F085INC - Consulta de Informações do Cliente
Essa tela permite ao usuário consultar as informações do cliente.
- Ao informar uma filial específica para consulta, as informações originadas da Filial base serão buscadas pela respectiva filial informada. Caso não seja informada uma filial no campo Filial, será considerada a filial logada como Filial base, porém, caso seja informado um agrupamento de filiais, existe a possibilidade da filial logada não pertencer ao agrupamento e, desta forma, algumas informações podem ser exibidas de forma a causar erro na interpretação do usuário;
- Quando for informado um agrupamento de filiais, será verificado inicialmente se a filial logada faz parte do agrupamento. Em caso afirmativo, então será verificado se o cliente informado possui definições para essa filial/empresa (E085HCL). Caso não haja definições para a filial logada, então será utilizada a filial matriz configurada no agrupamento;
- Caso não haja definições na filial matriz do agrupamento, então será procurada uma filial em que o cliente tenha definições. E, caso não seja encontrada, será apresentada uma mensagem informando que o cliente selecionado não possui definições para nenhuma filial do agrupamento. Se a filial logada não fizer parte do agrupamento de filiais, será verificada a filial matriz do agrupamento ou verificada todas as filiais do agrupamento;
- Se nem o campo de agrupamento e nem o campo de filial forem informados, ao clicar no botão Mostrar, será verificada as informações da filial logada. Quando for informada a filial, o campo de agrupamento de filial será desabilitado. E quando for informado o agrupamento de filial, o campo de filial será desabilitado;
- Se o identificador de regras GER-000SELEF01 for utilizado para filtro com a tabela E090REP, as grades de Pedidos, Notas fiscais e Títulos serão filtradas conforme configuradas na regra;
- Se o identificador de regras VEN-120LIMCL01 for utilizado, o sistema fará a pesquisa considerando todas as empresas e filiais. Ainda em relação à pesquisa, se o parâmetro Analisa Crédito do Cliente por Empresa da tela de Cadastro de Empresas (F070EMP) for igual a S-Sim, o sistema fará a pesquisa de todas as filiais, ou seja, não irá considerar a filial informada no filtro da tela.
Importante
Se o identificador de regras VEN-120LIMCL01 for utilizado, exclusivamente para o campo Pedidos em Aberto, o sistema fará a pesquisa considerando todas as empresas e filiais. Ainda em relação à pesquisa, se o parâmetro Analisa Crédito do Cliente por Empresa da tela de Cadastro de Empresas (F070EMP) for igual a "S - Sim", o sistema fará a pesquisa de todas as filiais, ou seja, não irá considerar a filial informada no filtro da tela.
Apesar das telas F085INC e F302CCR apresentarem informações relacionadas aos títulos do
cliente, no que se refere aos títulos previsto e efetivos, o sistema não possui um campo na
tabela de títulos que determina isso (um campo que indica se o título é previsto ou efetivo). Essa
informação é carregada com base no módulo da transação do Contas a Receber: se for uma
transação do módulo CRE - Contas Receber - Entrada de Títulos, o título será do tipo efetivo; se o módulo da transação for CRP - Contas Receber - Entrada de Previsões, o título será do tipo
previsto.
Assim, ao clicar em Mostrar na tela F302CCR, o sistema verifica essa informação no
cadastro do título listado na tela. Se o módulo for CRP, a
descrição da modalidade será Previsto; se for uma transação CRE, a descrição da modalidade será Efetivo.
A tela F085INC não possui um campo que apresenta a modalidade, pois nessa tela a transação do título não é verificada; seu objetivo é apenas apresentar o valor e alguns outros campos do título.
Botões
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Permite incluir vários relatórios para esta tela e disponibilizará
a partir do identificador de Modelo F085INC os campos: Cliente
(ECodCli), Empresa (ECodEmp), Agrupamento de Filiais (ECodAfi) e
Filial (ECodFil). Este botão ficará habilitado após
Mostrar os dados do Cliente.
