F320SRT - Simulação de Renegociação de Títulos
Esta tela tem o objetivo de simular a renegociação de títulos que estão em cobrança e é acessada por meio do botão Renegociar das telas Distribuição de Títulos para Recuperação de Crédito (F320DTC) e Efetuar Acionamentos (F321ATC).
Ao processar a simulação realizada, a tela Baixa por Motivos Diversos do Contas a Receber (F301BMD) aparecerá para efetivar os novos títulos. Para estes títulos, será gerado um agrupamento na tabela Agrupamento de Títulos Renegociados (E322AGR), na qual eles serão considerados oriundos de uma mesma origem.
Não é possível utilizar o identificador de regras CRE-301INVCR01 através do caminho F320DTC > Renegociar > F320SRT > Processar. Os valores informados na regra não são assumidos, pois a rotina refaz os cálculos quando o processo vem da tela F320SRT. Ou seja, o conceito da renegociação é assumir somente o cálculo realizado pela rotina, através da fórmula de reajuste.
Nota
Essa tela possui vínculo com a rotina de Recebimento de Títulos do Retaguarda.
A parametrização da tela Fórmulas de Reajuste (F037FRJ) influencia nas funcionalidades de renegociação …de títulos acionadas pela tela de Simulação (F320SRT).
Fórm. Reajuste
Indica qual a fórmula de reajuste será utilizada para as
novas condições de pagamento. Caso o campo Obriga Parâmetros Renegociação estiver igual a S-Sim na
tela Parâmetros da Filial para Contas a Receber (F070FRE), o sistema
verificará se a quantidade de parcelas da fórmula de reajuste é
superior à quantidade de parcelas renegociadas ou à quantidade de
parcelas da nota fiscal de saída (incluindo as baixadas), bloqueando a operação. Se o campo Obriga Parâmetros Renegociação estiver igual a "N-Não", haverá inconsistência no sistema.
Caso o parâmetro Renegociação de títulos exige entrada para títulos enviados ao SPC da tela F070FRE tenha sido marcado como "S-Sim" e algum dos títulos selecionados para renegociação tenha sido enviado ao SPC, apenas planos de pagamento (tela Fórmulas de reajuste -F037FRJ) com entrada serão exibidos. Essa restrição se aplica apenas durante a renegociação de títulos enviados ao SPC. Caso o cliente tenha títulos enviados ao SPC, mas esteja renegociando outros títulos, todos os planos de pagamento serão exibidos, inclusive os sem entrada.
Entrada
Define o valor de entrada na renegociação. Há consistência se o valor informado estiver dentro da faixa mínima exigida pela fase. Se este campo não for preenchido, será possível realizar uma renegociação com o valor de entrada zerado, desde que:
- O usuário possua esta permissão;
- O preenchimento do parâmetro Renegociação sem entrada, na tela Parâmetros de Usuário para Contas a Receber (F099URE), for "S-Sim";
- A fórmula de reajuste não esteja está parametrizada para que seja necessário ter valor de entrada. Esta parametrização é feita no campo Indicativo se possui entrada da tela Fórmulas de Reajustes (F037FRJ).
Importante
Estas consistências são realizadas somente se o parâmetro Obriga Parâmetros Renegociação, na tela Parâmetros da Filial para Contas a Receber (F070FRE), estiver definido com "S-Sim". Do contrário, nenhuma validação é feita.
Crédito
Será apresentado o crédito que o cliente tem com a empresa.
Este crédito pode ser aproveitado para quitar parte da dívida
durante a renegociação.
Desconto Taxa
Valor de desconto para a taxa da fórmula de reajuste. Este campo pode
ser alterado. Também pode ser definido um percentual máximo que deve
ser cobrado do cliente, definido na tela F320FCB.
Total
Este campo mostra o total dos títulos renegociados. Não
poderá ser informado um valor acima do calculado. Poderá ser
informado um valor inferior ao calculado, gerando um desconto, porém
será consistido com o percentual limite de desconto sobre o total,
definido na tela F320FCB.
Taxa incide sobre
Indica se a taxa incide sobre:
- Valor do movimento: será utilizado o valor em aberto como valor base para o cálculo da taxa ou desconto para os títulos não vencidos.
- Valor líquido: será utilizado o valor líquido como valor base para o cálculo da taxa ou desconto para os títulos não vencidos.
- Valor líquido menos a entrada: o cálculo do valor base será o valor líquido menos o valor de entrada, sendo que o desconto do valor de entrada será proporcional ao valor líquido do título em relação ao valor líquido total dos títulos selecionados para renegociação. Dessa forma, cada título terá uma fração do valor de entrada como desconto no valor base da taxa ou desconto para títulos não vencidos e a soma de todas essas frações será igual ao valor total de entrada.
Zerar Valores Calculados
Essa opção indica se os valores de juros e multas serão
considerados na renegociação ou não. Essa opção não influencia nos
valores da taxa.
Títulos a Renegociar
Esta grade apresenta os títulos disponíveis para renegociação. Caso estes títulos pertençam a uma nota fiscal de saída e ela possua outros títulos em aberto, eles também serão apresentados para renegociação. É possível utilizar o botão Demais Títulos para carregar os outros títulos do cliente em aberto.
