F140CCE). Não poderão ser enviadas cartas para notas fiscais que tenham a situação eletrônica diferente de "3 - Autorizada".
A última correção para uma determinada nota fiscal substituirá todas as correções anteriores.