F135AEA - Atendimento Automático de Pedidos (Análise de Embarque)
Essa tela permite a análise dos pedidos em aberto da filial, verificando o estoque e os dados do cliente e gerando pré-faturas de forma automática.
Processo
- na tela F004PEM (parâmetros para análise de embarque) efetua-se a parametrização das sugestões automáticas.
- na tela F070FES (parâmetros da filial para estoques) define-se o critério de formação de estoques, que deverá ser definido com 5 ou maior.
- na tela F070FVE (parâmetros da filial para vendas) o campo Gera Itens Por
Lote tem por objetivo gerar para cada lote do item de produto
(controlado por lote) definido no pedido um item na pré-fatura. Sendo assim, se
no pedido o item possuir três lotes distribuídos, então serão gerados três itens de
pré-fatura com as quantidades distribuídas no lote para aquele item de pedido, um para cada lote. Esta opção somente será disponibilizada
no momento do processamento e somente se o processamento for de forma
manual. Se o processamento for por meio de processos agendados ou web services,
então o parâmetro será considerado como N.
Observações
- O parâmetro global AnaDepLot irá sobrescrever o parâmetro Gerar Itens Por Lote, definido nos parâmetros da filial, preenchendo como "S - Sim", gerando itens por lote.
O sistema não consiste o saldo do lote e nem faz o corte do pedido quando trata-se de um lote padrão. Esse comportamento é normal, pois o lote padrão é um lote transitório, usado somente para quando se deseja utilizar um produto com lote mas não se sabe qual será de fato o lote a ser utilizado no pedido e na carga/pré-fatura. Na prática, o lote padrão nunca precisaria ter saldo, já que não são feitas consistências do saldo desse lote quando for usado o identificador VEN-120LOTPA01 na tela F135AEA e o VEN-135LOTPA02 na tela F135FCP. Somente será lote padrão quando existir o identificador VEN-120LOTPA01 ou VEN-135LOTPA02 e o lote do item do pedido for igual ao lote padrão da origem (tela F083ORI). Para consistir saldos e realizar o corte nos pedidos, então deve-se informar um lote efetivo.
Critério Análise
Indicativo se a análise e geração das pré-faturas deve ser feita por pedido
ou por cliente.
- Pedido - será gerada uma pré-fatura por pedido
- Cliente - irá fazer a quebra de pré-faturas de acordo com o indicativo presencial carregado do pedido.
1º/4º Critério Sel.Pedidos
Define a ordem na qual os pedidos serão ordenados para seu atendimento. Deve
ser informado pelo menos o primeiro critério para a análise, os quais são:
- Categoria Cliente (E085HCL.CATCLI), pode ser alterada no pedido.
- Data Entrega, é a menor data de entrega do pedido.
- Crédito Cliente, será analisado o crédito do cliente antes e caso este esteja com problemas será colocado para o fim da lista de pedidos.
- Pedidos com Reserva, caso o pedido possua itens com reserva de estoque estes pedidos serão priorizados no atendimento.
- Data e Hora de emissão dos pedidos.
- Data e Hora de geração dos pedidos.
Observação
Observação da análise de embarque gerada.
Vlr. Mínimo NF
Menor valor com o qual uma pré-fatura pode ser gerada, caso este valor não seja
atingido o sistema não gerará a pré-fatura. Se o faturamento referir-se ao saldo
de um pedido este parâmetro é ignorado.
Vlr. Mínimo Título
Menor valor que as parcelas da pré-fatura podem possuir, caso este valor não seja
atingido o sistema não gerará a pré-fatura. Se o faturamento referir-se ao saldo
de um pedido este parâmetro é ignorado.
Mínimo Pedido Estoque
Percentual mínimo do pedido que deve estar em estoque para que a pré-fatura possa ser
gerada. Este percentual é calculado com base no valor em aberto do pedido. Caso o valor
que está sendo faturado do pedido não atinja este percentual, o pedido não será
atendido. Se o faturamento referir-se ao saldo de um pedido este parâmetro é ignorado.
