F660IFI - Integração de Outros Documentos
Esta tela tem por finalidade integrar os títulos do Contas a Receber/Pagar
e Frete, seguro e outras despesas acessórias - Nota fiscal e retenções da gestão do financeiro diretamente para tributos. Estes "Outros documentos" serão utilizados na apuração do faturamento mensal, na apuração do faturamento do IRPJ/CSLL, no cálculo dos impostos dos tipos "41, 42, 43, 44, 47, 48, 53 e 54" e na geração do SPED Contribuições.
A tela estará ativa somente quando a filial for Matriz.
Observação
- para movimentos do contas a receber que possuam intermediação de serviços, o valor de intermediação de serviços (E301MCR.VLRINT) será abatido do valor do movimento (E301MCR.VLRMOV);
- para que a filial seja considerada, no cadastro da filial tributos (F070FEF), o campo Gera SPED Contribuições deve estar com a opção "S - Total";
- para que a filial seja considerada, no cadastro da filial tributos (F070FEF), o campo Gera SPED Contribuições deve estar com a opção "S - Total" ou igual a "N - Não", desde que para a filial do movimento, o campo Filial Consolidadora esteja preenchido com uma filial cujo campo Gera SPED Contribuições indique "S - Total".
Processos
- Para os títulos gerados nessa tela, o sistema verifica se os títulos do contas a receber possuem retenção. Caso sim, são integrados automaticamente por essa tela;
- Os movimentos de "Débito" da "Gestão de Tesouraria", que possuem uma transação cadastrada em "Base Imposto (liga filial)", irão integrar com a "Gestão de Tributos" como "Outros Documentos de Entrada", os movimentos de "Créditos" irão integrar como "Outros Documentos de Saída";
- Os movimentos do Contas a receber são filtrados pela Data de pagamento se o módulo da transação for CRB e pela Data de movimento se o módulo da transação for CRE ou CRV. Os movimentos do Contas a pagar serão filtrados pela Data de pagamento se o módulo da transação for CPB e pela Data de movimento se o módulo da transação for CPE ou CPV;
- Para integrar as retenções e o valor do PIS/COFINS contribuição através do título é necessário cadastrar a transação de baixa do titulo na tela Base (Liga Filial) da filial matriz para os impostos na grade "Imposto Não Cumulativo". Com essas configurações, serão integrados para a gestão de Tributos todos os títulos do Contas a Receber/Pagar lançados no período definido na tela;
- Na integração de "Outros Documentos" do financeiro, não serão integrados títulos com situação "CA" (cancelados);
- Na integração de "Outros Documentos" as alíquotas informadas na classificação fiscal do produto ou serviço serão sugeridas como alíquotas de PIS/COFINS nos campos % PIS e % COFINS da grade, ao efetuar a integração de receitas financeiras;
- As transações cadastradas em Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF) para os impostos do tipo 41 e 42 devem ser do módulo CRB para baixas de títulos a receber, CPB para baixas do Contas a pagar, CRE para a entrada de títulos no Contas a receber, CPE para a entrada de títulos no Contas a pagar, CRV para variação cambial do Contas a receber e CPV para variação cambial do Contas a pagar. Essas transações devem estar ligadas na tela F001TNC;
- É realizada uma consistência para que os valores e a base de PIS e COFINS sejam gerados. Quando for integrado um Outros Documentos de Entrada os campos Recupera PIS e Recupera COFINS devem estar igual a S-Sim, no cadastro do Produto/Serviço e na Classificação Fiscal.
Quando for integrado um Outros Documentos de Saída os campos Tributa PIS e Tributa COFINS devem estar igual a S-Sim, no cadastro do Produto/Serviço e na Classificação Fiscal; - As despesas financeiras que possuem descontos são integradas para a Gestão de Controladoria como uma receita financeira. Já as receitas financeiras que possuem juros e multas são integradas como uma receita financeira. O campo Ent./Saí da grade deve ser preenchido com "S", indicando uma saída.
Assim, um desconto dado a um título do contas a pagar ou juros e multas informados para um título do contas a receber, são integrados para a Gestão de Tributos como "Outros Documentos de Saída". No caso da integração do desconto das despesas financeiras, é obrigatório que o fornecedor também esteja cadastrado como cliente.
