No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Integrações com outros sistemas > Integração Solução Fiscal - Gestão Fiscal e Tributária

Solução fiscal - Geração de documentos fiscais de venda

Este documento possui as parametrizações e os web services disponíveis para a integração com a Gestão Fiscal e Tributária da Solução Fiscal Senior para a geração de documentos fiscais de venda.

Nele é possível consultar informações de:

Parametrizações iniciais

Na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) defina os seguintes parâmetros:

 

Web services

Seguem abaixo a relação dos web services utilizados pela Solução Fiscal.

Observação

O web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, utilizado na integração, possui restrição quanto ao uso, ou seja, não está disponível a todos os clientes.

Para ter acesso a ele, é necessário entrar em contato com a Senior.

Web service de consulta de parâmetros

Para acessar os parâmetros informados na Solução Fiscal na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) execute o web service com.senior.g5.co.cad.parametrosintegracao, porta ConsultarGeral_2.

Para executar este web service são necessárias as seguintes parametrizações:

  1. Cadastre o sistema externo dentro da Solução Fiscal na tela Sistemas Integrados (F000SIS);
  2. Habilite o uso do web service para cada uma das filiais na tela Configuração de web services (F000CWS).

Quando o parâmetro agruparUF do web service estiver como S o sistema busca todas as parametrizações da tela Parâmetros de Integração (F191CPT) agrupadas por UF.

Web service de consulta de notas fiscais emitidas

Para acessar as notas fiscais geradas pela Solução Fiscal execute o web service com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta ConsultarGeral_2.

Esse web service retorna os dados da nota fiscal (Cabeçalho, produtos, serviços, impostos, informações eletrônicas, entre outros).

Web service de consulta de contribuinte

O web service com.senior.g5.co.cad.contribuinte, porta ConsultarCadastro, faz a consulta do contribuinte no ERP e também na SEFAZ.

Nota

Algumas SEFAZ não tem disponível a consulta de contribuintes.

Web service de gravação de cliente

O web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes_4, retorna e permite a alteração da sequência do endereço de entrega informado no cadastro/alteração do cliente.

Web service de emissão dos documentos fiscais com base na venda realizada

Para acessar as notas fiscais geradas pela Solução Fiscal execute o web service (habilitando na tela F000CWS para todas as filiais) com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Emitir.

Ele atende quatro tipos de documentos fiscais:

Considerações sobre os atributos de entrada

Definição dos atributos de entrada para a venda.

Para consultar o valor da retenção, execute o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta CalcularRetencoes, para retornar os valores de retenção caso a venda possua.

Considerações sobre os atributos dos retornos

Web service de emissão de NF-e a partir de uma NFC-e

Para a emissão de um documento fiscal no modelo 55 (NF-e), referenciando uma NFC-e já emitida anteriormente, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta EmitirReferenciado.

Web service de cancelamento de venda

Para o cancelamento de uma venda, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Cancelar.

Uma venda na Solução Fiscal pode estar vinculada a mais de um documento. Desta forma, todos os documentos fiscais relacionados ao número de identificação da venda são cancelados.

O cancelamento de documentos fiscais relacionados a venda é consistido pela Solução Fiscal e pela SEFAZ (no caso de documentos eletrônicos). Assim, podem existir situações em que um documento fiscal foi cancelado e outro não. A Solução Fiscal sempre cancela todos os documentos possíveis. O processo não é abortado caso o sistema não consiga cancelar um dos documentos, ou seja, os demais documentos gerados são cancelados.

Se ocorrer a perda de comunicação entre o sistema externo e a Solução Fiscal durante o processo de cancelamento, o sistema externo deve reenviar o cancelamento da venda. Neste caso, a Solução Fiscal verifica a situação de cada um dos documentos vinculados à respectiva venda e finalizar o retorno pendente.

Web service de cálculo de retenções

Para o cálculo de retenções, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Cancelar.

Prestação de serviço para clientes Órgãos Públicos

Quando o cliente é identificado e localizado no SARA (ele deve estar cadastrado também na Solução Fiscal), e for Órgão Público, o SARA faz uma consulta na Solução Fiscal para receber o valor das retenções dos itens referentes a prestação de serviço. Para realizar este cálculo, a Solução Fiscal gera um documento com série não fiscal e mantêm em aberto e vinculado ao respectivo atendimento do SARA.

Com os valores de retenção, o SARA conclui o atendimento, finalizando o pagamento (se houver) e enviando para a Solução Fiscal o atendimento efetivado através do web service de venda. Nesse momento, a Solução Fiscal identifica o atendimento e localiza o documento gerado previamente para atualizar sua situação para Fechado.

Prestação de serviço para os demais tipos de clientes

Quando a prestação do serviço ocorre para os demais tipos de cliente, não há necessidade de realizar a consulta dos valores de retenção na Solução Fiscal. Ao finalizar o atendimento, o SARA envia estes itens para o serviço de venda, e neste caso, a Solução Fiscal não localiza um documento prévio para os respectivos itens de prestação de serviço e faz então o registro (de forma simplificada) para futura apuração do SPED Contribuições.

Web service de carta de correção

Para a geração de carta de correção, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta EmitirCartaCorrecao.

Web service de reimpressão de documentos

Para a reimpressão dos documentos fiscais, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Imprimir.

Rotina limpeza dos PDFs gerados

O processo agendado 107 - Limpeza de arquivos PDF gerados para notas fiscais, definido na tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE), permite agendar o processo de limpeza das pastas parametrizadas na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) para o Modelo 21 e Documentos Gerais.

Parâmetros obrigatórios

Definições de transação/CFOP na Solução Fiscal

CFOP 5.405 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído

No campo Transação merc. subst. trib. de contrib. subst. da tela Parâmetros por Estado (F009PPE) é realizada a sugestão da transação padrão quando o tipo de situação tributária for x60 - Tributação ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária.

CFOP 5.102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros

Para esta operação de venda é considerada a transação padrão informada no campo Transação NF Produtos Adquiridos Não Contribuinte da tela Parâmetros por Estado (F009PPE).

Na emissão de uma NFC-e, a busca de CFOP na Solução Fiscal considera a UF da filial de emissão, ou seja, mesmo que o cliente seja de uma UF diferente da UF da filial, a CFOP sugerida é de operação interna (iniciando com 5), conforme exigência da SEFAZ. Caso seja necessária a emissão de NF-e, a busca da CFOP considera a UF do cliente normalmente, sugerindo assim uma operação interestadual (iniciando com 6).

Este artigo ajudou você?