Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Bloqueio de produtos

Bloqueio de Produtos

O bloqueio de produtos consiste em impossibilitar o uso da mercadoria em movimentações de Fixação, Devolução e Transferência entre produtores. As transferências de estoque entre depósitos e filiais ainda são permitidas. A ação de um bloqueio pode partir de diversos motivos, por exemplo: um acordo entre produtor e empresa ou um bloqueio judicial.

Veja algumas premissas para o bloqueio de produtos:

Veja o procedimento completo para efetuar o bloqueio e o desbloqueio a seguir.

Pré-requisito

O acesso ao bloqueio de produtos é limitado de acordo com o usuário. Para ativar essa permissão, é necessário preencher com "Sim" o seguinte campo:

Bloqueio de Produtos

Para realizar o bloqueio de um produto:

  1. Acesse a tela de Suprimentos > Gestão de Recebimento > Bloqueio de Produtos (F435BLO);
  2. Na guia Cadastro, preencha o Fornecedor e a Descrição do Bloqueio;
  3. Certifique que a opção Bloqueio está selecionada;
  4. Informe o Motivo do bloqueio, que deve estar previamente cadastrado em: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Motivo de situações/observações (F021MOT), com o código de aplicação 48-Agronegócio;
  5. Informe o Produto e a Derivação;
  6. Preencha a Quantidade a ser bloqueada:

    1. Caso o produtor não possua a quantidade de produto necessária nas ordens de compra apresentadas no momento do bloqueio, é realizado um bloqueio parcial. A quantidade pendente é bloqueada automaticamente, de acordo com o Recebimento do produto.
  7. Informe uma observação, caso seja necessário. Sua manutenção ocorre através do botão Observação no rodapé, após processar o bloqueio;
  8. Clique em Mostrar, são exibidas as ordens de compra disponíveis, elas são selecionadas, automaticamente, de acordo com a quantidade informada para bloqueio, esta seleção é apenas uma sugestão;
  9. Na guia de Ordens de Compra, selecione as ordens de compras que devem ser bloqueadas. Os filtros são opcionais, servem para refinar a busca dos itens da ordem de compra;

    Caso o produto ainda não esteja na empresa, é possível realizar o cadastro da quantidade que deve ser bloqueada. O vínculo com a ordem de compra será feito automaticamente, ao efetuar a entrada do produto, na tela de Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC);
  10. Se necessário, é possível anexar um documento à operação realizada, através do botão Anexo;
  11. Clique em Processar, para finalizar o bloqueio;
  12. As informações sobre a quantidade de produtos bloqueados podem ser visualizadas no Extrato do Produtor, na tela de Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Extrato do Produtor (F439EXT).

Nos processos de Fixação e Devolução a quantidade bloqueada do item pode ser visualizada no campo Qtde. Bloqueada e a quantidade que pode ser movimentada no campo Qtde. Disponível.

Desbloqueio de Produtos

Para realizar o desbloqueio de um produto é necessário que o produto tenha sido bloqueado em algum momento. O desbloqueio do item pode ocorrer de forma total ou parcial.

Para realizar o desbloqueio de produtos:

  1. Acesse a tela de Suprimentos > Gestão de Recebimento > Bloqueio de Produtos (F435BLO);
  2. Na guia Cadastro, preencha o Fornecedor e a Sequência do Bloqueio. Certifique de que a opção Desbloqueio está selecionada;
  3. Clique em Mostrar, assim serão exibidas as ordens de compra;
  4. Na guia de Ordens de Compra, selecione as ordens de compras que devem ser desbloqueadas;

    1. No campo Quantidade bloq. Seq será exibida a quantidade já bloqueada para o item da ordem de compra;
    2. Preencha o campo Desbloquear com a quantidade a ser desbloqueada para o item selecionado. O desbloqueio pode ser efetuado com a quantidade total ou parcial.
  5. Se necessário, é possível anexar um documento à operação realizada, através do botão Anexo;
  6. Clique em Processar, para finalizar o desbloqueio;
  7. As informações sobre a quantidade de produtos bloqueados podem ser visualizadas no Extrato do Produtor, na tela de Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Extrato do Produtor (F439EXT).

Importante

Quando é feito um desbloqueio, a ordem de compra desbloqueada não pode ser bloqueada novamente no mesmo bloqueio. É necessário cadastrar um novo bloqueio.

Este artigo ajudou você?