Observação
A empresa que integrar os movimentos de variação cambial para apurar o PIS e a COFINS no regime Cumulativo deve configurar o parâmetro Tipo de Cálculo Atualização na tela Parâmetros Ajustes Financeiros (F002PJF), guia Variação Cambial.
Para esse regime de apuração, preencha o parâmetro como E - Estornar Atualização Anterior e Gerar Nova atualização e cadastre somente a transação de Variação Cambial Positiva na tela Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF). Caso ele esteja como D - Gerar Atualização pela Diferença com o Anterior, podem haver disparidades no valor da variação cambial apurada no mês, sendo necessário ajustar manualmente.
Quando, em Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF) - Base Imposto (Liga filial), for indicado que devem ser gerados dois outros documentos, um para multa e outro para juros, o sistema irá gerar o mesmo número de outros documentos. O campo de Sequência irá diferenciar o valor da multa e dos juros. Exemplo:
Título com valor de Juros igual a 100,00 e multa igual a 70,00.
Supondo que o próximo número de Outros Documentos disponível seja o 3, ao final da integração o sistema irá gerar:
Número | Sequência | Valor Operação |
---|---|---|
3 | 1 | 70,00 |
3 | 2 | 100,00 |
Quaisquer valores diferentes de multa e juros que estiverem parametrizados para somar ("+") na transação serão integrados em uma sequência à parte.
Campos
Período
Informar o período em que deseja integrar os títulos.
Listar
Informar o local de onde serão buscados os títulos do Financeiro.
Ao selecionar essa opção serão localizadas as notas fiscais de venda (E660NFV), cujo indicativo do frete seja CIF (CIFFOB = C), e possua valores de Frete, Seguro ou Outras Despesas Acessórias. Esta opção gera os documentos financeiros sobre o Frete, Seguro e Outras Despesas Acessórias presentes no faturamento.
Os documentos serão gerados de forma consolidada, ou seja, um documento para cada tipo de despesa. E os valores serão gerados conforme as movimentações das notas fiscais de venda (E660NFV) cuja a transação indique que o respectivo valor não é considerado na composição do valor de Base de Cálculo do PIS e da COFINS, e que o indicativo do frete seja "C" (por conta do emitente).
- Caso haja notas fiscais de venda com valor de frete (E660NFV.VLRFRE), cujas transações indicarem que este valor não compõe a Base de Cálculo de PIS e COFINS (E001TVE.VENFRP = "N" e E001TVE.VENFRC = "N"), estas serão agrupadas em um único documento na tabela de Outros Documentos.
- Caso haja notas fiscais de venda com valor de seguro (E660NFV.VLRSEG), cujas transações indicarem que este valor não compõe a Base de Cálculo de PIS e COFINS (E001TVE.VENSEP = "N" e E001TVE.VENSEP = "N"), estas serão agrupadas em um único documento na tabela dos outros documentos.
- Caso haja notas fiscais de venda com de outras despesas acessórias (E660NFV.VLRDAC), cujas transações indicarem que este valor não compõe a Base de Cálculo de PIS e COFINS (E001TVE.VENOUP = "N" e E001TVE.VENOUP = "N"), estas serão agrupadas em um único documento na tabela dos outros documentos.
- Ao efetuar uma reintegração do período, devem excluir estes tipos de movimentações e incluir novamente. O campo com o TIPO não terá aplicação nesta situação.
Tipo
Será mostrada a situação dos títulos quando clicar no botão
Mostrar. Se estiver marcado como Integrados, mostrará os títulos do financeiro que já estão integrados; se marcado como Não Integrados,
mostrará os títulos do financeiro que não estão integrados; se marcado Todos, mostrará ambas as situações.
Forma de Contabilização
Ao abrir a tela, caso houver alguma forma de contabilização com origem igual a IOD,
ela será sugerida. Ao clicar em
Mostrar, a forma é enviada para a grade, onde é possível
pesquisar a forma de contabilização.
Tesouraria
Os movimentos de Débitos da Tesouraria gerarão movimentos de
Outros Documentos de Entrada e os movimentos de Crédito gerarão
movimentos de Outros Documentos de Saída.
Fornecedor
Informar o fornecedor quando houver a integração de um movimento de Débito da Gestão de Tesouraria
para a Gestão de Tributos.