Importante
O campo Localizador do título para Retaguarda/loja (LocTit) da tabela Títulos - Dados Gerais (E301TCR) será alimentado com valores quando o processo de renegociação de títulos for iniciado a partir daSenior X Platform ou quando o processo de renegociação for iniciado partindo do Gestão Empresarial | ERPem que a filial do novo título criado for integrada com o Retaguarda.
Taxa
Nesse campo, será apresentado o valor da taxa calculado para o título a receber. O cálculo incidirá sobre o valor base definido no campo Taxa incide sobre, considerando o percentual de taxa definido na fórmula de reajuste sobre o valor do prazo médio da condição de pagamento.
É possível efetuar um cálculo especial de taxa para os títulos não vencidos habilitando o parâmetro global TaxTitRen. Quando esse parâmetro estiver habilitado e o título não estiver vencido, será utilizada a diferença de dias entre a data de vencimento prorrogado do título e a primeira data de vencimento das novas parcelas da renegociação sobre o percentual da taxa, substituindo o valor do prazo médio da condição de pagamento. Caso essa diferença de dias entre as datas seja maior que o valor prazo médio, o cálculo será feito normalmente utilizando o valor do prazo médio.
Além disso, com o parâmetro global TaxTitRen habilitado, não será calculada taxa para os títulos não vencidos, cuja data de vencimento prorrogado é maior que a primeira data de vencimento das novas parcelas da renegociação.
Títulos vencidos
Data base: 03/05/2019.
Prazo médio da condição de pagamento na fórmula de reajuste: 30 dias.
Taxa da fórmula de reajuste: 5%.
Valor do campo Taxa incide sobre: Valor movimento.
Título renegociado:
Vencimento Prorrogado: 15/04/19.
Valor em aberto: 2.800,00.
Fórmula da taxa:
[taxa] = [Valor base taxa] * ([Taxa fórmula de reajuste] / 100 / 30) * [valor prazo médio da condição de pagamento da fórmula de reajuste]
Cálculo da taxa:
2800 * (5 / 100 / 30) * 30 = 140
Títulos não vencidos com parâmetro global TaxTitRen habilitado
Data base: 03/06/2017
Prazo médio da condição de pagamento na fórmula de reajuste: 30 dias
Taxa da fórmula de reajuste: 5%
Valor do campo Taxa incide sobre: Valor movimento
Título renegociado:
Vencimento Prorrogado: 06/07/19
Valor em aberto: 2.800,00
Data de vencimento da primeira parcela calculada para a renegociação: 19/07/2019
Fórmula da taxa:
[dias para juros] = SE ([diferença entre vencimento do título e da primeira parcela] < [valor prazo médio da condição de pagamento da fórmula de reajuste]) ENTÃO [diferença entre vencimento do título e da primeira parcela] SENAO [valor prazo médio da condição de pagamento da fórmula de reajuste]
[taxa] = [Valor base taxa] * ([Taxa fórmula de reajuste] / 100 / 30) * [dias para juros]
Cálculo da taxa:
[dias para juros] = SE (13 < 30) ENTAO 13 SENAO 30 = 13
2800 * (5 / 100 / 30) * 13 = 60,67
Valor de outros descontos
Neste campo, será apresentado o valor de outros descontos do título, sendo possível adicionar um desconto especial para os títulos não vencidos da renegociação, que será calculado quando o campo % Desconto para Título não Vencido da tela Fórmulas de Reajuste (F037FRJ) estiver preenchido. O cálculo incidirá sobre o valor base definido no campo Taxa incide sobre, considerando o percentual de desconto definido na fórmula de reajuste sobre a quantidade de dias de antecipação do título (diferença de dias entre a data atual e a data de vencimento do título). Somente os títulos não vencidos terão desconto calculado.
Importante
Quando o campo Taxa incide sobre estiver definido para buscar o valor líquido, o valor base usado para o cálculo do desconto será o valor líquido antes do desconto ser aplicado.
Títulos vencidos
Data base: 03/05/2017.
% desconto para título não vencido da formula de reajuste: 1%.
Valor do campo Taxa incide sobre: Valor movimento.
Título renegociado:
- Vencimento Prorrogado: 15/05/17.
- Valor em aberto: 2.800,00.
Fórmula da taxa:
[desconto] = [Valor base desconto] * ([Desconto para título não vencido da fórmula de reajuste] / 100 / 30) * [dias em atraso convertido para valor positivo]
Cálculo da taxa:
2800 * (1 / 100 / 30) * 12 = 11,2
Novas Parcelas
Esta grade apresenta uma simulação do novo título gerado. Essa simulação é feita automaticamente com base nos dados preenchidos nos campos da tela.
Marcar
Seleciona todos os títulos do mesmo cliente na grade Títulos a Renegociar.
Demais Títulos
Esse botão carrega na grade Títulos a Renegociar os demais títulos em aberto do cliente. Assim, é possível renegociar a dívida com títulos que ainda não estão em processo de cobrança. Ao selecionar um título, todos os demais títulos pertencentes à mesma nota são selecionados automaticamente.
Recalcular
Mostra os títulos simulados com base no preenchimento dos
campos.
Processar
Abre a tela Baixa por Motivos Diversos do Contas a Receber (F301BMD)
para efetivar a simulação.