Quantidade Mínima Pedido Estoque
Quantidade mínima do pedido que deve estar em estoque para que a pré-fatura
possa ser gerada. Esta quantidade é calculada com base na quantidade em aberto
do pedido. Caso a quantidade que está sendo faturada do pedido não atinja este
percentual, o pedido não será atendido. Se o faturamento referir-se ao saldo de
um pedido este parâmetro é ignorado.
Ped.s/Estoque a Cancelar
Percentual do pedido sem estoque para que seja cancelado o saldo do pedido. Este
percentual é calculado com base no valor em aberto do pedido. Caso o percentual do pedido
que está sem estoque for menor ou igual ao parâmetro, o sistema cancelará o saldo do
pedido no momento do seu faturamento.
- Quantidade solicitada no pedido: 150;
- Quantidade disponível em estoque: 100;
- Quantidade do pedido que será atendida pela pré-fatura: 100;
- Quantidade do pedido que não será atendida por não haver estoque disponível suficiente: 50.
As 50 unidades que não serão atendidas correspondem a mais ou menos 30% da quantidade do pedido.
O campo Ped.s/Estoque a Cancelar indica o percentual do pedido que caso não atendido, deverá ser cancelado no faturamento da carga (geração da nota fiscal).
Qualquer valor maior do que 30%, indica que a quantidade não atendida no pedido deverá ser cancelada.
Distribui Estoque
Indica que o saldo disponível de estoque para o produto deve ser distribuído
de forma proporcional entre os pedidos.
Esta opção funciona de formas distintas de acordo com o critério de disponibilidade de estoque.
Quando o critério considerar reserva:
Com os critérios 3, 4, 7 e 8, os pedidos que reservam estoque tem prioridade, e serão atendidos em sua totalidade, sempre que possível. O sistema irá priorizar sempre pedidos que reservam estoque, e após isso, caso ainda existir quantidade disponível então essa quantidade será proporcionalizada entre os pedidos sem reserva.
Os exemplos abaixo são validos para critérios de disponibilidade de estoque 3 , 4, 7 e 8, critério esses que diminuem a reserva do estoque.
Exemplo 1 (critérios de estoque 3, 4, 7 ou 8): tenho dois pedidos que reservam estoque e a quantidade informada para ambos os pedidos é de 40. No estoque tenho disponível 40 quantidades, nesse caso, o sistema irá atender apenas 1 pedido, pois ambos reservam então o primeiro pedido será faturado e para o segundo pedido, não haverá quantidade disponível
Exemplo 2 ( critérios de estoque 3, 4, 7 ou 8): tenho três pedidos, todos com a quantidade informada de 20, porém apenas um dos meus pedidos reserva estoque. Então para esse caso o sistema irá faturar todo o pedido que reserva estoque, para os outros pedidos que não reservam, o sistema irá distribuir a quantidade disponível em estoque descontada a quantidade do pedido que reservava estoque.
Calculo feito: o sistema retira toda a quantidade reservada pelos pedidos e verifica se existe quantidade disponível no estoque. Caso ainda existir quantidade em estoque, o sistema divide essa quantidade pela quantidade total dos pedidos, gerando um percentual de faturamento. Após isso o sistema multiplica esse percentual de faturamento pela quantidade de cada pedido sem reserva, processando parcialmente cada pedido sem reserva e distribuindo a quantidade em estoque que ainda estava disponível de forma proporcional entre os pedidos.
Utilizando o Exemplo 2: temos três pedidos com 20 quantidades em cada. Nosso estoque possui 40 quantidades disponíveis. Como havia reserva de 20, ainda sobram 20 quantidades disponíveis. Sabendo disso, dividimos 20 por 40, que é o total dos pedidos que não reservam estoque, dessa forma obtemos um percentual de faturamento de 0.5, ou seja, o sistema irá faturar 10 quantidades de ambos os pedidos que não reservam estoque e o total do pedido que reserva estoque, fechando assim as 40 unidades disponíveis.