Produto/Derivação /Serviços
Informar
o Produto/Derivação ou o Serviço para os títulos do financeiro. Quando clicar no botão Mostrar será mostrado os títulos conforme os
parâmetros selecionados e para cada título deverá ser incluído um produto.
Existe a possibilidade de incluir o mesmo produto ou serviço
para mais de um título ao mesmo tempo, para essa opção existe os botões Apl. Selecion. (Aplicar aos selecionados) ou Apl. Todos(Aplicar a todos).
Caixa de Seleção
Considerar apenas
movimentos com valores de PIS ou COFINS. Quando selecionado, listará apenas os registros que contenham
valor de PIS ou COFINS. Esta condição não se aplica para registros referente
retenções, para este caso poderão ser listados registros com o campo valor PIS
ou valor COFINS igual a zero.
Grade
Esta grade exibe os dados dos títulos financeiros. Ao clicar em Mostrar, os valores de % PIS/COFINS, Valor Base PIS/COFINS, Valor PIS/COFINS, Sit. Trib. PIS/COFINS e Vlr. Ope. não serão exibidos na grade, mas sim após informar o produto/serviço e clicar em Apl. Selecio. ou Apl. Todos. Ao clicar no botão C da grade, será possível definir a ordem em que são apresentados os dados na tela.
Empresa
Indica qual empresa o título financeiro será integrado ou está integrado.
Filial
Indica qual Filial o título financeiro será integrado ou está integrado.
Doc.
Mostra o número do título financeiro gerado no momento integração, este campo só estará preenchido quando o título
financeiro estiver integrado.
Data Oper.
Indica a data do título financeiro.
Forn.
Indica o fornecedor quando for um título financeiro de entrada.
Cliente
Indica o cliente quando for um título financeiro de saída.
Ent./Saí.
Indica se o documento é um título financeiro de entrada ou saída.
Trans.
Indica a transação do título financeiro.
Produto
Indica o produto informado para o título financeiro.
Derivação
Indica a derivação informada para o título financeiro.
Vlr. Ope.
Mostra o valor do título financeiro. Ao clicar em Mostrar, o sistema listará 0 - Zero quando os Outros Documentos não forem relativos a uma retenção de PIS/COFINS ou nota fiscal de saída. Já para os demais casos o valor de operação será igual a Base de Cofins, que é inicializado de acordo com a parametrização da tela Configuração de Imposto para a Filial (F055PPF), para a transação de baixa do contas a pagar ou contas a receber. Ou seja, caso a parametrização para essa transação indique que deva somar somente a multa, esse campo é preenchido com o total de multa da baixa do título.
Serviço
Indica o serviço informado para o título financeiro.
Descr.
Indica a descrição do tipo do título financeiro.
Cta. Ctb.
Mostra a conta contábil informada no título financeiro.
CC.
Mostra o centro de custo informado no título financeiro.
Sit. Trib. PIS
Indica a situação tributaria do PIS conforme o cadastro do produto ou serviço.
Nat. Rec. PIS
Indica a natureza da receita do PIS.
% PIS
Indica o percentual do PIS conforme a tabela de tributação para o imposto do tipo 41,
43, 47, 19, 20 e agrupamento GAF. Ao clicar em Mostrar, o valor não é exibido na grade,
mas sim após informar o produto/serviço e clicar em Apl. Selecio. ou Apl.
Todos.
Será feita a seguinte consistência:
- se o Produto/Serviço possuir o Regime Tributário igual a C -
Cumulativo (F075PRO e F080SER),
o percentual será listado conforme o preenchimento do campo Calcular
PIS/COFINS Financeiro no cadastro do imposto (F070FEF):
- se estiver preenchido com 3 (Regime de Caixa), listará os valores referente ao imposto 47;
- se estiver preenchido com um valor diferente de 3 (Regime de Caixa), buscará os valores dos impostos 41 e 43. Se não houver valor, trará os valores dos impostos 19 e 20.
Vlr. Base PIS
Mostra a base de cálculo do PIS. Este campo é inicializado de acordo com a parametrização da tela Configuração de Imposto para a Filial (F055PPF), para o imposto do tipo 42,
44, 48, 18, 21, para a transação de baixa do contas a pagar ou contas a receber.
Caso a parametrização para a transação de baixa do contas a receber indique que deve somar somente a multa, esse campo é preenchido com o total de multa da baixa do título.
