F043RMP - Relacionamento entre Modelos de Plano
Esta tela permite o relacionamento entre os modelos de plano contábil, modelos de plano financeiro e modelos de plano de centro de custos. Este relacionamento é necessário no processo de validação do modelo de plano, na geração do SPED ECF e na geração do SPED - ECD, onde o plano contábil e/ou de composição auxiliar devem ser relacionados ao referencial solicitado.
Processos
Validação de Modelo de Plano
- Cadastrar o novo modelo
O contador deverá definir o novo plano conforme necessidade da sua empresa, depois que tiver 100% definido e analisado, deve-se realizar o cadastro do novo plano, por meio da tela F043MPC. - Processar o relacionamento
Na tela F043RMP deve-se informar o tipo de plano, modelo de plano origem (que é o plano antigo) e modelo de plano destino (o novo modelo a ser aplicado na empresa). Ao clicar no botão Mostrar será apresentada as contas do modelo de plano origem para fazer o relacionamento com o modelo de plano destino, através do campo Conta Para.
Se no plano origem a conta Caixa era 100 e no novo será 200, no campo Conta Para deve ser informada a conta 200. Para o modelo de plano contábil a rotina é bem flexível, podendo relacionar várias contas para apenas uma conta no novo (relacionamento de N para 1).
Uma conta sintética pode se tornar analítica no plano novo, porém uma conta analítica não pode se tornar sintética no novo plano.
- Processar a validade do modelo
No caminho Cadastros > Modelos de Planos > Validade de Modelo de Plano (F043VMP) (ATENÇÃO):
Para realizar a validade de modelo de plano, aconselha-se fazer um backup da base de dados antes de executar o processo, tirar TODOS os usuários para evitar alterações na base de dados, no momento que estiver processando (o processo de validade de modelo de plano altera TODAS as tabelas que possuem o código da conta existente do modelo afetado).
Informar o tipo de plano, a opção Mudança de Plano, plano de origem e destino, e período de validade que deverá ser 12/XXXX.
Digamos que hoje é dia 11/11/2008 e o contador decidiu mudar o plano de contas para o ano de 2008. A data de validade deverá ser 12/2007 e ao processar a validade, os lançamentos feitos até 31/12/2007 serão transportados para a estrutura histórico e os lançamentos até 11/11/2008 serão substituídos pelas contas do novo modelo.
Antes de validar o exercício de 2007 conforme o exemplo, o ano de 2007 deve estar encerrado com o Balanço Patrimonial, Balancete de verificação, Livros Razão, Diário, pois o Gestão Empresarial | ERP transfere todos os movimentos até o ano de 2007 para tabelas de histórico.
Se todas as recomendações forem seguidas e a parametrização realizada corretamente, conforme descrito acima, basta clicar no botão Processar. Este procedimento é demorado, pois o ERP acessa todas as tabela do sistema para substituir a conta destino pela conta nova. Aconselha-se, inclusive, fazer a validade de modelo de plano no final de semana.
Relacionamento de Modelo de Plano Referencial (SPED - ECD)
Observação
Quando for feito um relacionamento entre contas (modelo empresa X plano referencial) que se enquadre em um dos cenários a seguir, é exibida uma advertência e é preciso decidir se irá ou não continuar com o relacionamento:
- Relacionamento de Contas Analítica (modelo da empresa) X Contas Sintéticas (modelo referencial);
- Relacionamento de Contas Sintéticas (modelo da empresa) X Contas Analíticas (modelo referencial);
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja A-Ativo com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de A-Ativo;
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja P-Passivo com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de P-Passivo;
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja L-Patrimônio Líquido com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de L-Patrimônio Líquido;
- Conta do plano da empresa cuja definição do grupo seja D-Despesas ou X-Ambos com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de D-Despesas ou X-Ambos;
- Conta do plano da empresa cujo definição do grupo seja R-Receitas ou X-Ambos com conta do plano referencial cuja definição do grupo seja diferente de R-Receitas ou X-Ambos.