- A - Agrupado todas as filiais
- B - Filial base
- G - Geral - todas filiais e empresas
Históricos | |
---|---|
Duplicatas/Outros/Adiantamento | A |
Último Pedido/Valor | A |
Última Fatura/Valor | A |
Último Pagamento/Valor/Quantidade | A |
Último Pagamento Cartório/Valor/Quantidade | A |
Maior Fatura/Valor | A |
Maior Acúmulo/Valor | A |
Maior Atraso/Valor/Quantidade de Dias | A |
Média Atraso em Dias/Quantidade de Cheques em Fundo | A |
Média Faturamento Último Trimestre Quantidade/Valor | G |
Faturamento do Mês/Quantidade/Valor | G |
Faturamento do Mês/Quantidade/Valor | G |
Faturamento do Mês/Quantidade/Valor | G |
Comercial | |
Marca | B |
Representante | B |
Tabela de Preço | B |
Transportadora | B |
Redespacho | B |
Aceita Pedido Parcial | B |
% Desconto Especial-1 | B |
% Desconto Especial-2 | B |
Financeiro | |
Limite Crédito/Valor | A |
Grupo C. Receber/Tipo Título | B |
%Juros Mora/Tolerância | B |
Tipo Juros/Tolerância | B |
%Multa/Tolerância | B |
%Desconto/Desc. anterior | B |
Portador Aceito-1/Aceito-2 | B |
Não Aceito-1/Não Aceito-2 | B |
Instrução-1/Instrução-2 | B |
Carteira | B |
Banco/Agência | B |
Nº CC no Banco/Conta Contábil | B |
Categoria Cliente/Limite Aprovado | B |
Alt. Cliente
Permite realizar alteração do cliente. Ao ser acionado, trará informações conforme cadastro da tela F085CAD, já com o código do cliente preenchido.
Guias
Duplicatas
Soma de todo o valor de duplicatas no cliente.
Esse campo corresponde ao campo SalDup no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Último Pedido
Data do pedido no cliente. O campo Valor refere-se ao valor do pedido no cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatUpe no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Data Última Nota
Data da última nota no cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatUfa no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Valor Liq.
Refere-se ao valor líquido da última nota no cliente.
Esse campo corresponde ao campo VlrUfa no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Data Última Nota/Série
Data da última nota e série no cliente.
Valor Fin.
O campo Valor Fin. refere-se ao valor financeiro da nota fiscal de saída. Esse campo corresponde ao campo VlrFin no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Último Pagamento
Data do último pagamento no cliente. O campo Valor refere-se ao valor do último pagamento no cliente e o campo Qtde. refere-se à quantidade do último pagamento no cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatUpg no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Último Pgto. Cartório
Data do último pagamento em cartório efetuado pelo cliente. O campo Valor refere-se ao valor do último pagamento efetuado em cartório e o campo Qtde. refere-se à quantidade do último pagamento efetuado em cartório pelo cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatUpc no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Maior Fatura
Data da maior fatura no cliente. O campo Valor refere-se ao valor da maior fatura no cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatMfa no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Maior Acúmulo
Data do maior acúmulo no cliente. O campo Valor refere-se ao maior valor encontrado no maior acúmulo no cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatMac no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Maior Atraso
Data do maior atraso de pagamento no cliente. O campo Valor refere-se ao valor do maior atraso no cliente e o campo Qtde. Dias refere-se ao maior valor encontrado no maior atraso de pagamento no cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatAtr no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Média Atraso em Dias
Maior valor encontrado na média de atraso em dias.
Esse campo corresponde ao campo MedAtr no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Média Prazo Médio em Dias
Maior valor encontrado na média de prazo em dias.
Esse campo corresponde ao campo PrzMrt no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Qtde. Protestos
Quantidade de protestos no cliente. O campo Valor refere-se ao valor de protestos no cliente.
