Processo de Geração da DIPJ

Processo de Geração da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica)

As visões montadas com base nas fichas da DIPJ são um recurso de geração e consulta das informações contábeis a partir do “Cadastro de Visões Contábeis” na tela F046VIS, com a busca de informações baseadas no Plano de Contas Referencial da Receita Federal (F046VIS). Tal facilidade permite que se obtenham informações para o preenchimento das seguintes fichas da DIPJ:

Utilizar o modelo CIAE073.GER que gera um arquivo das fichas conforme o ajuda do modelo (FICHAS RELACIONADAS AO IPI)

Utilizar o modelo CIOD014.GER. , este modelo gerará um extrato do arquivo gerado pelo modelo CIAE073.GER , basta informar o caminho onde foi salvo este TXT.

Com modelo CIOD014.GER. será possível gerar um arquivo tipo gráfico que gere as fichas a partir dos saldos contábeis de contas referenciais para a DIPJ.
Processo de Geração da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica)
As visões montadas com base nas fichas da DIPJ são um recurso de geração e consulta das informações contábeis a partir do "Cadastro de Visões Contábeis" na tela "F046VIS", com a busca de informações baseadas no Plano de Contas Referencial da Receita Federal (F046VIS)

Visão DIPJ:

Para gerar as visões das fichas, é necessário ficar atento às informações abaixo:

  1. Ter cadastrado o plano de contas referencial. O modelo de plano de contas referencial deve possuir, na tela F043MPC, deve estar com o "Modelo Referencial" preenchido com S" (sim), e no campo Código Inst. Referencial deve-se preencher o código da instituição responsável pelo plano.

Observação

  • No endereço da instalação do ERP, na Pasta Modelos > TXT, possui um arquivo denominado "plano_SRF.txt", onde pode ser importado através do layout "SAIM024" (Exportação Plano de Contas). Lembrando que após a importação deve ser parametrizado os campos de "Modelo Referencial" e "Código Inst.Referencial".
    1. Para a geração das visões com a utilização do plano de contas referencial deve ser feito um relacionamento pela tela F043RMP. Desta forma, os registros que necessitam de informações referentes o plano de contas referencial utilizam deste relacionamento para buscar as informações no plano da empresa.
    2. Importar o ‘xml’ dos aglutinadores através da tela F045AGL disponível em “C:\Senior\Sapiens\Modelos”, modelo “CCCT002. XML”. Para os aglutinadores contábeis que referenciam o modelo de plano referencial, todas as contas contábeis utilizadas na composição deles devem possuir o relacionamento com o modelo de plano da empresa.
    3. Fazer a importação das visões através da tela F046VIS, dos modelos disponíveis em “C:\Senior\Sapiens\Modelos”.
      CCCV077.XML, CCCV078.XML, CCCV079.XML, CCCV080.XML, CCCV081.XML, CCCV082.XML, CCCV083.XML, CCCV084.XML, CCCV085.XML, CCCV086.XML.
    4. Consultar as visões através da tela F046CON, caso seja identificada a necessidade de realizar algum ajuste na busca das informações, essa adequação deve ser feita através da tela de cadastro F046VIS.

    Este artigo ajudou você?