Para o cálculo, o sistema sempre leva em consideração a unidade de medida do estoque,verificando se aceita ou não casas decimais.
Quando o critério não considerar reserva:
Por exemplo com o critério 5, todos os pedidos serão atendidos de forma proporcional, conforme o parâmetro. Caso o critério utilizado não diminuir a reserva da quantidade em estoque, então o comportamento será diferente, verificar exemplo 3 e 4.
Exemplo 3 (Critérios de estoque): tenho três pedidos, um com 60 quantidades, que reserva estoque e os outros dois com 40 quantidades informadas cada, sem reserva o estoque. Então para esse caso, o sistema irá faturar os pedidos em ordem, e ao passo que o pedido for faturado a disponibilidade de estoque irá diminuir, até ficar zerada ou atender todos os pedidos.
1º 60 quantidades e reserva estoque.
2º 40 quantidades e não reserva estoque.
3º 40 quantidades e não reserva estoque.
Quantidade disponível em estoque = 70
Neste caso o sistema irá faturar parcialmente todos os pedidos, desde que não exista reserva de estoque, pois a proporção encontrada pelo sistema é igual a 0.5, conforme o cálculo que o sistema faz, descrito abaixo:
Cálculo: o sistema soma a quantidade do primeiro pedido e verifica que com base na quantidade disponível (70), ele pode ser atendido na proporção de 70/60 = 1,1666666666666666666666666666667
O sistema soma a quantidade do segundo pedido com o primeiro pedido e verifica que com base na quantidade disponível (70), ele pode ser atendido na proporção de 70/100 = 0,7
O sistema soma a quantidade do terceiro pedido com os pedidos anteriores e verifica que com base na quantidade disponível (70), ele pode ser atendido na proporção de 70/140 = 0,5
O sistema fatura os pedidos na menor proporção encontrada, neste caso é de 50% da quantidade de cada pedido, conforme abaixo:
1º Esse pedido reserva estoque e por ser o primeiro pedido que está consumindo estoque, é possível atender totalmente o pedido, pois pedidos que reservam estoque tem prioridade. Nesse caso agora temos 10 (70 - 60) quantidades disponíveis em estoque.
2º Esse pedido não reserva estoque, por isso o sistema vai faturá-lo utilizando a proporção calculada anteriormente (50%). Como 50% da quantidade do pedido (40) é igual (20) (40 * 0,5 = 20) quantidades faturadas, e essa quantidade é maior que o disponível (10), então o pedido é faturado apenas com as 10 quantidades disponíveis.
3º Esse pedido não reserva estoque, por isso o sistema vai faturá-lo utilizando a proporção calculada anteriormente (50%). Como 50% da quantidade do pedido (40) é igual (20) (40 * 0,5 = 20) quantidades faturadas, e essa quantidade é maior que o disponível (0), então o pedido não é faturado.
Cálculo feito:
O sistema soma a quantidade do primeiro pedido e verifica que com base na quantidade disponível (7 0), ele pode ser atendido na proporção de 70/60 = 1,1666666666666666666666666666667
O sistema soma a quantidade do segundo pedido com o primeiro pedido e verifica que com base na quantidade disponível (7 0), ele pode ser atendido na proporção de 70/100 = 0,7
O sistema soma a quantidade do terceiro pedido com os pedidos anteriores e verifica que com base na quantidade disponível (7 0), ele pode ser atendido na proporção de 70/140 = 0,5
O sistema fatura os pedidos na menor proporção encontrada, desde que não exista reserva de estoque, neste caso é de 50% da quantidade de cada pedido, conforme abaixo:
1º Esse pedido não reserva estoque, por isso o sistema vai fatura-lo utilizando a proporção calculada anteriormente (50%). Como 50% da quantidade do pedido (60) é igual (30) (60 * 0,5 = 30) quantidades faturadas, e essa quantidade é menor que o disponível (70), então o pedido é faturado apenas com as 30 quantidades.
