Ajuda por telas > Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Consultas > Ficha Técnica > Valorizada

F622CFT - Consulta de Ficha Técnica multinível de Custos

Além de ser uma consulta multinível, esta tela torna possível valorizar as fichas técnicas dos produtos e suas simulações de forma rápida. Esta valorização é feita para os componentes e processos da ficha técnica em todos os seus níveis.

Campos

Produto
Código do produto que pode ser tipo produzido, fabricado pela empresa (produto acabado ou intermediário), ou tipo montagem.

Derivação
Código da derivação do produto (+). Caso este campo permaneça em branco, serão consultadas todas as derivações existentes para o produto.

Simulação
Código da simulação do produto. Se informada a simulação "0" será consultada a ficha técnica do produto gerada a partir do Sistema de Produção, conforme a data base a ser informada.

Data Base
Data base da ficha técnica de custos quando a simulação informada for "0". Se a data base não for informada será considerada a ficha técnica com a data mais atual. Nesse processo, não são consideradas fichas técnicas com data superior à data atual.

Quantidade a Simular
Quantidade do produto a simular, sendo que todos os consumos e valores serão demonstrados de acordo com a quantidade informada, inclusive os produtos intermediários, seus componentes e processos, e sempre levando em consideração que a ficha técnica já tem seus consumos calculados para uma quantidade base.

Valorizar
Ao assinalar este campo o sistema permite a valorização total do produto, ou seja, de seus componentes (materiais, montagens e produtos intermediários), de acordo com a quantidade base informada e através das tabelas de Padrão de Materiais, Taxas, e Componentes. Caso não se deseje valorizar a consulta, basta deixar o campo em branco, não havendo também a necessidade de informar as tabelas acima citadas.

Tab. Preço Padrão
Código da tabela de Preço Padrão de Materiais, que é utilizada para valorizar os materiais e serviços da ficha técnica do produto consultado. É necessário informar o código da tabela somente quando a consulta da ficha técnica for valorizada. Ver documentação sobre Valorização de Serviços.

Tab. Taxas
Código da tabela de Taxas de Custo dos Processos que é utilizada para valorizar os processos da ficha técnica do produto consultado. É necessário informar o código da tabela somente quando a consulta da ficha técnica for valorizada.

Tab. % CIF
Código da tabela de componentes onde foi gravado o percentual de CIF (custos indiretos de fabricação) que será utilizado para o cálculo do valor do CIF do produto consultado. É necessário informar a tabela somente quando a consulta da ficha técnica for valorizada.

Multinível
Quando este campo é assinalado, o sistema permite a visualização total da estrutura e da composição do produto, mostrando os seus componentes (materiais, montagens e produtos intermediários) proporcionalmente à quantidade base informada. Caso se deseje visualizar apenas o último do produto este campo não deve ser assinalado.

Proporcional
Calcular a ficha de modo Proporcional ou Não-Proporcional (Frequencial). Ver tratamento da ficha técnica de custos não proporcional. Como padrão, esse campo vem marcado.

Visualizar c/ críticas
Visualizar a ficha técnica mesmo com críticas. Como padrão, esse campo vem desmarcado.

Cons. Misto c/ Material
Campo para tratamento de Produtos Mistos, que por padrão virá sempre desmarcado. Caso este campo seja marcado, ao mandar mostrar o sistema não irá explodir produtos intermediários mistos, mas sim procurar o seu Preço Padrão na tabela tipo 3 utilizada.

Painel Estrutura

Menu hierárquico que mostra o produto de acordo com a opção de consulta definida, ou seja, multinível ou mononível.

Sempre que posicionado o cursor sobre o produto ou um de seus componentes, automaticamente os consumos e valores mostrados na grade e na parte inferior da tela são referentes ao item selecionado pelo cursor.

Para facilitar o entendimento da árvore do produto foi criado um ícone em três cores sendo que:

  1. representa os processos que compõem a ficha técnica;
  2. representa os componentes da ficha técnica sejam eles materiais, produtos ou serviços.

Grade Componentes

Nesta grade são exibidos todos os componentes (materiais, serviços, montagem e produtos intermediários) e processos do produto consultado.

Campos

Estágio
Código do estágio referente ao item selecionado na árvore do produto.

C. Custo
Código do centro de custo ao qual está ligado o estágio e consequentemente os componentes e processos que compõem a ficha técnica do produto.