Esse campo corresponde ao campo QtdPrt no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Média Fat. Últ. Trim: Qtd
Calculo médio da quantidade dos meses faturados. O campo Valor refere-se ao cálculo médio do valor dos meses faturados.
O valor do campo é calculado como a média dos valores dos campos QtdMes1, QtdMes2 e QtdMes3, ou seja, (QtdMes1 + QtdMes2 + QtdMes3) / 3.
Fat. Mês
Data atual menos 3 meses.
O campo Qtd. refere-se à quantidade faturada do mês atual menos 3 meses e o campo correspondente no SQL é o QtdFat.
Já o campo Valor refere-se ao valor faturado do mês atual menos 3 meses e o campo correspondente no SQL é o VlrFat. Os valores de ambos os campos, QtdFat e VlrFat são retornados na seguinte consulta SQL.
Fat. Mês
Data atual menos 2 meses.
O campo Qtd. refere-se à quantidade faturada do mês atual menos 2 meses e o campo correspondente no SQL é o QtdFat.
Já o campo Valor refere-se a valor faturado do mês atual menos 2 meses e o campo correspondente no SQL é o VlrFat. Os valores de ambos os campos, QtdFat e VlrFat são retornados na seguinte consulta SQL.
Fat. Mês
Data atual menos 1 mês.
O campo Qtd. refere-se à quantidade faturada do mês atual menos 1 mês e o e o campo correspondente no SQL é o QtdFat.
Já o campo Valor refere-se ao valor faturado do mês atual menos 1 mês e o campo correspondente no SQL é o VlrFat. Os valores de ambos os campos, QtdFat e VlrFat são retornados na seguinte consulta SQL.
Outros
Soma de todo saldo de outros no cliente.
Esse campo corresponde ao campo SalOut no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Qtde. Cheques s/fundo
Soma de todos os cheques sem fundo no cliente.
Esse campo corresponde ao campo QtdChs no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Qtde. Tít. Recebidos Prazo Médio
Última quantidade encontrada no cliente.
Esse campo corresponde ao campo QtdRpm no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Créditos
Soma de todo saldo de créditos no cliente.
Esse campo corresponde ao campo SalCre no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Pedidos em Aberto
Soma de todos os pedidos em abertos pelo cliente.
Nota
A informação contida neste campo considera apenas itens de pedidos cuja situação dos itens seja "1 - Aberto total", "2 - Aberto parcial" ou "3 - Suspenso", para formar o total de pedidos em aberto. Itens de pedido, quando são ligados a uma pré-fatura ou a uma nota digitada, não são mais considerados neste cálculo, pois estes itens não estão nem faturados nem disponíveis, uma vez que estão na situação "8 - Preparação Análise ou NF".
Quando uma pré-fatura que foi gerada faturando parcialmente um item de pedido for faturada, então o item do pedido voltará ao status "2 - Aberto parcial" e então será considerado no campo Pedidos em Aberto.
Pré-Faturas em Aberto
Soma de todas as pré-faturas em aberto ligadas ao cliente.
Início do Prazo Médio
Data do prazo médio no cliente.
Esse campo corresponde ao campo DatPmr no SQL. Para detalhes sobre a consulta utilizada, veja o comando SQL associado.
Limite Crédito
Soma de todo valor de limite de crédito no cliente.
Saldo Presumido
Apresenta o saldo presumido no cliente, calculado através da fórmula Saldo Presumido - Limite de Crédito - Saldo de duplicatas + Saldo de outros - Saldo de créditos.
Esse campo é calculado como a diferença entre o Limite de Crédito e a quantidade de Duplicatasmais Outros, subtraindo os Créditos, ou seja, Limite Crédito - (Duplicatas + Outros - Créditos).
Saldo Presumido c/Pedidos
Valor do saldo presumido com pedidos no cliente. Essa informação é calculada pela diferença do Saldo Presumido e o total dos valores de pedidos em aberto, conforme fórmula abaixo:
Saldo Presumido c/Pedidos = Saldo Presumido c/Pedidos - Saldo Presumido - total dos valores de pedidos em aberto.
