No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F435CCC - Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação)

Observação

A resolução mínima recomendada para visualizar a tela é de 1280x720.

Tem por finalidade o recebimento de produtos a granel, permitindo dois controles de pesagem via balança ou informando o peso de forma manual. Ao final do processo é gerada uma Ordem de Compra, com a transação 90405.
É liberada mediante controle de proprietária SRPR, além dos parâmetros globais UtiCtrPrd e UtiCtrCoo que devem estar igual a "S - Sim".

Importante

Por meio do campo Emitir contra nota para o Fornecedor pessoa física, da tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), é possível configurar o sistema para que não gere a contra nota para o Fornecedor Pessoa Física. Por padrão, o campo será inicializado como S-Sim, mantendo o comportamento normal. Caso seja selecionada a opção N-Não, o sistema irá se comportar como se o Fornecedor fosse uma Pessoa Jurídica, ou seja, emitindo a sua própria nota fiscal de entrada do tipo 1.

Processos

Como vincular tickets com notas fiscais de entrada do tipo 1?

  1. Na tela F070FCP, aba Compras 2, o parâmetro Emitir contra nota para o fornecedor pessoa física deve ser igual a N-Não. Dessa forma, o sistema irá se comportar como se o Fornecedor fosse uma Pessoa Jurídica, ou seja, emitindo a sua própria nota fiscal de entrada do tipo 1. Confira o passo a passo da entrada de produtos;
  2. Lance a nota fiscal de entrada do tipo 1 na tela F440GNE normalmente, porém sem fechar a nota, para depois poder vinculá-la ao ticket;
  3. Faça a pesagem do ticket na tela F435CCC;
  4. Acesse a tela F435MDT, marque o ticket e clique no botão Entrada Balança, dessa forma abrindo a tela de controle de entradas e saídas de compras. Nela, insira as informações da nota fiscal de entrada na grade Fornecedores participantes do contrato (código do fornecedor, número da nota fiscal, série e informações da nota de entrada em aberto). Após isso, confirme o processamento;
  5. Clique no botão Gerar Nota nos dados gerais da tela F435MDT. Com isso, a ordem de compra é gerada e o sistema fecha a nota fiscal de entrada automaticamente.

Campos

Placa
Neste campo informe a placa do veículo.

Documento a Emitir
Este campo permite definir se ao finalizar a entrada de mercadoria, deve ser gerado um Ticket ou uma nota fiscal.

Transportadora
Campo não obrigatório. Informar a transportadora de acordo com o cadastro na tela F073TRA.

CPF/Nome Motorista
O nome do motorista é preenchido automaticamente, ao digitar um CPF que tenha cadastro nas telas F095CAD/F073MOT, ou um CPF que tenha sido utilizado em outras entradas nesta tela. Se não houver registro, ele deve ser informado manualmente.

Origem da Mercadoria
Se informada antes de clicar em Mostrar, a informação do campo serve como filtro, para as Origens de Mercadoria no contrato. Caso não haja contrato, a informação do campo é levada aos Fornecedores Participantes da entrada.

É possível validar se a Origem de mercadoria do contrato é a mesma que a da entrada, através do Identificador de Regras CPR-435ORMER01.

Um produtor rural poderá possuir mais de uma propriedade (origem de mercadoria). O recolhimento de impostos estará ligada a esta propriedade, pois cada uma possui uma Inscrição Estadual. Em algumas situações a propriedade estará em um Estado (Unidade da Federação) diferente do Estado da empresa, o que trará diferenças na apuração de impostos.

Depósito
O depósito deverá estar definido como comprador e também como vendedor, na tela F205DEP.

Nº/Série NF Produtor
Neste campo deve ser informado o número da Ordem de serviço do Gestão de Campo.

Transação
A Ordem de compra gerada ao final do processo utilizará a transação 90405, esta transação gera a OC e dá entrada do produto no estoque.

Se a opção Ticket estiver selecionada, a informação da transação será salva no Ticket e utilizada posteriormente, para a geração da nota fiscal.

Os identificadores de regras CPR-435TNSFO01 e CPR-435TNSFO02 permitem alterar a transação, respectivamente, do cabeçalho da pesagem e do fornecedor participante da pesagem.

Além disso, durante o processo de entrada da nota, a transação pode trazer diferentes resultados na grade de contratos, de acordo com as parametrizações do campo Funcionamento Transação para Recebimento de Grãos. A transação poderá ser informada manualmente ou poderá ser preenchida automaticamente como sugestão, de acordo com uma ordem de prioridades, definida na documentação da tela F070FCP.

Importante

A transação para a ordem de compra gerada no recebimento somente poderá ser configurada quando o campo Tipo de Recebimento, localizado na guia Dados Gerais 2 da tela Transações de Compras (F001TCP), estiver definido como "1 - A fixar", "2 - Depósito" ou "3 - Compra imediata".
Para mais detalhes, acesse a documentação sobre Transações no Recebimento.

Safra
Utilizadas para identificar a qual safra pertence o produto na entrada da pesagem do veículo. Cadastrada a partir da tela F113SAF.

Na saída desse campo é verificado se existem registros na guia Classificação, existindo registros e conteúdo no campo em questão, juntamente com o código do item da classificação, é verificado se o percentual digitado está incluso na faixa da tabela E113VIC. Se estiver, zera os campos % Desc e Qtde Desconto, do item em questão. Na saída do campo % Apurado da guia Classificação, a mesma validação é realizada.

Veja o processo completo para configurar a geração de Royalties, no Manual de processos do Agronegócio > Royalties.

Informações Gerais

Neste espaço são exibidas as informações sobre a situação da entrada, como Número do ticket, Usuário classificador e Data/Sequência de entrada. No Gestão Empresarial PME | GO UP não é gerado documento de ticket.

Dados da Pesagem

No campo Peso, ao realizar a Entrada do veículo deve ser informado o peso do veículo cheio, em seguida, ao realizar a Saída, deve ser informado o peso do veículo vazio. A diferença entre os dois, será a quantidade que terá entrada no estoque.

O usuário poderá alterar o peso captado pela balança, caso o campo Alterar Peso/Quantidade Informada, da tela F099UCP, esteja preenchido com Sim.

Guias

Grades

Botões

Leitura
Este botão permite ler o peso do veículo que está na balança.

Captura Img.
Esta funcionalidade não está disponível para o Gestão Empresarial PME | GO UP.

Fornecedor
Abre a tela F095INF para consulta de informações do fornecedor.

Placas
Este botão abre a tela F435PLA, onde são informadas as placas secundárias envolvidas no processo de pesagem.

Processar
Uma vez informados todos os dados de entrada e saída, é possível finalizar o processo. Neste momento, podem ser impressos os documentos fiscais gerados, a partir do cadastro do identificador de modelo.

Este artigo ajudou você?