2º Esse pedido não reserva estoque, por isso o sistema vai faturá-lo utilizando a proporção calculada anteriormente (50%). Como 50% da quantidade do pedido (40) é igual (20) (40 * 0,5 = 20) quantidades faturadas, e essa quantidade é menor que o disponível (40), então o pedido é faturado apenas com as 20 quantidades.
3º Esse pedido reserva estoque mas outros pedidos consumiram quantidade antes dele, ou seja, 70 - 30 (1º Pedido) 20 (2º Pedido) = 20. Restou apenas 20 quantidades disponíveis. Aqui o sistema não iria calcular a quantidade a faturar com base na proporção, pois o pedido reserva estoque. O sistema iria faturar toda a quantidade do pedido, no entanto só existe disponível 20 unidades, então ele pega esse restante para faturar o pedido.
Gera Pré-Fatura Bloqueada
Durante a geração das pré-faturas o sistema faz a análise do crédito dos clientes envolvidos e, caso algum deles tenha problemas de crédito, o sistema irá bloquear todas as pré-faturas da análise, colocando-as com na situação em análise de crédito. Se esse parâmetro não estiver assinalado, as pré-faturas bloqueadas não serão geradas.
Observação
O funcionamento desse campo pode ser alterado por meio do identificador de regra VEN-135ALTST01.
Cancelar Pré-Faturas Vencidas
Antes da execução da análise o sistema
verifica todas as pré-faturas que ainda não tenham sido faturadas e cujo período de
previsão para faturamento seja menor que a data de hoje e cancela estas pré-faturas
devolvendo suas quantidades para o estoque.
Sempre Consistir Valor Mínimo da NF/Títulos
Aplica a consistência dos valores das parcelas (títulos) da pré-fatura, e da NF com base no valor estipulado pelos campos Vlr.Mínimo Titulo e Vlr.Mínimo NF da própria tela. Caso contrário, o sistema só executará esta consistência no faturamento do saldo do pedido.
Gerar análise multi-filial
Indica se irá gerar análise pré-faturas para todas as filiais, independente da filial logada. As análises serão geradas para cada filial de origem do pedido, ou seja:
Filial 1
Pedido A
Pedido B
Filial 2
Pedido X
Pedido Y
Opção Gerar Análise Pré-Fatura Multi-Filial selecionada:
Filial 1 Análise 1 Pre-Fatura 1 - Pedido A
Filial 1 Análise 1 Pre-Fatura 2 - Pedido B
Filial 2 Análise 1 Pre-Fatura 1 - Pedido X
Filial 2 Análise 1 Pre-Fatura 2 - Pedido Y
Gravar a cada Pré-Fatura
Indicativo de gravação das pré-faturas linha a linha, ou seja a cada pré-fatura
gerada, o sistema irá gravá-la na base e abrir uma nova transação. Isto somente será
possível quando a opção de análise for Por Pedido e a opção de
Distribuir Estoque não estiver assinalada.
Importante
Esta opção deve ser utilizada somente para usuários que tem problemas de lock (travamento) excessivo. Usuários que podem rodar a análise em horários alternativos ou fora do expediente não devem usar essa opção, pois o processo de análise ficará mais lento. Há um log da análise de embarque que mostra quais pedidos foram analisados e não geraram pré-faturas. Ele é gerado no diretório de logs da Central de Configurações Senior.
Analisar Outros Depósitos
Indicativo para permitir o uso de depósitos diferentes dos depósitos dos pedidos. O sistema verifica todos os depósitos cujo parâmetro E205DEP.CONAEP (considera para análise de atendimento do pedido) seja definido com S, considerando ainda a configuração do campo Aceita Depósito de Outras Filiais para Ped/PFA/NF da parametrização da filial.
