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F120PVC - Entrada de Pedidos via Contrato de Licitação

Essa tela permite a geração de pedidos via contrato tipo 8 - Licitação.

Processo  

Com o parâmetro PvcCnfPed igual "S - Sim", o processo será dividido em digitação e conferência, ativo item em Digitação deve ser informado o cliente e o contrato, quanto ao número do pedido será gerado este automaticamente ao passar pelo campo. Quando no contrato possuir empenho, será necessário informar o empenho deste.  Só será permitido inserir produtos ou serviços que constam no contrato.

Quando informado o produto ou o serviço deve ser informada a quantidade desejada para o pedido, essa quantidade pode ser menor ou igual ao que consta no contrato, para produto existe o critério no contrato para informar a quantidade mínima ou máxima, o saldo existente no contrato já é consistido no momento da digitação da quantidade, isso tanto para serviço como para o produto. Não é permitido informar uma quantidade maior que o saldo existente no contrato.

O saldo do contrato é calculado com base na quantidade do item do contrato menos a quantidade já faturada. Isso é valido para produto e serviço. A quantidade faturada é alterada para o contrato após processar a tela, ou seja, quando o pedido é inserido ou alterado. A quantidade faturada do contrato, nesse caso, é definida quando o pedido é gerado para o item do contrato, mesmo que o pedido não seja fechado. Dessa forma, a quantidade faturada do contrato será diminuída ao cancelar ou excluir o pedido.

Importante

O campo Qtd. Fat. de um contrato Comercial Licitação da tela F160NOV sempre é atualizado com base na geração do pedido. Se uma nota fiscal for cancelada ou reabilitada e o pedido de vendas não for excluído ou cancelado, as quantidades faturadas do contrato não serão atualizadas. Quando a nota fiscal é cancelada e há a necessidade de cancelar a quantidade faturada do contrato, o pedido também precisa ser cancelado ou, se optar por reabilitar o pedido no cancelamento da nota, ele precisa ser excluído ou cancelado manualmente depois. Somente assim a quantidade faturada do contrato também será retornada.

Para alterar a quantidade de um item de produto ou de serviço de um pedido que já foi gerado a partir de um contrato pode ser alterado. Para isso deve ser selecionado no campo tipo digitação o valor Digitação, informado o cliente o contrato e o número do pedido que queira alterar. Nesse momento será carregado os itens do pedido onde pode diminuir ou aumentar a quantidade conforme desejado, também pode ser inserido outro item tanto de produto como de serviço, desde que esse item conste no contrato. Quando optado em processar a quantidade faturada vai ser atualizada no contrato.

Ao inserir itens de produtos e serviços no pedido, haverá consistência na quantidade pedida e na quantidade de venda, de acordo com o saldo disponível e as quantidades máximas e mínimas definidas no contrato, quando existirem. Também haverá consistência nos valores informados para os campos Tabela de Preço e Unidade de Medida.

Observação

Esses campos são preenchidos com os valores definidos no contrato e apenas podem ser alterados quando o usuário possuir permissão para isso. Na inserção de itens de produto através do botão Adicionar Itens, não será possível selecionar itens repetidos.

Conferência do pedido

Quando informado no campo Tipo digitação o valor Conferência, deve ser informado o cliente, contrato e o pedido que foi digitado no processo de digitação que deve ser conferido. Nesse momento não irá carregar os itens nas grades de Produto e Serviço. O usuário deve informar o produto e o serviço digitados no processo de  digitação que  deseja conferir, informando a quantidade tanto para item de produto como para item de serviço.

Caso a quantidade informada na conferência seja diferente, ao clicar em processar, vai ser exibida uma mensagem pedindo se ele quer fechar o pedido com a quantidade informada mesmo que esteja diferente da quantidade digitada, caso informar que sim e foi alterado para menos a diferença vai ser retirada da quantidade faturada do contrato, caso foi informado quantidade a maior a diferença vai ser adicionada a quantidade faturada do contrato e o pedido vai ser fechado.

Quando não é informado um item que foi inserido na digitação é exibida uma mensagem informando que teve itens que não foram conferidos, o item que não foi conferido é inserido na grade com quantidade zero e no campo Divergências na conferência é informado o motivo, que pode ser, por não ter conferido, por quantidade ou por preço divergente, esse item é valido somente para produto. O serviço não consiste divergência no valor, mas sim somente na quantidade.

