No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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F669ECF - SPED Contábil Fiscal (ECF)

Observação

Confira também a documentação por processo do SPED Contábil Fiscal (ECF).

Conceito

Esta tela tem por finalidade gerar as informações para um arquivo digital .TXT, que será submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA) da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

A Escrituração Contábil Fiscal foi instituída pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013 e é uma obrigação acessória em que deve-se apresentar informações de origem contábil e fiscal para apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

São obrigadas ao preenchimento da ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido, exceto:

As empresas optantes pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e também as pessoas jurídicas Imunes e Isentas que entregaram a EFD Contribuições deverão informar na ECF as operações que compõem a base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), especialmente quanto:

FAQ - Perguntas e respostas frequentes

Para sanar dúvidas e esclarecer conceitos, consulte a FAQ com perguntas e respostas frequentes sobre o SPED Contábil Fiscal (ECF).

Importante

Para mais informações sobre esse assunto e novidades de legislação, acesse o Portal de Exigências Legais.

Processos

Importante

Por ser um arquivo eletrônico com muitas informações, sua geração deve ocorrer em uma estação Gestão Empresarial PME | GO UP, não sendo possível executar a rotina em ambientes Middleware Senior, WA (Windows Access) ou BA (Browser Access).

Parametrizações iniciais no Gestão Empresarial | ERP para geração da ECF

  1. As filiais que apresentam informações no SPED ECF devem possuir o campo Filial Gera SPED ECF preenchido com a opção S (Sim) (F070FEF);
  2. Para utilização do plano de contas referencial é necessário realizar o cadastro deste plano como um modelo de plano na tela F043MPC. O modelo de plano de contas referencial deve possuir a indicação Modelo Referencial igual a S (sim) e, no campo Código Inst. Referencial, o código da instituição responsável pelo plano (Ex: 9 - Partidos Políticos). O modelo de plano referencial será utilizado para geração do registro J051.

Importante

  1. Para a geração do registro do SPED com a utilização do plano de contas referencial NÃO existe a necessidade de realizar o processo de mudança de modelo de plano. Este relacionamento deve ser feito pela tela F043RMP. Desta forma, os registros que necessitam de informações referentes ao plano de contas referencial utilizam deste relacionamento para a busca das informações no plano da empresa.
  2. Se for identificada a impossibilidade de relacionamento somente com os modelos da empresa e referencial, e já existir algum relacionamento entre os gravado, é possível duplicar este relacionamento para utilização do centro de custo. Para isso, o usuário deve informar o tipo de modelo, código do modelo contábil, código do modelo de centro de custo e código do modelo referencial, em seguida clique no botão Ini. Rel. CC.. A partir deste momento, o relacionamento existente para os modelos contábil e referencial foram aplicados ao relacionamento informado na tela, bastando informar os centros de custos para relacionamento.
  3. Para geração do registro de apresentação do relacionamento entre os modelos de planos de contas da empresa e referencial (registro J051), o relacionamento deve ser realizado para as contas analíticas do modelo da empresa. O saldo das contas sintéticas do modelo de plano referencial serão apresentados refletindo o relacionamento realizado para as suas analíticas.
  4. Para a apresentação dos registros L100 – Balanço Patrimonial, L300 – Demonstração do Resultado do Exercício, P100 (Balanço Patrimonial), P150 (DRE), U100 – Balanço Patrimonial e U150 – Demonstração do Resultado do Exercício deve ser utilizado o conceito de visão contábil (F046VIS). A importação das visões contábeis é realizada através da tela Geração e Atualização dos Planos de Contas Referenciais (F043RFB).
  5. Sugerimos que o arquivo gerado, seja salvo em um diretório na máquina local do seu processamento.

 

Inicialmente, para a geração do arquivo magnético da ECF, faz-se necessário informar qual a empresa deseja gerar o arquivo, pois todas as informações contidas no arquivo devem pertencer apenas a uma única empresa.

O período na qual serão gerado as informações para compor o arquivo também deve ser informado com data inicial e final, sendo que este período deve ser anual, exceto para os casos de situação especial.

Os registros estão disponíveis na opção IN 1422, ao clicar no +, serão demonstrados os registros logo abaixo, conforme a sua hierarquia. Assim como, ao clicar no “-“, os registros-filhos serão escondidos na estrutura hierárquica da geração do arquivo da ECF.