Será utilizado o primeiro depósito cuja quantidade disponível possa atender alguma quantidade do item de pedido que está sendo analisado.
Analisar Pedidos em Preparação
Indicativo para permitir ao usuário optar por analisar pedidos
em preparação. Assinalando esta opção o sistema irá permitir que sejam carregados
itens de pedidos já ligados a pré-faturas não faturadas desta forma será possível ter
um item de pedido ligado a mais de uma pré-fatura não faturada ao mesmo tempo.
É
importante lembrar que se o item estiver ligado em uma nota fiscal digitada o sistema não
irá permitir a geração de uma pré-fatura. A quantidade sugerida para o item será
sempre a quantidade em aberto menos a quantidade que já foi gerado pré-fatura.
Considerar Mínimos Reposição
Indicativo de verificação das quantidades mínimas
de reposição. Estas quantidades mínimas são as mesmas utilizadas na rotina de
análise de reposição pelas vendas do dia no módulo do compras. Uma vez assinalada esta opção o sistema faz a seguinte
tratamento:
- se o pedido for para um cliente que é uma filial (está informado o código da filial como cliente), busca o depósito vendedor desta filial,
- busca na tabela de mínimos a quantidade mínima para o produto do pedido no depósito da filial,
- se existir um mínimo o sistema procede da seguinte maneira.
Caso 1
Quantidade do Pedido = 23
Quantidade de Mínimo para Reposição = 10
Quantidade Disponível Em Estoque = 40
Quantidade da para item da Pré-Fatura = 23/10 = inteiro(2,3) = 2 * 10 = 20
Se a sobra for menor que a Quantidade mínima de Reposição o saldo do pedido deve
ser cancelado, Quantidade a Cancelar no Pedido = decimal(2,3) = 0,3 * 10 = 3
e Acumulada na E210MIN, Quantidade a Acumular = 3
Caso 2
Quantidade do Pedido = 23
Quantidade de Mínimo para Reposição = 10
Quantidade Disponível Em Estoque = 13
Quantidade da para item da Pré-Fatura = 13/10 = inteiro(1,3) = 1 * 10 = 10
Saldo do Pedido = 13, > Para futura analise
Quando este parâmetro está assinalado o sistema altera nos parâmetros da filial para estoques, o indicativo que existe uma análise sendo executada e neste caso nenhuma outra análise pode ser executada e também não pode ser executada a análise de reposição das vendas do dia e vice-versa.
Observação
Para que o sistema atenda as quantidades acumuladas pela análise de embarque é preciso executar o processo de análise de reposição pelas vendas.
Os campos do grupo seleção são filtros aplicados em cima das tabelas de pedidos, itens de pedido e clientes para selecionar apenas alguns pedidos para a análise de embarque. Ao lado de cada parâmetro, existem caixas de marcação, sob o título Não, que serão tratados como exceção, quando marcados. Por exemplo, informando um cliente, sem marcar o campo de exceção, apenas o cliente em questão será analisado, com a exceção marcada, todos os clientes, menos o informado, serão analisados.
Com base nos parâmetros de seleção, o sistema gerará as pré-faturas e as suas respectivas embalagens para posterior faturamento.
Alguns pontos que devem ser considerados neste processo:
- Para que o sistema possa fazer corretamente a reserva das quantidades no estoque e consequentemente garantir que quantidades apropriadas para uma pré-fatura não sejam utilizadas por outras o critério de formação de estoque para faturamento deve ser 5, 6, 7 ou 8 que são os critérios que utilizam a quantidade reservada pela análise para o cálculo do disponível. A opção ideal seria a opção 8 que é a que considera qualquer tipo de reserva ou bloqueio para o cálculo.
- Para que o sistema sugira o lote dos produtos controlados e não seja obrigatória a informação do código do lote no pedido é necessário utilizar o identificador de regra GER-000EUDLE01, sendo que o sistema quebra um item de pedido em vários itens na pré-fatura caso não exista quantidade suficiente em um lote para atendê-lo.