Quando é verificado que um item não foi conferido é exibida uma mensagem de alerta e o processo é parado até que seja informada a quantidade para o item que não foi conferido. Caso queira remover o item deve ser entrado em modo de digitação informar o cliente o contrato e o número do pedido conseguindo assim excluir o item desejado, a quantidade informada no item vai ser retirada do campo quantidade faturada do contrato. Para que o processo não necessite de conferência é necessário definir no parâmetro global  PvcCnfPed igual a N.

Campos

Tipo de Digitação
Tipo de operação, digitação ou conferência.

Data Entrega
Data de entrega.

Cliente
Código do cliente.

Contrato
Número do contrato.

Pedido
Número do pedido.

Importante

Acesse a documentação para verificar quais telas do sistema geram os diferentes tipos de pedidos.

Transação
Código da transação de pedido.

Empenho
Número do empenho.

Pedido do Cliente
Número do pedido do cliente.

Conferir os componentes do kit
Esse campo vai ser liberado quando for selecionado no campo Tipo de digitação o valor Conferência, quando acionado a primeira vez na tela o campo por padrão vem selecionado, dessa forma manterá a mesma funcionalidade do sistema antes da criação do campo na tela.

O valor definido para o campo e salvo por usuário dessa forma na segunda vez que entrar na tela o campo Conferir os componentes do kit. deve estar com o valor que o usuário atribuiu ao sair da tela.
Este novo campo tem por objetivo permitir que não seja conferido os componentes de um produto KIT.

Dessa forma será conferido apenas o KIT (produto principal). Quando processado vai ser gerado o pedido onde o kit vai ter a quantidade informada na conferência e seus componentes devem ser registrados com a quantidade informada na digitação

Reservar Itens automaticamente
Ao assinalar, para os itens de produtos que for digitado na página Produtos será atribuído para o campo Res? o valor de S. Informando que o item irá reservar estoque.

Guia Dados Gerais

% Desconto
Percentual de desconto.

Valor Arredondamento
Valor de arredondamento.

Data de Emissão
Data de emissão.

Representante
Código do representante.

Vendedor
Código do vendedor.

Condição Pgto
Código de pagamento.

Endereço Entrega
Código do endereço de entrega.

Endereço Cobrança
Código do endereço de cobrança.

Forma de Pgto
Código da forma de pagamento.

Observação do Pedido
Observação dos dados gerais pedido.

Importante

O sistema não leva as observações do contrato de forma automática para o campo acima e posteriormente para a NF. Nesse campo são inseridas apenas observações manuais. Para que as observações do contrato sejam informadas no pedido gerado nessa tela, utilize o identificador de regras VEN-120CNFEC01 seguindo a lógica abaixo:

  1. Utilizando os dados do pedido: busca o contrato vinculado ao primeiro item do pedido;
  2. Através do número do contrato: busca a observação do mesmo (E160NOV.ObsCtr);
  3. Chama a função GerObsPed para gerar uma observação na tabela E120OBS com base na observação do contrato.

Parâmetros globais

Nome Descrição
PvcProCli indicativo de que o sistema exige a ligação entre produto e cliente para geração de pedido via contrato de licitação. Com o parâmetro PvcProCli setado como S para a empresa, será possível informar e consultar pela pesquisa de registro, apenas itens de produto do contrato ligados ao cliente informado no cabeçalho da tela.
PvcCnfPed indicativo de que o sistema exige a conferência de digitação do pedido gerado via contrato de licitação. O parâmetro deve ser usado quando, o usuário deseja que o sistema não exija a conferência dos itens de contratos carregados para o pedido e permita o fechamento de forma direta, para tanto, deve-se atribuir ao parâmetro o valor N.

Identificadores de regras

Módulo Código
VEN 000ALICM01
VEN 000ALIRF01
VEN 000ALPRO01
VEN 000COMIS01
VEN 000COMIS02
VEN 000COMIS03
VEN 000PREME01
VEN 000PRPES01
VEN 000TABPR01
VEN 120ALFLT01
VEN 120CNFEC01
VEN 120EXCLU01
VEN 120PVCRA01

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