A estrutura dos registros da ECF, são agrupados por hierarquia. Desse modo, ao selecionar um registro mestre, os registros complementares a esse também serão selecionados. Caso deseje que os mesmos não sejam gerados será preciso desmarcá-los.

A estrutura hierárquica dos registros facilitará o conhecimento ao usuário de quais os registros dependem uns dos outros para geração.

Para acessar o passo a passo para geração do SPED (parametrizações), clique aqui.

Quando a versão do leiaute for maior ou igual a 5 e o campo Atividade Rural em Parâmetros da Filial para Tributos for N-Não ou vazio, os registros L300, P150, M300 e M350 não considerarão as linhas de atividade rural.

Para escolher entre gerar o centro de custos vazio ou com zero, utilize a opção Não gerar no J100 o centro de custos zero da tela F669SSE.

Observação


 

Campos

Empresa
Selecione a empresa, para a qual se deseja emitir o SPED ECF. Com base na empresa selecionada, serão verificadas as filiais geradoras de SPED ECF. Caso a empresa não utilize agrupamento de filiais, os dados da filial serão verificados na filial matriz. Se a empresa utilizar agrupamento de filiais, o campo seguinte é habilitado para ser informado.

Agrup. Filiais
Informe o código do agrup. de filiais. Se houver controle de agrupamento de filiais, é obrigatória a informação do agrupamento desejado. No caso da seleção de um agrupamento, a filial matriz do agrupamento será a origem das informações por filial para a geração do SPED ECF.

Período
Informe a data de início e fim para a verificação das informações e geração do arquivo. Normalmente o período para geração do ECF será o ano anterior ao corrente, salvo situações especiais que poderão ser indicadas no bloco 0.

Versão do leiaute
Informe a versão do leiaute. Após selecionar a versão e clicar no botão Mostrar, o campo será bloqueado para edição. Para alterá-lo, é necessário fechar a tela e abrir novamente.

Declaração
Selecione o código da declaração na qual a geração do arquivo será baseada.


 

Grades


 

Botões do cabeçalho

Escriturações
Este botão abre a tela Importação - Parâmetros por Escrituração SPED (F000CRD), que exibe uma lista de todas as escriturações geradas.

Mostrar
Ao clicar neste botão, ele apresenta os dados da ECF preenchidos anteriormente para o filtro (Empresa, Agrup. Filiais e Período), realizando a carga do que já havia sido informado e gravado.

Seleção
Ao clicar neste botão, ele apresenta a tela Seleção - SPED Contábil Fiscal (ECF) (F669SSE). Nesta tela é possível indicar se a impressão do registro J051 (Plano de contas referencial) será gerado a partir da conta reduzida (código da conta) ou conta expandida (classificação). É possível indicar também se os saldos por centros de custos serão utilizados na geração dos registros e indicar se deverá ser gerado log dos comandos SQL executados.

Observação

Para as visões L100, L300, P100, P150, U100 e U150, se o relacionamento entre as contas ou a visão for por centro de custo e na tela do botão Seleção (F669SSE) a opção Gerar centro de custos não estiver selecionada, será apresentada uma mensagem indicando a seleção do campo para continuar a geração do arquivo.

GED
Acessa a tela F998GED, onde permite o gerenciamento dos arquivos (consulta, inclusão, baixa e exclusão).

Gravar
Este botão salva todas as informações inseridas na tela (como Empresa, Agrup. Filiais e Período) para posterior utilização.

Ajuda
Ao clicar neste botão, o arquivo de Ajuda desta tela é exibido.

Processar
Ao clicar neste botão, ele executa as rotinas do botão Gravar, consiste as informações inseridas na tela para geração do arquivo, apresenta a janela solicitando o local onde o arquivo do SPED ECF deverá ser salvo e gera o arquivo.

Várias das validações efetuadas pelo PVA (Programa Validador e Assinador) são feitas também pelo ERP (elas são listadas logo abaixo, no item Validações efetuadas para os botões Processar e Validar). Dessa forma, é possível identificar os ajustes necessários antes de enviar as informações para o PVA. As inconsistências encontradas são exibidas em um log.

Validar
Ao clicar, são realizadas algumas validações para prevenir o envio de informações incorretas:

Importar CSV
A partir desse botão é possível importar um arquivo no formato CSV (valores separados por ponto e virgula) e realizar a automação do preenchimento dos registros abaixo:

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