1. Cadastrar o modelo de plano referencial. O cadastro do modelo de plano referencial pode ser realizado manualmente pela tela F043MPC ou por importação de arquivo. Para realizar o cadastro manualmente basta incluir um novo modelo de plano indicando Modelo Referencial igual S(sim) e no campo Código Int. Referencial informe o código correspondente (exemplo: 10-Secretaria da Receita Federal). Para realizar o cadastro através da importação de arquivo texto, verifique se o arquivo de configuração do sistema (.CFG) possui a chave PERMITESQLREGRA com o valor SIM. Utilize o layout de importação 80 (Importação das contas Mod. Plano Referencial SRF) para realizar a importação do arquivo disponibilizado pelo SRF.
2. Relacionar o modelo de plano da empresa com o referencial.
3. Para realizar o relacionamento do modelo de plano de conta contábil com um
modelo de plano de centro de custos, é necessário informar o modelo de plano
origem (da empresa), o modelo de plano de custos (a ser relacionado) e o modelo
de plano destino (referencial). Caso já exista relacionamento do modelo de plano
de contas da empresa com o modelo de plano referencial, deve-se clicar no botão Ini. Rel CC., que manterá o relacionamento já existente entre os modelos,
possibilitando informar apenas o centro de custos para a conta.
Quando precisar relacionar mais de um centro de custos para uma conta, pressione
a tecla Insert que uma nova linha com os dados da conta será acrescida acima.
Porém, o campo Conta Para sairá zerado, sendo necessário informá-lo. Para
excluir uma linha, basta pressionar as teclas Ctrl + Del.
O relacionamento do modelo de plano contábil com o modelo de plano de centro de custos será necessário para gerar os centros de custos no arquivo, para os registros I051, I155, I250, I310 e I355.
Importante:
Caso sejam utilizados centros de custos sintéticos, para que não ocorram recusas no SPED ECF, é necessário vincular manualmente na grade Relacionamentos os centros de custos analíticos por meio do relacionamento de modelos e planos contábil. Ou seja, é necessário gerar uma linha para cada centro de custo analítico relacionado ao centro de custo sintético.
Importação do Relacionamento
Para realizar a importação do relacionamento entre modelos através de um
arquivo, deve-se acessar a tela FExeForm, selecionar o modelo de importação
SAIM00081 (Modelo de Planos - Relacionamentos entre modelos) e informar o
arquivo a ser importado.
O arquivo será composto pelas colunas: CODMPC (Código do modelo de plano
origem), CODMPA (Código do modelo de plano destino), SEQMPC (Sequência de
registro ), CTAANT (Código reduzido da conta contábil origem) e CTAATU (Código
reduzido da conta contábil destino ).
O importador realiza as seguintes consistências:
- verifica se o modelo de plano origem existe no sistema;
- consiste se o Tipo de Plano é 1 e se é Modelo referencial. Caso seja modelo referencial, a importação desta linha não será realizada;
- verifica se o modelo de plano de destino existe no sistema;
- consiste se o modelo de plano destino é o mesmo código do modelo de plano origem. Caso seja, a importação desta linha não será realizada;
- verifica se a sequência foi informada;
- verifica se a conta contábil existe no modelo de plano origem;
- verifica se a conta contábil existe no modelo de plano destino;
- verifica se a conta contábil destino é sintética e a conta contábil origem é analítica. Caso seja, a importação desta linha não será realizada.
As divergências encontradas serão apresentadas após o término da importação, em um arquivo .txt.
Modelo de Plano Contábil
Para realizar o relacionamento entre o modelo de plano contábil e o referencial, deve-se informar no modelo de plano origem o código do modelo utilizado pela empresa e, no modelo de plano destino o código do modelo de plano referencial. Será considerado como modelo de plano referencial aquele que tiver a indicação Modelo Referencial igual a S(sim), no cadastro de modelo de plano (F043MPC).
No campo Modelo Plano Origem será possível informar apenas os modelos de planos referenciais quando os estes estiverem ligados à uma empresa. Caso contrário, será exibida a mensagem: Não é permitido informar modelo de plano referencial como origem. Não existe empresa relacionada a este modelo..
