Troca do modelo de plano
Troca Plano Contábil
Para realizar a troca do modelo de planos contábil, é necessário seguir os passos:
- O contador deverá definir o novo plano de contas, conforme necessidade da sua empresa. Após a definição, deve-se acessar a tela F043MPC e cadastrá-lo.
- Na tela
F043RMP, deve-se informar os seguintes campos:
- Tipo de Plano: "1" (Contábil)
- Modelo de Plano Origem: código do plano antigo
- Modelo de Plano destino: código do plano novo
Ao clicar no botão Mostrar, as contas do plano antigo será retornada à tela. Deve-se realizar o relacionamento no campo Conta Para, ou seja, se no plano antigo a conta era "100" (Conta Caixa) e no novo será "200" (Conta Caixa), no campo Conta Para deverá ser informada a conta "200" e assim sucessivamente.
Para o plano contábil a rotina é flexível, podendo relacionar várias contas para apenas uma conta no novo plano, ou seja, relacionamento de N para 1. Assim, o plano de contas pode diminuir ou aumentar.
Observações
- Uma conta sintética pode se tornar analítica no plano novo. Porém, uma conta analítica no antigo não poderá se tornar sintética no novo.
- Após fazer todo o "De Para", deve-se clicar no botão Processar. Se fizer algum relacionamento errado neste processo, retornará mensagem com os erros, bastando relacionar corretamente e novamente processar. Todas as contas do plano antigo devem estar relacionada ao plano novo.
- As contas contábeis, informadas nos aglutinadores que possuem o código da empresa, serão atualizadas ao realizar a mudança do plano contábil.
- Poderá ocorrer violação de chave quando várias contas do plano antigo estiverem relacionadas a mesma conta do novo plano e essas contas antigas forem usadas no mesmo lançamento, como débito e crédito, com o mesmo centro de custo para ambos.
- Na tela F043VMP, muita atenção:
- tirar TODOS os usuários da base;
- fazer um backup da base de dados. Identificar este backup, caso seja necessário pode-se utilizá-lo;
- só deve ficar o terminal que processará a mudança.
Para realizar a validade do modelo de plano, deve-se informar os seguintes campos:
- Tipo de Plano: "1" (Contábil)
- Opção: "Mudança de Plano"
- Modelo de Plano Origem: código do plano antigo
- Modelo de Plano Destino: código do plano novo
- Validade do Plano (Até): ATÉ quando vale o PLANO ANTIGO. Sempre será 12/XXXX
Na data de xx/05/2010 o contador decide mudar o plano de contas para o ano de 2010. O plano de contas deve ter periodicidade sempre de um ano. Então, a data de validade deve ser 12/2009. Ao processar a validade, TODOS os lançamentos feitos até 31/12/2009 serão transferidos para as tabelas de históricos. E os lançamentos a partir de 01/01/2010 até xx/05/2010, serão substituídos pelas contas do plano novo, de acordo com o "De Para".
Importante
Antes de informar a data 12/2009, conforme o exemplo, o ano de 2009 deverá estar encerrado com o balanço patrimonial, balancete de verificação, livros razão, diário tudo já encadernado, pois a rotina transfere TODOS os movimentos do ano de 2009 para tabelas de históricos (então não será mais possível listar o relatório para o ano de 2009). Só é possível fazer algumas consultas para o ano de 2009.
No caso da obrigatoriedade de entregar o SPED contábil, este também deve ser gerado e enviado para receita. Também deverá estar autenticado pela receita como válido, ou seja, após a mudança de plano não pode mais ser gerado o SPED para o ano de 2009. O mesmo serve para a Instrução Normativa 86.
Se tudo estiver certo, conforme descrito, basta clicar no botão Processar. Este processo é demorado, pois a rotina acessa TODAS as tabelas do sistema para substituir a conta velha pela conta NOVA. Aconselha-se realizar este processo no final de semana.
A única tabela que não é atualizada é a tabela E048FCT quando possui conta fixa no endereço de busca. Assim, as formas de contabilização que possuírem conta fixa é necessário realizar a alteração das contas manualmente.
- Após o término do processo
- A rotina de conciliação de saldos é imprescindível e é realizada pela
tela F650CCT. Nesta tela
deve-se informar:
- Filial: deixar em branco (para conciliar todas as filiais);
- Período: 01/2009 a xx/2009;
- Opção: mostrar todas as divergências;
- Processo: corrige saldos contábeis.
- Em seguida clique no botão Conciliar. O processo é demorado pois cria todos os saldos novamente.
