Finanças > Fluxo de caixa > Parametrizações das Visões > Visão projetado

Visão projetado

Após realizar as definições iniciais para a geração de um fluxo de caixa, parametrize a visão "Projetado" seguindo os passos abaixo:

Gerais

  1. Informe a Periodicidade que você deseja considerar no cenário para visualizar as informações do fluxo de caixa, que pode ser: Diário, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral, Semestral ou Anual.

Observação

Quando a periodicidade for definida como Diária, os feriados são identificados no fluxo.

  1. O campo Período é preenchido automaticamente com a opção "Período de/até" e fica desabilitado para edição. Neste caso, os campos Período inicial e Período final ficam disponíveis para informar um período futuro para visualizar a projeção do fluxo de caixa.
  2. Defina se o fluxo de caixa deve Considerar dias não úteis, selecionando ou não essa opção.
  1. No campo Tipo agrupamento, defina como as informações do fluxo de caixa serão agrupadas. As seguintes opções estão disponíveis: Conta financeira, Conta Contábil, Centro de Custo, Forma de Pagamento, Natureza de Gasto, Origem da Informação (opção padrão), Projeto, Projeto e Fase ou Moeda.

Observações

Quando selecionada a opção "Origem da informação", ao gerar o fluxo de caixa, cada origem das despesas e receitas é apresentada separadamente (pedidos, ordem de compras, contratos de compras e vendas, títulos a pagar e receber, entre outras).

Com as demais opções selecionadas, ao gerar o fluxo de caixa, as informações são exibidas naquele agrupamento. Ou seja, ao selecionar a opção "Centro de custo", por exemplo, as informações são agrupadas primeiramente pelos centros de custos e depois pelas rotinas. Quando os registros não possuem informação, eles ficam agrupados em um grupo chamado "Sem informação".

Se o tipo de agrupamento selecionado for "Forma de pagamento" ou "Natureza de gasto", não é possível selecionar a opção "Orçamento de receitas e despesas " no campo Adicionar ao cálculo.

  1. Após definir o tipo de agrupamento, você pode escolher como quer visualizar as informações exibidas no fluxo de caixa. As opções de cada Visualização dependem de cada tipo de agrupamento. Para o tipo de agrupamento "Origem da informação", apenas a visualização "Por descrição" fica disponível.
  2. Selecione a opção Dividir informações de agrupamento por empresa se você deseja gerar as informações do fluxo de caixa separadamente por empresa. Caso contrário, não marque esta opção. Ela apenas fica disponível quando o tipo de agrupamento não é por origem da informação.
  1. Se o Tipo agrupamento for "Conta financeira", "Conta Contábil" ou "Centro de Custo" é possível definir no campo Exibição níveis como as informações serão apresentadas no fluxo de caixa por níveis, podendo ser:
    • Níveis com lançamento: apresenta no fluxo somente os níveis analíticos;
    • Níveis sintéticos: apresenta no fluxo somente os níveis sintéticos;
    • Todos os níveis: apresenta no fluxo os dois níveis, analítico e sintético.
  2. No campo Adicionar ao cálculo defina quais informações serão adicionadas no cálculo do fluxo de caixa, se "Movimentações históricas" ou "Orçamento de receitas e despesas".
  3. Quando a opção "Orçamentos de receitas e despesas" for selecionada no campo Adicionar ao cálculo, os campos Buscar orçamento por e Origem do orçamento ficam disponíveis para que você defina como quer filtrar a busca dos orçamentos.

Importante

O campo Buscar orçamento por é preenchido automaticamente de acordo com o valor do campo Tipo de agrupamento. Ou seja, se o tipo de agrupamento é por conta financeira, o orçamento será buscado por conta financeira. Neste caso, o campo Buscar orçamento por fica desabilitado para edição. Apenas é possível editá-lo quando o tipo de agrupamento é por origem da informação.

O campo Origem do orçamento apenas fica disponível quando o campo Buscar orçamento por está preenchido com "Conta financeira" ou "Centro de custos".

  1. Informe a Moeda em que os valores do fluxo de caixa serão exibidos. O campo Cotação é preenchido automaticamente com a cotação da moeda escolhida, de acordo com a data da geração do fluxo de caixa, porém, pode ser alterado.

Receitas

Inclua nas receitas, aquelas que serão utilizadas para a geração do fluxo de caixa. Primeiramente, parametrize o campo abaixo:

Despesas

Inclua nas despesas, aquelas que serão utilizadas para a geração do fluxo de caixa. Primeiramente, parametrize o campo abaixo:

Este artigo ajudou você?