Integração com o Hub de Royalties

A empresa Bayer é referência em sementes transgênicas de soja, possuindo um rol de variedades circulando no mercado nacional. A semente é mais resistente à pragas, instabilidades climáticas e outros problemas que possam afetar a produção, além da tecnologia permitir uma melhor produtividade por hectare. Essa tecnologia é patenteada pela Bayer, que tem direito ao recebimento de royalties pelo uso de suas sementes.

Esse processo de cobrança de royalties é bastante complexo, sendo por vezes realizado em parceria com empresas do segmento agrícola, que controlam e fazem a cobrança dos royalties junto ao produtor rural e então repassam para a Bayer. Além disso, a própria Bayer oferece programas de créditos, tanto na compra de sementes e insumos como em outras iniciativas da empresa. Os créditos são descontados do produtor rural no lugar da cobrança dos royalties por uma determinada quantidade de produto. Esse processo também ocorre junto à empresa parceira, que por vezes faz um controle manual desses créditos, verificando se o produtor possui créditos antes de fazer a cobrança, e dando baixa destes.

Buscando simplificar o processo, a Bayer disponibiliza aos seus parceiros comerciais um conjunto de APIs para integrar os processos de recebimento e controle de créditos desses royalties, em comunicação direta com seus sistemas. No entanto, fica a cargo dos produtores e parceiros proverem sua própria ferramenta para consumir e utilizar essas APIs.

A integração com o Hub de Royalties é uma iniciativa para integrar o Gestão Empresarial | ERP às APIs da Bayer, simplificando o processo para os clientes do Agronegócio.

Parâmetros Iniciais

A integração com o Hub de Royalties é bastante simples, envolvendo apenas parametrizar o sistema para utilizar a função. Os passos apresentados a seguir fazem essa parametrização. É importante seguí-los na ordem apresentada.

Processos da integração com o Hub de Royalties

Integração com o recebimento

Neste processo, o registro de entrada da mercadoria é encaminhado para a Bayer através do Hub de Royalties. A partir da chegada desse registro na entrada, já é possível verificar e consumir créditos que estejam disponíveis ao produtor rural. Esse processo pode ser realizado de duas formas:

Em ambos os processos, na tela de Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), no campo Teste da Variedade deve ser utilizado para indicar a forma da carga. As opções são: 

Para a integração ocorrer, os processos automáticos 171 e 172, cadastrados nas configurações iniciais, devem ter executado sem erros.

Importante

Caso o Hub de Royalties esteja indisponível no momento da entrada de carga via balança, ou no momento de geração da nota via ticket, será gravada uma pendência de integração. O processo automático de envio para o Hub de Royalties então enviará o registro assim que estabilizar a integração.

Consulta e consumo de créditos

A Bayer disponibiliza um sistema de créditos, que podem ser consumidos em diversas etapas do processo. Quando o produtor tenta consumir mais créditos do que possui acumulado, o excedente fica "pendente", sendo consumidos assim que o produtor receber mais créditos. Para controlar e garantir a flexibilidade de todo esse processo, utilizamos os processos agendados de Consumo de Créditos e Confirmação de Consumo de Créditos.

Ao rodar o processo automático 182 - Integração ERP x Hub de Royalties - Confirmação de consumo de créditos, o sistema determina se há alguma operação pendente de consumo de créditos (ou seja, se o produtor tem operações pendentes de consumo e agora possui créditos em sua conta). É possível conferir nos logs da integração, na senior X Platform, o resultado dessas operações. O processo agendado 181 - Integração ERP x Hub de Royalties - Envio de consumo de créditos é responsável pelo consumo dos créditos, quando disponíveis.

Visualização dos logs da integração

Os logs do processo de integração ficam disponíveis na tela de Log de Integrações - ERP x Senior X (F115PRL). É possível filtrar pelo Tipo de Integração como "Hub de Royalties". No campo Tipo de Informação, é possível filtrar os seguintes tipos:

Importante

Como o Hub de Royalties possui dois processos agendados, um de envio e outro de confirmação, ao selecionar um registro referente envio de informações, a tela abrirá os logs do processo automático de envio. Já ao selecionar um registro referente à confirmação de pendência, a tela abrirá os logs do processo automático de confirmação.

Número do protocolo na Fixação de Preços

É possível consultar se uma fixação teve integração com o Hub de Royalties. Para tanto, na tela de Fixação de Preços (F439FIX), o campo Hub Royalties identifica se houve integração com a plataforma da Bayer. Caso sim, o campo Número Protocolo exibe o número fornecido pela Bayer durante a integração.

 

Este artigo ajudou você?