Manual por processos > Mercado > Gestão de Faturamento > Emissão de nota fiscal > Emissão de nota fiscal de saída por produto/serviço

Emissão de nota fiscal de saída por produto/serviço

Gerenciamento das emissões de Notas Fiscais Eletrônicas de Produtos/Acertos (NF-e) e Notas Fiscais Eletrônica de Serviços (NFS-e), em que as informações são tratadas e enviadas à Fazenda competente e, após o processamento, retornadas ao Gestão Empresarial | ERP. Este processo ocorre através de um "mensageiro" que captura o arquivo gerado pelo Gestão Empresarial | ERP, realiza os ajustes pertinentes ao layout e Schemas mais atuais, em seguida envia e recebe o retorno do processamento desse arquivo.

É possível emitir NF-e de produto conjugada e com todas as particularidades necessárias. Por exemplo: Combustíveis, Cana de Açúcar, Veículos Novos e Medicamentos. Além de vincular eventos de correção às notas fiscais, através da emissão de Carta de Correção Eletrônica.

A NFS-e é um documento de existência exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente pela Prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços. A sua geração será feita, automaticamente, por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes. Para que sua geração seja efetuada, dados que a compõem serão informados, analisados, processados, validados e, se corretos, gerarão o documento. A responsabilidade pelo cumprimento da obrigação acessória de emissão da NFS-e e pelo correto fornecimento dos dados à secretaria é do contribuinte.

Em grande parte, as prefeituras trabalham com o formato Abrasf, que foi definido por meio de reuniões das áreas de negócio e tecnologia da informação com os representantes dos municípios integrantes da Câmara Técnica da Associação Brasileira de Secretários e Dirigentes das Finanças dos Municípios das Capitais (Abrasf), que tiveram como principal objetivo a geração de um modelo de processo que considerasse as necessidades e as legislações de cada município.

O Gestão Empresarial | ERP gera o arquivo eletrônico da NFS-e em três formatos: Abrasf, NDDigital, Converge.net. Os três são basicamente regidos pelas regras definidas no manual do contribuinte para nota fiscal de serviço eletrônica da Abrasf, sendo que o formato NDDigital e o Converge.net possuem algumas particularidades distintas. No formato Abrasf pode-se utilizar uma integração com um software emissor ou emitir notas fiscais manualmente. O retorno da situação e dados dos documentos eletrônicos pode ser realizado através de ação SID, web services, ambos compatíveis apenas com o Gestão Empresarial | ERP da Senior, ou manualmente.

Importante

Não estão previstas correções na NFS-e, ou seja, uma vez emitida, ela não poderá mais ser alterada, apenas cancelada ou substituída, mantendo sempre a devida referência entre os documentos associados.

Em virtude do sistema de mensageria oficial da Senior Sistemas ser o eDocs, a integração entre Gestão Empresarial e NDDigital não recebe qualquer correção ou implementação.

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

Veja também:

Este artigo ajudou você?