Consulta de boletos
Após realizar a associação dos boletos eletrônicos, os processos que envolvem a rotina de DDA permitem consultar os boletos associados e os boletos pendentes de associação. Além da consulta, é possível efetivar, desassociar e excluir conforme a necessidade.
Quando os boletos associados são apresentados na grade Associações realizadas, é possível:
- Efetivar: ao realizar esta ação singifica que o boleto passará da situação Aguardando efetivação para Efetivado, ou seja, as informações do título, tais como código de barras, juros, multa, etc (conforme consta no boleto em questão) foram integradas com o Gestão Empresarial | ERP;
- Desassociar: com esta ação a associação do boleto é desfeita completamente;
- Exportar: esta ação exporta as informações da grade Associações realizadas nos formatos .XLS ou .XLSX;
Esta tela também permite realizar a consulta dos boletos que foram associados através do processo do DDA, Para isso, siga os seguintes passos:
- Empresa e Filial: selecione as empresas e filiais que devem aparecer na relação de títulos que serão apresentados;
- Vencimento inicial e Vencimento final: de acordo com as datas informadas para o vencimento, os boletos são exibidos. Ou seja, são filtradas as pendências com data menor que o vencimento final e maior do que o vencimento inicial;
- Tipo de pendências: selecione quais serão os tipos de pendências que serão apresentadas. As opções apresentadas são:
- 01 - Entrada de títulos;
- 02 - Pedido de baixa;
- 06 - Alteração de vencimento;
- 09 - Protestar;
- 31 - Alteração de outros dados.
- Fornecedores: para apresentar os fornecedores, este campo utiliza como base as informações registradas nos campos Vencimento inicial e Vencimento final, ou seja, na busca dos boletos associadas serão apresentados somente os fornecedores que estão compreendidos no período entre as datas de vencimento inicial e final.
- Situações pendências: as opções de situações que podem ser selecionadas são: aguardando efetivação, efetivado, aguardando alteração ou alterado. Podem ser selecionadas uma ou várias situações para serem apresentadas no resultado da pesquisa.
- Tipos de associação: estabeleça quais serão as associações que devem ser apresentadas na relação de boletos, sendo elas:
- Automática sem tolerância: associação efetuada automaticamente sem considerar nenhuma tolerância de valor ou dias de vencimento.
- Automática com tolerância: associação efetuada automaticamente considerando a tolerância de valor ou dias de vencimento dos parâmetros da filial.
- Automática por raiz CNPJ do fornecedor: associação efetuada automaticamente considerando a opção Buscar por raiz CNPJ do fornecedor dos parâmetros da filial.
- Automática por raiz CNPJ do fornecedor com tolerância: associação efetuada automaticamente considerando a opção Buscar por raiz CNPJ do fornecedor e também a tolerância de valor ou dias de vencimento dos parâmetros da filial.
- Automática por outra filial: associação efetuada automaticamente considerando o campo Outras filiais dos parâmetros da filial.
- Manual: associação realizada manualmente pelo usuário.
- Nome arquivo: de acordo com a necessidade, selecione o nome de um ou vários arquivos importados para restringir os critérios de busca dos títulos associados.
Para realizar a consulta ou exclusão dos boletos eletrônicos que estão pendentes de associação através do processo do DDA, siga os seguintes passos:
- Empresa e Filial: selecione as empresas e filiais que devem ter parametrizações cadastradas para filtro dos títulos;
- Vencimento inicial e Vencimento final: e acordo com as datas informadas para o vencimento, os títulos são exibidas. Ou seja, são filtradas as pendências com data menor que o vencimento final e com data maior do que o vencimento inicial;
- Tipo de pendências : selecione quais serão os tipos de pendências que serão apresentadas. As opções apresentadas são:
- 01 - Entrada de títulos;
- 02 - Pedido de baixa;
- 06 - Alteração de vencimento;
- 09 - Protestar;
- 31 - Alteração de outros dados.
- Fornecedores: de acordo com as datas informadas para o vencimento, os títulos são exibidas. Ou seja, são filtradas as pendências como data menor que o vencimento final e com data maior do que o vencimento inicial;
- Situações pendências: as opções de situações que podem ser selecionadas são: a associar, aguardar associação - múltiplo, erro, desassociado, inconsistente. Podem ser selecionadas várias situações para serem apresentadas no resultado da pesquisa.
- Nome arquivo: de acordo com a necessidade, selecione o nome de um ou vários arquivos importados específicos para restringir os critérios de busca dos títulos não associados
- Exibir inativas: quando esta caixa de seleção for marcada, definirá se a pesquisa dos dados será feita na tabela "dda_pendencia_inativa". E todos os filtros serão preenchidos de acordo com os dados existentes nesta tabela. Ou seja, ao marcar/desmarcar esta opção os dados dos filtros serão reiniciados, exceto os campos Vencimento inicial e final.
Após registrar os critérios para a busca de dos boletos pendentes, clique no botão Filtrar para que os títulos sejam apresentados na grade Pendências. A partir disso, é possível Excluir uma ou mais pendências de acordo com a seleção feita e Excluir tudo para remover todas as pendências da consulta.
Observação
O processo de exclusão do botão Excluir tudo só estará finalizado de fato quando for gerada uma notificação informando o sucesso da exclusão das pendências.
Caso a caixa de seleção Exibir inativas estiver selecionada, não será possível Exportar a relação dos boletos apresentados e o acesso ao Histórico pendências ficará indisponível.
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