Prazo Médio Recebimento

Funcionalidade

O Prazo Médio de Recebimento representa o cálculo da média dos recebimentos dos títulos a receber. É calculado por cliente e considera tanto os títulos recebidos em atraso quanto aqueles recebidos adiantados, diferenciando-se, nesse sentido, da Média de Dias de Atraso de recebimento.
Para efetuar o cálculo do Prazo Médio de Recebimento, é considerada a data de recebimento do título subtraindo desta a data de vencimento do título. Portanto, quando o título for pagado em atraso, o valor resultante desse cálculo será positivo; quando o título for pago adiantado, o valor desse cálculo será negativo.
Somente os títulos baixados por pagamento serão considerados no cálculo do Prazo Médio de Recebimento.

Aplicação

O Prazo Médio de Recebimento pode ser utilizado nas seguintes situações:

Fazendo com que os títulos já baixados sejam considerados no cálculo do Prazo Médio de Recebimento

O "Prazo Médio de Recebimento" é calculado somente a partir do momento no qual é definida uma data no campo Data Início Prazo Médio Recebimento, através da tela F085HCL, sendo que, as baixas já efetuadas serão consideradas no cálculo do prazo médio de recebimento somente após efetuada uma conciliação do saldo do cliente a partir da tela F302FSC.

A data inicial do Prazo Médio de Recebimento é definida por filial.

O cálculo do Prazo Médio de Recebimento é efetuado por filial, portando, se o mesmo cliente tiver diversos títulos com o mesmo vencimento e de diversas filiais, considerando o prazo médio de recebimento, o vencimento apresentado para esses títulos nas telas de consultas e nos fluxos de caixas será diferente.

O "Prazo Médio de Recebimento" é calculado somente a partir do momento no qual é definida uma data no campo Data Início Prazo Médio Recebimento, através da tela F085HCL.

Após a definição da data no campo Data Início Prazo Médio Recebimento, através da tela F085HCL, deve-se conciliar o saldo do cliente a partir da tela F302FSC.

Este artigo ajudou você?