Modelo de Plano de Composição Auxiliar
Ao selecionar o tipo de modelo de plano de composição auxiliar será apresentada a mensagem A rotina de Validade de Modelo de Plano não está disponível para Modelo de Plano de Composição Auxiliar. Este relacionamento será utilizado somente para geração do SPED - Contábil.. Da mesma forma que ocorre para o modelo de plano contábil, deve-se informar, no modelo de plano origem, o código do modelo de composição auxiliar utilizado pela empresa e, no modelo de plano destino, o código do modelo de plano referencial. Neste caso será permitido que o relacionamento seja realizado entre o modelo de composição auxiliar (origem) e um modelo contábil (destino), desde que o modelo de plano contábil (destino) seja referencial.
Relacionamento entre Modelos de Plano Correlatas
Campos
Tipo Plano
Indica o tipo de plano que será realizado o relacionamento.
- Contábil
- Financeiro
- Centro Custos
- Composição Auxiliar
Modelo Plano Origem
Código do modelo de plano base para a realização do relacionamento.
Modelo Plano C.Custo
Código do modelo de plano de centro de custos que terá o relacionamento efetuado com o plano contábil.
Modelo Plano Destino
Código do modelos de plano que terá o relacionamento efetuado.
Mostrar Todas as Contas
Exibe todas as contas do plano origem, independente se há ou não relacionamento com o plano destino.
Lucro de Exploração
Quando o tipo de relacionamento entre plano de contas for "1 - Contábil", o sistema permite ao usuário indicar se as contas analíticas têm relação com lucro de exploração, onde o objetivo é detalhar o saldo no registro N605 - Contas contábeis envolvidas na apuração do Lucro da exploração do SPED ECF.
Campos da grade
Conta De
Conta referencial ao modelo de plano origem.
Classificação
Classificação da conta do modelo de plano, conta origem.
Tipo
O campo será exibido quando no filtro for informado o tipo de modelo de Centro de Custos. O tipo refere-se ao campo Tipo Centro Custos, definido no Cadastro do modelo
de Plano de Contas, da conta origem.
Abreviatura
Nome reduzido da conta origem.
Nível
Nível hierárquico da conta origem.
A/S
Indica se a conta origem é analítica (A) ou sintética (S).
Conta Para
Código da conta em que será relacionada com a conta origem.
Classificação
Classificação da conta do modelo de plano, conta destino.
Tipo
O campo será exibido quando no filtro for informado o tipo de modelo de Centro de Custos.
O tipo refere-se ao campo Tipo Centro Custos, definido no Cadastro do modelo
de Plano de Contas, da conta destino.
Abreviatura
Nome reduzido da conta destino.
Nível
Nível hierárquico da conta destino.
A/S
Indica se a conta destino é analítica (A) ou sintética (S).
Botões
Mostrar
Exibe as contas do modelo de plano origem para que o relacionamento seja criado com o modelo de plano destino.
Processar
Salva o relacionamento entre as contas de origem e destino, definidos pelo usuário.
Excluir
Realiza a exclusão dos relacionamentos entre o modelo de plano origem e destino.
Para excluir o relacionamento, por exemplo, de apenas uma classificação, basta
clicar no botão Seleção, informar o tipo do modelo, a Classificação,
confirmar e clicar no botão Excluir.
Seleção
Exibe a tela F043SRM.
Aplicar
Realiza o relacionamento de todas as contas subordinadas à Conta De, quando for informada uma Conta Para analítica para um relacionamento com uma Conta De sintética. Para realizar este relacionamento o cursor deve estar posicionado sobre a Conta Para informada, e somente serão atualizados os relacionamentos onde ainda não exista Conta Para informada. Quando os três modelos de plano forem informados (Plano Origem, Plano C. Custo, Plano Destino) e for informado um centro de custo em C.Custo de ele será replicado para todas as contas que tiverem o relacionamento atualizado.
Imprimir
Ao clicá-lo, será exibida a tela de entrada do modelo de relatório CTCT072.GER (Relacionamento
entre modelos de planos), permitindo a impressão das contas relacionadas entre os modelos de planos e
centro de custos.
Ini. Rel. CC.
Esse botão será utilizado para
parametrização do SPED ECD.