- O identificador de regra COM-135LTECA01 definirá se uma pré-fatura necessita da liberação do TECA, caso a liberação seja necessário o usuário deve liberar a pré-fatura na tela de liberação de Guias de Tráfego e Requerimento para TECA na tela F135LGT (Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Lib. guia de tráfego/requerimento TECA).
- Juntamente com esta nova rotina foi liberado um novo parâmetro na filial chamado Buscar Preço/% Faturamento, que quando definido como SIM, sempre que o sistema gerar uma pré-fatura ou gerar um nota fiscal (via pedido ou pré-fatura), será feita a busca do preço unitário da tabela de preço do item novamente trazendo um novo preço de acordo com a data de emissão do documento, a única forma para que o sistema não faça isso é assinalar no item do pedido que o preço é fixo.
- Na tela de pedidos agrupado o indicativo se o pedido é de pagamento antecipado estiver definido, no momento da geração da pré-fatura o sistema identifica que o pedido é de pagamento antecipado e fixa o preço do mesmo para que não seja feita novamente a busca do preço no momento do faturamento e também bloqueia a pré-fatura indicando que a mesma foi bloqueada porque o pedido é de pagamento antecipado. Desta forma é possível que seja enviado o aviso de cobrança para que após o pagamento esta pré-fatura possa ser liberada para o faturamento, através da tela de liberação de pré-faturas bloqueadas.
Sit. Item Pedido
As opções disponíveis para seleção serão:
Todos, Aberto Total, Aberto Parcial, Em Preparação, não existindo a
opção de negação.
Os demais campos de seleção desta Guia não serão afetados por esta opção.
Somente será possível selecionar uma opção diferente de Todos se a opção Analisar pedidos em preparação na
Guia Critérios estiver desmarcada.
Caso contrário será exibida uma mensagem de alerta A opção Analisar pedidos em
preparação está selecionada. Situação do pedido não poderá ser alterada..
Ao marcar a opção Analisar pedidos em preparação da Guia Critérios a
rotina irá alterar a seleção da situação do pedido da Guia Seleção para
Todos e não permitirá que seja selecionada outra até que a opção Analisar
pedidos em preparação seja desmarcada.
Formação de embalagem na geração da pré-fatura
O sistema irá formar automaticamente as embalagens de uma pré-fatura sempre que existirem na pré-fatura produtos que possuam códigos de agrupamento para embalagens, caso contrário a formação deverá ser manual. É através dos agrupamentos para embalagens que o sistema irá fazer a montagem das embalagens da pré-fatura, no agrupamento são definidos a sequência e a hierarquia de empacotamento. É importante lembrar que caso seja utilizado embalagens de estocagem estas também devem possuir código de agrupamento para que possam ser utilizadas na formação das embalagens. Os agrupamentos cadastrados devem sempre pertencer a uma hierarquia pois nesta estão definidas as equivalências e os conteúdos das embalagens são informados por hierarquia.
Para maiores informações sobre o cadastro das hierarquias, agrupamentos e embalagens, verificar a documentação sobre cadastramento das embalagens.
A formação das embalagens funciona da seguinte maneira:
- O sistema acumula os produtos da pré-fatura por hierarquia/agrupamento e seleciona as embalagens de estocagem existentes para os produtos. Sempre que existirem embalagens de estocagem o sistema irá utilizar primeiro estas embalagens para os produtos para depois utilizar os produtos separadamente, a não ser que as quantidades do produto não completem uma embalagem de estocagem, neste caso ou o sistema pega produtos que não foram embalados ou não irá embalar o produto. Exemplo: caso no estoque existam embalagens com 10 unidades de um produto e a pré-fatura possuir apenas 7 unidades as embalagens não serão utilizadas.