- A rotina de conciliação de saldos é imprescindível e é realizada pela
tela F650CCT. Nesta tela
deve-se informar:
Observação
Para os passos 1º e 2º a base pode ser utilizada normalmente. A partir do 3º passo, nenhum usuário poderá utilizá-la. Caso seja utilizada dará várias inconsistência em N rotinas. O backup realizado antes da execução do 3º passo deve ser guardado e identificado, para possíveis eventualidades. Se processar a validade, a base só poderá ser liberada após o termino da rotina, caso ocorra algum problema deve-se voltar o backup.
Os saldos iniciais são gerados por meio de lançamentos contábeis baseados nos saldos das contas no mês da validade do plano atual. Nestes lançamentos, no campo Obs. Compl., é atribuído o texto "Saldo da conta 9999" que indica a origem do saldo da conta no novo plano contábil.
Dica Para Ficar Mais Rápido
- O botão Parâmetros exibe a tela que indica quais processos deverão ser quebrados mensalmente para execução, evitando problemas de performance e erro de banco de dados.
- O botão será habilitado somente quando o "Tipo Plano" informado for "1 - Contábil".
Troca Centro de Custos
Para realizar a troca do modelo de planos de centro de custos, é necessário acessar a tela F043MPC para cadastrar o novo modelo de planos. Em seguida, acesse a tela F043RMP e faça o relacionamento do modelo de planos atual com o modelo de plano de custos criado.
A opção "Mostrar todas as contas" será utilizada para mostrar todas as contas do modelo. Quando esta opção não estiver assinalada, serão mostradas apenas as contas que não tem relacionamento, ou seja a "Conta Para:" não está cadastrada.
Na coluna "Conta Para" deve ser informado a nova conta, que mostrará o "C.Custos Para" relacionado. Este relacionamento será consistido da seguinte forma:
- nenhum centro de custos poderá estar sem o "C.Custos Para";
- no "C.Custos Para" não podem haver centro de custos repetidos, ou seja somente de 1 para 1;
- os centro de custos informados no destino não podem ter sido utilizados no plano origem, a não ser que não houve alteração do centro de custos "De" para o "Para" (código permanece o mesmo, mas deve ser informado no relacionamento. Ex: C.Custos De = 100 C.Custos Para = 100);
- o "Nível" e o "Tipo de C.Custos" não poderão ser alterados.
Após criar o relacionamento entre os planos, acesse a tela F043VMP, informando o tipo de plano "3 - Centro Custos", o modelo de planos origem (antigo) e o modelo de plano destino (novo). Ao clicar em "Mostrar", serão listadas as empresas que usam o mesmo modelo do plano origem. Portanto, será necessário assinalar a(s) empresa(s) que trocarão o modelo de plano.
Ao processar a validade do modelo de plano, será gravado um registro por empresa, com o código do modelo anterior e a data inicial e final do período em que o plano (antigo) esteve em vigor. Será consistido se a(s) empresa(s) selecionada(s) já utilizaram o modelo destino anteriormente, pois isto causará duplicidade de chaves nas tabelas de histórico em uma próxima atualização.
Os Campos Opção, Validade do Plano Até, Manter Rateios do plano e Manter Relacionamentos das Contas ficarão desabilitados. Será gravado no registro de Validade a data do dia da execução da rotina como final do período de validade.
Ao "Processar", será gerado o novo Plano de C.Custos e ligado às empresas selecionadas. Será feita a atualização dos campos que se referem ao C.Custos em todas as tabelas do sistema.
A rotina de mudança de plano de centro de custos tem algumas restrições, dentre elas a não possibilidade de realizar o relacionamento de N para 1. Desta forma, há algumas sugestões de como o cliente pode realizar esse processo:
- Ao invés de fazer a mudança, no plano atual inclui-se um novo grupo, com os níveis necessários para atender a nova estrutura. Incluir os centros de custos neste novo grupo e no cadastro do centro de custos, informar o campo aceita rateio=N para os antigos. Não acontecerá nenhum problema nas análises. Se decidir por esta opção, na permissão de usuários deve-se tirar a permissão para todos os usuários para as contas existentes, após isso, os usuários não terão mais acesso as contas antigas.
- Pode-se deixar o plano velho do mesmo tamanho do novo (excluindo as
contas do plano velho). Para isso, deve-se seguir os seguintes passos:
- criar no plano antigo uma conta para receber todas as contas que serão excluídas do plano velho.
- em seguida, na tela F044CCU acesse a conta que deseja excluir. Após clicar no botão Excluir, exibirá uma mensagem avisando que não pode ser excluída devido ao relacionamento (vai informar todas as tabelas que existe a referida conta);
- pelo banco de dados, alterar em todas as tabelas o centro de custo existente pelo centro de custos inserido para transferência;
- voltar na tela do processo 1 e excluir a conta pela tela e pelo banco de dados.
Após excluir todas as contas e deixar o plano antigo do tamanho do novo, fazer o "De para" de 1 para 1.