Saldo Pres. c/ Pré-Faturas
Apresenta o saldo presumido com pré-faturas no cliente, calculado pela fórmula Saldo Pres. c/ Pré-Faturas - Saldo Presumido - Saldo de todas as pré-faturas em aberto.
Saldo Presumido Total
Apresenta o saldo presumido total no cliente. Essa informação é calculada conforme fórmula abaixo:
Saldo Presumido Total = Saldo Presumido Total - Saldo Presumido - Saldo dos pedidos em aberto - Saldo das pré-faturas em aberto.
Botão Avalistas
Quando os pedidos emitidos no Gestão de Lojas possuírem avalistas e forem enviados para análise de crédito na matriz, o analista de crédito poderá visualizá-los através deste botão. o botão ficará habilitado quando a empresa estiver configurada como Varejo Eletromóveis e estará sempre habilitado para visualizar as informações na tela.
Quando o pedido não possuir avalistas, o botão ainda permanecerá habilitado, mas neste caso exibirá mensagem informado que não existem registros.
Vencimento
Vencimento prorrogado do título.
Dias
Para título com valor em aberto, o cálculo deste campo é realizado de acordo com o campo Tipo Vcto selecionado a partir do botão Seleção:
- "1 - Provável Pagamento": será verificado se a data do provável pagamento do título é posterior a Data Juros Mora Calculado da tela F301TCR.
- Se sim, o campo Dias será preenchido com a diferença de dias entre a Data Juros Mora Calculado e a data de hoje;
- Senão, será preenchido com a diferença de dias entre a data do provável pagamento do título e a data de hoje.
- "2 - Vencimento Prorrogado": será verificado se a data do vencimento atual do título é posterior a Data Juros Mora Calculado da tela F301TCR.
- Se sim, o campo Dias será preenchido com a diferença de dias entre a Data Juros Mora Calculado e a data de hoje;
- Senão, será preenchido com a diferença de dias entre a data do vencimento atual do título e a data de hoje.
Quando o título não possui valor em aberto, o cálculo desse campo é realizado da seguinte forma:
- Será verificado se a data do Último Pagamento é maior que a data de Vencimento prorrogado.
- Se sim, o campo Dias será preenchido com a diferença de dias entre a data de Vencimento prorrogado e a data do Último Pagamento.
Rodapé
Valor A.V.
Este campo apresenta o valor a vencer, sendo calculado através do somatório do campo Total dos títulos, onde o campo Valor Aberto é maior que zero e o campo Dias maior ou igual a zero.
Valor Vcdo
Este campo apresenta o valor já vencido, sendo calculado através do somatório do campo Total dos títulos, onde o campo Valor Aberto é maior que zero e o campo Dias é menor que zero.
Total Geral
É o somatório do campo Valor A.V. e o campo Valor Vcdo.
Apresenta o histórico dos retornos dos autenticadores externos realizados para o cliente.
Nova Consulta
Exibe a lista de autenticadores externos de cliente, que estejam com a situação igual a "Ativo", para seleção e execução de uma nova consulta. Serão exibidos também dados de descrição do respectivo autenticador, data da última consulta, e se a respectiva consulta ainda é valida.
Observação
Caso exista uma consulta realizada para o cliente no autenticador e a diferença de dias entre a data atual e a data do último retorno da consulta, for menor ou igual a quantidade de dias de validade definida no cadastro do autenticador externo, significa que a última consulta é válida. Caso não, a última consulta não é válida ou nunca houve uma consulta.
Há um splitter (linha divisora que permite redimensionar o tamanho de uma área da tela) entre as Informações Cadastrais e as Informações do Crédito, tornando possível a visualização de todas as informações, sem que haja cortes.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
VEN | 085INFCL01 |
VEN | 120LIMCL01 |
GER | 000SELEF01 |
Comandos SQL