- Uma vez definidos quais os Produtos/Embalagens serão embalados o sistema ordena as hierarquias/agrupamentos destes Produtos/Embalagens por ordem de hierarquia, exclusividade e sequência de empacotamento. Após ordenar o sistema começa a formar as embalagens buscando para as hierarquias todas as embalagens onde o mesmo pode ser colocado, ordenando as mesmas da maior para a menor.
- O sistema procura gerar as embalagens com o menor embuchamento possível, para tanto caso a hierarquia selecionada não preencha a maior caixa e o mesmo não é exclusivo, são buscadas as outras hierarquias que podem ser incluídas nesta embalagem. Considerando a equivalência entre as hierarquias o sistema tenta preencher a embalagem, sendo que o maior embuchamento que será gerado sempre será uma quantidade menor que a menor embalagem para a hierarquia. Caso isto não seja possível o sistema busca a próxima embalagem aplicando o mesmo critério.
O exemplo abaixo mostra situações com diferentes quantidades para uma única hierarquia sendo que para o mesmo existem caixas de 30, 10 e 5 unidades:
- 20 unidades – O sistema irá gerar 2 caixas de 10 unidades
- 26 unidades – O sistema irá gerar uma caixa de 30 unidades pois o que sobra da embalagem (embuchamento) não atinge a menor quantidade da hierarquia que é 5
- 21 unidades – O sistema irá gerar 2 caixas de 10 unidades e 1 caixa de 5 unidades pois caso seja utilizada uma embalagem de 30 unidades ou 3 embalagens de 10 unidades o embuchamento seria de 9 unidades
Formação da guia de tráfego na geração da pré-fatura
Na tabela de famílias (E012FAM) foi criado campo Emite Guia de Tráfego que é um campo lista com os seguintes valores: N - Não Emite, I - Só Mercado Interno, E - Só Mercado Externo, A - Ambos, o valor deste campo é levado para os produtos desta família onde o usuário pode alterar seu valor.
Na tabela de pré-faturas foram criados os campo número da guia de tráfego e situação da guia de tráfego. Quando na pré-fatura que estiver sendo gerada existirem produtos com o campo Emite guia de tráfego com A ou I e o cliente for do mercado interno ou ainda E ou cliente for do mercado externo o sistema irá gerar o número da guia de tráfego buscando o próximo número válido previamente cadastrado no campo de nome NUMGTR na tabela de manutenção dos últimos números dentro da faixa definida na tabela de faixas localizado em Cadastros > Identificadores e parâmetros > Manutenção dos últimos números (F078ULT). Caso o sistema não consiga buscar um número válido, ou seja, caso não exista uma faixa ativa o sistema não gerará a pré-fatura.
Na tabela de transações foi criado um campo para indicar se a guia de tráfego é liberada automaticamente ou não, se o valor do campo for sim o sistema já gera a pré-fatura com o campo situação da guia de tráfego como liberada caso contrário é necessário que a pré-fatura seja liberada manualmente.
Para a liberação das guias de tráfego foi criada a tela de liberação de guias de tráfego/requerimento do TECA esta tela encontra-se em Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Lib. guia de tráfego/requerimento TECA (F135LGT), esta tela irá mostrar todas as pré-faturas que na forma tem suas guias de tráfego liberadas para que o usuário possa efetuar a sua liberação.
As pré-faturas que possuírem número de guia de tráfego somente poderão ser faturadas após terem suas guias liberadas, no momento do faturamento o número da guia de tráfego é levado para a nota fiscal.
Módulo | Código |
GER | 135ORDEM01 |
GER | 135EUDLE01 |
GER | 000EUDLE01 |
EST | 135BLOTE01 |
VEN | 000ALICM01 |
VEN | 000ALIRF01 |
VEN | 000COMIS01 |
VEN | 000CONIT01 |
VEN | 135CONCP01 |
Importante
O identificador EST-135BLOTE01 deve ser ativado junto com o GER-135EUDLE01. Quando houver um atendimento maior que a quantidade de estoque, ele irá buscar outro lote para atender o item.