Vlr. PIS
Mostra o valor do PIS para o título.
Sit. Trib. COFINS
Indica a situação tributaria do COFINS conforme o cadastro do produto ou serviço.
Nat. Rec. COFINS
Indica a natureza da receita do COFINS.
% COFINS
Indica o percentual do COFINS conforme a tabela de tributação para o imposto do tipo 42,
44, 48, 18, 21 e agrupamento GAF. Ao clicar em Mostrar, o valor não é exibido na grade, mas sim após informar o produto/serviço e clicar em Apl.
Selecio. ou Apl. Todos.
Será feita a seguinte consistência:
- se o Produto/Serviço possuir o Regime Tributário igual a C -
Cumulativo (F075PRO e F080SER),
o percentual será listado conforme o campo Calcular
PIS/COFINS Financeiro no cadastro do imposto (F070FEF):
- se estiver preenchido com 3 (Regime de Caixa), listará os valores
referente ao imposto 48;
- se estiver preenchido com um valor diferente de 3 (Regime de Caixa), buscará os valores dos impostos 42 e 44. Se não houver valor, trará os valores dos impostos 18 e 21.
- se estiver preenchido com 3 (Regime de Caixa), listará os valores
referente ao imposto 48;
Base COFINS
Mostra a base de cálculo do COFINS conforme parametrização feita na tela Base Imposto (Liga Filial) na filial matriz
para o imposto do tipo 42, 44, 48, 18, 21.
Vlr. COFINS
Mostra o valor do COFINS para o título.
Base PIS Retido
Mostra base de cálculo do PIS retido conforme título financeiro.
Vlr. PIS Retido
Mostra valor do PIS retido conforme título financeiro.
Base COFINS Retido
Mostra base de cálculo do COFINS retido conforme título financeiro.
Vlr. COFINS Retido
Mostra valor do COFINS retido conforme título financeiro.
Base IRRF
Mostra o valor da base de cálculo do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) retido conforme título no financeiro.
Valor IRRF
Mostra o valor do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) retido conforme título no financeiro.
Base CSLL Retido
Mostra o valor da base de cálculo da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) retida conforme título no financeiro.
Valor CSLL Retido
Mostra o valor da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) retida conforme título no financeiro.
Empresa do título a receber
Informa a empresa do título a receber.
Filial do título a receber
Informa a filial do título a receber.
Nº Título a receber
Informa o número do título a receber.
Tipo do título a receber
Informa o código do tipo do título a receber.
Seq.
Informa a sequência de movimento do título a receber.
Empresa do título a pagar
Informa a empresa do título a pagar.
Filial do título a pagar
Informa a empresa do título a pagar.
Nº Título a pagar
Informa o número do título a pagar.
Tipo do título a pagar
Informa o código do tipo de título a pagar.
Fornecedor
Informa o fornecedor do título a pagar.
Seq.
Informa a sequência do movimento do título a pagar.
Empresa da Tesouraria
Informa a empresa da tesouraria.
Conta Interna
Informa o número da conta interna da tesouraria.
Data Mov.
Informa a data do movimento da conta na tesouraria.
Seq.
Informa a sequência na data do movimento da conta interna na tesouraria.
Lct. Multa
O padrão é "N-Não" e somente será "S-Sim" quando, na tela F055PPF Configuração de Impostos para a Filial em Base Imposto (Liga Filial), for definido para a transação do movimento que devem ser gerados dois outros documentos, sendo um para Multa e outro para Juros. Nesse caso, ao herdar as parametrizações do produto/serviço, o sistema assume como valor e base de cálculo dos impostos o valor da Multa do movimento integrado.
Lct. Juros
O padrão é "N-Não" e somente será "S-Sim" quando, na tela F055PPF Configuração de Impostos para a Filial em Base Imposto (Liga Filial), for definido para a transação do movimento que devem ser gerados dois outros documentos, sendo um para Multa e outro para Juros. Nesse caso, ao herdar as parametrizações do produto/serviço, o sistema assume como valor e base de cálculo dos impostos o valor dos Juros do movimento integrado.
Observação
Ao clicar no botão Marcar, todos os registros da grade são marcados, porém como eles seguem as configurações dos produtos, o sistema apresentará uma mensagem questionando se você quer, de fato, marcar todos ou aplicar a lógica da configuração dos produtos.