Apontamento por estágio
Esta rotina permite registrar apontamentos de produção e consumo em diferentes estágios, além de visualizar o progresso de todos os apontamentos realizados para as ordens de produção. Também é possível fazer alterações, como editar o operador, cancelar ou incluir novos apontamentos.
Na tela, todas as ordens serão exibidas, independentemente do tipo ou situação. No entanto, você pode restringir a visualização utilizando os diversos filtros disponíveis, como filtros por clientes e pedidos, caso a ordem tenha sido gerada a partir de um pedido de venda.
Pré-requisitos
Para realizar os apontamentos, primeiramente é necessário efetuar alguns cadastros na senior X Platform:
- Cadastre os operadores que farão o apontamento;
- Cadastre os motivos de paradas da produção, pois eles serão utilizados para justificar o porquê da parada da produção;
- Cadastre e consulte as Ordens que terão apontamento, como também todas as suas características, na rotina Ordens de Produção;
- O sequenciamento das Ordens determinam a ordem em que elas devem ser apontadas.
Apontamentos
Para registrar, visualizar detalhes ou realizar alterações nos apontamentos, clique no botão na coluna Ações.
Quando você expandir o estágio no qual deseja realizar o apontamento, verá três botões na guia Apontamentos, cada um com as seguintes funções:
Ações
- Apontamento de parada: Utilize esta opção quando houver um imprevisto na produção. Informe a data e hora do início da parada, o Operador responsável e o motivo da parada. O estágio permanecerá com a situação Parado até que um novo apontamento de início seja realizado.
- Apontamento de subproduto: Utilize esta função sempre que o processo industrial deste estágio gerar um subproduto.
Apontamento
- Permite registrar o início e o fim de um estágio, bem como a quantidade de produto acabado e refugo, se houver. Para realizar qualquer apontamento, é necessário informar o Operador. Caso necessário, é possível alterar o Recurso utilizado no estágio e ajustar a data e hora do apontamento. Quando o apontamento de quantidade é realizado, os consumos com o Tipo de Movimento definido como Automático no cadastro da engenharia do produto acabado serão registrados e baixados automaticamente.
- Para produtos cuja família exige controle de lote ou série, o lote ou série correspondente deve ser informado. Para mais detalhes sobre esse controle, consulte a documentação Controle de lote e série no industrial.
Apontamento de consumo
- Aqui, é possível registrar manualmente os consumos já previstos na engenharia do produto acabado ou os consumos equivalentes, caso estejam cadastrados. Se a opção Permite consumo não previsto estiver marcada como Sim nos parâmetros do PCP, consumos não previstos também poderão ser registrados. Para efetivar o apontamento, além do consumo, é necessário informar o Operador e a Quantidade. Nos casos em que houver controle de lote ou série, o lote ou série correspondente deverá ser especificado para a baixa de estoque.
Nota |
Para iniciar o apontamento de um produto acabado, a ordem deve estar com a situação Aberta ou Iniciada. |
Etiquetas
Ao registrar apontamentos de consumos e de produtos acabados, será gerada uma etiqueta correspondente a um número associado à movimentação de estoque (entrada ou saída). Para produtos acabados, a etiqueta será gerada apenas quando o estágio resultar em uma movimentação de estoque.
Situações dos estágios
Os estágios programados para execução durante o processo produtivo possuem diferentes situações, que indicam quais operações podem ser realizadas:
- Simulada: não é permitido realizar apontamentos;
- Planejada: não é permitido realizar apontamentos;
- Firme: não é permitido realizar apontamentos;
- Liberada: não é permitido realizar apontamentos, somente após a abertura da ordem de produção;
- Aberta: estágio ainda não iniciado, mas apto a receber apontamentos;
- Iniciada: o apontamento de início de produção foi realizado, mas o ciclo de produção ainda não foi finalizado;
- Pausada: houve registro de início e fim, mas o estágio ainda não foi concluído;
- Parada: o estágio está interrompido devido a um apontamento de início de parada;
- Bloqueada: o estágio está bloqueado, aguardando a finalização do estágio anterior;
- Finalizada: o apontamento foi concluído com a opção Encerrar Produção/Estágio marcada como Sim;
- Cancelada: a ordem de produção ou o estágio foi cancelado.
Pontos importantes
- Os consumos podem ser registrados quando o estágio correspondente estiver nas situações de iniciado, pausado ou parado.
- Se a ordem possuir mais de um estágio no processo produtivo, você pode escolher para qual estágio deseja realizar o apontamento, desde que o estágio não esteja configurado com a opção Controla início do estágio marcada no roteiro. Caso contrário, os apontamentos só podem ser feitos à medida que os estágios anteriores forem finalizados.
- O operador que iniciou o apontamento deve ser o mesmo a finalizá-lo.
- É possível apontar quantidades maiores que as programadas, dependendo das parametrizações do SKU ou Grupo. Se não permitido, não será possível registrar quantidades superiores.
- Apenas o último apontamento realizado (seja de tempo, quantidade ou parada) pode ser editado ou excluído.
- Os consumos da ordem podem ser automáticos ou manuais, conforme definido pela engenharia.
- O controle das etiquetas é gerenciado pela gestão de documentos.
- A descrição técnica do estágio, cadastrada na gestão de engenharia, pode ser acessada a qualquer momento.
Rendimento de consumos
Quando um apontamento de produto acabado excede o valor previsto, o sistema verifica se os consumos com baixa automática podem render mais do que o esperado. Se for o caso, o sistema não realiza baixas proporcionais desse consumo, limitando-se a baixar apenas o previsto. Essa parametrização é definida no tipo da ordem e no próprio consumo no painel de estágios da engenharia. Ambos os parâmetros precisam estar configurados como Sim para que o apontamento funcione dessa maneira.
- Quantidade prevista do produto final da O.P: 50
- Quantidade original do consumo: 1
Ao realizar a baixa do produto final com uma quantidade de 55, quando o tipo da ordem permitir rendimento e o consumo possuir rendimento, o apontamento será somente de 50 que foi o valor previsto, ou seja, o consumo rendeu a mais do que o previsto, não existindo a necessidade de realizar uma baixa maior.
Quando o tipo da ordem e/ou consumo não possuir rendimento, nesse mesmo cenário o consumo seria baixado proporcionalmente, conforme o apontamento do produto final.
Importante
Essas parametrizações são assumidas no momento da geração da Ordem de Produção.