Comp/Serviço
Código do componente ou serviço utilizado pelo produto. Quando o item analisado for um processo este campo permanece em branco.

Deriv. Comp
Código da derivação do componente ou serviço. Quando o item analisado for um processo este campo permanece em branco.

Sim.
Código da simulação do componente utilizado na ficha técnica do produto. O código da simulação aparece somente para produtos intermediários ( produzidos e montagens ) que compõem a ficha técnica do produto.

Consumo total
É a totalização do consumo proporcional + consumo fixo + perda, dos componentes e processos da ficha técnica do produto.

U.M.
A unidade de medida dos componentes é a unidade de medida da ficha técnica. Exemplos: Kg, metros, peças. A unidade medida dos processos é a unidade de medida do centro de custo. Exemplos: minutos, horas.

Custo Direto
É a totalização dos custos diretos do produto, ou seja, os custos variáveis + os custos fixos. O valor do CIF não é considerado neste total.

Preço unitário

  1. Se for um produto intermediário ou montagem o custo unitário é calculado com base nos seus componentes;
  2. Se for um material ou serviço o custo unitário provém da tabela de preço padrão de materiais sempre na unidade de medida do material/serviço na ficha técnica.
    Exemplo: o custo unitário do material XXXX na tabela de preço padrão é $ 10,00 para um Quilograma, e a unidade de medida do mesmo material na ficha técnica é grama, portanto o custo unitário do material será de $ 0,010 para uma grama.
  3. Se for um processo o custo unitário é igual a soma das taxas de custos de todos os grupos de naturezas de gasto dos centros de custos.

C.I.F
Exibe o valor de custo indireto fixo.
Este valor é: percentual de "Custo Indireto Fixo" (campo rodapé da tela) aplicado sobre o "Custo Fixo" (Coluna da grade "Componentes").

Descrição
Descrição do componente de entrada/saída. Quando o item analisado for um processo a descrição é a do centro de custo que realiza este processo.

Qtde perda
Quantidade de perda cadastrada no modelo de produto, tela F700CMC.

Observação

Caso no cálculo da distribuição utilizar C.I.F. (Custo Indireto de Fabricação) por centro de custos, habilitará as colunas: "% C.I.F." e "Valor C.I.F.".

  1. os intermediários, montagens e o próprio produto consultado;
  2. representa os serviços de terceiros que compõem a ficha técnica.

Campos do rodapé

No rodapé da tela, estão as informações que complementam a consulta valorizada da ficha técnica, sendo que estas informações se referem ao componente ou processo selecionado na árvore do produto consultado.

Produto
Código do componente ou processo.

C.Total
Consumo total do componente ou processo: consumo proporcional + perda.

Unitário
O item for um material ou serviço, o preço unitário é proveniente da tabela de preço padrão de materiais, quando o item for um processo o preço unitário provem da tabela de taxas de custos dos processos.Se for um produto intermediário ou montagem o custo unitário é calculado com base nos seus componentes.

U.M.
A unidade de medida dos componentes é a unidade de medida da ficha técnica. Exemplos: Kg, metros, peças. A unidade medida dos processos é a unidade de medida do centro de custo. Exemplos: minutos, horas.

Custo Direto
Custo direto= custo variável + custo fixo, sendo que:

Custo Indireto Fixo
Valor do Cif= custo fixo * % CIF, que esta gravado na tabela de componentes informada no momento da consulta.

Custo Padrão
Custo Padrão= custo variável + custo direto fixo + custo indireto fixo.

Q. Freq
Consumo frequencial: (quantidade frequencial da ficha técnica/quantidade base da ficha técnica) * quantidade a simular.

Q. Prop
Consumo proporcional: (quantidade proporcional da ficha técnica/quantidade base da ficha técnica) * quantidade a simular.

Q. Fixa
Consumo fixo: (quantidade fixa da ficha técnica/quantidade base da ficha técnica) * quantidade a simular.

% perda
Percentual de perda cadastrado na ficha técnica.

Botões

Legenda
Ícones/símbolos utilizados no painel "Estrutura" (multinível).

Identificadores de regra

Módulo Código
FPR 621VALIN01
FPR 622OPCSE01
FPR 622ESCAV01
FPR 622FTCON01
FPR 622FTROT01
FPR 622ICPFT01
PCP 900PSRMD01

Este artigo ajudou você?