No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

INTEGRALIZAÇÃO DE COTA CAPITAL ATRAVÉS DE EVENTO

A Cota Capital ou Capital Social é definido como o valor que o produtor rural deposita na cooperativa para poder se associar. O valor da cota capital é definido por assembléia da Cooperativa, por meio de voto direto (cada cooperado tem o direito de um voto, com o mesmo peso para todos), este valor é depositado na conta da cota capital, que pode ter integralizações de valores sempre que for necessário.

O Capital a subscrever é o valor que o produtor deverá depositar na conta e o Capital subscrito é o valor que o produtor já depositou. Assemelha-se ao conceito de uma conta interna para Cooperados.

Importante

Neste processo explicaremos como integralizar valores de cota capital no recebimento (compra imediata) e fixação, através da cobrança de taxas específicas para este fim, utilizando o processo de geração de eventos.

Há outro processo para Gerenciamento de Cota Capital, ele funciona se o parâmetro global UsaNovCot estiver preenchido com Sim. Suas rotinas permitem mais controle e flexibilidade sobre os movimentos.

Pré-requisitos

Antes de iniciar o cadastro do evento da Cota Capital, é necessário verificar os seguintes pré-requisitos:

  1. A configuração de taxas (F113PTX) varia de acordo com o parâmetro global UsaNovCot, ele define se serão utilizadas as configurações de Gerenciamento da Cota Capital.
    1. Caso esteja com Não, o sistema de cobrança de taxas funciona, mas o sistema não consiste os valores integralizados, de acordo com o saldo do cooperado e não realiza baixa do valor subscrito.
    2. Caso esteja preenchido com Sim, o processo de cobrança de taxas para Cota Capital ocorre de forma diferente. Veja a documentação de Integralização na entrega de produtos.
  2. Cadastre um tipo de conta na tela Cadastros > Finanças > Tesouraria > Tipos de Contas (F034TCC), com Aplicação igual a 6-Cota Capital;
  3. Cadastre uma conta interna na tela Cadastros > Finanças > Tesouraria > Contas Internas (F600CCO):
    • O Tipo Conta deve respeitar o preenchimento do item anterior;
  4. Na tela Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD) o produtor deve ter o campo Cooperado, da guia Cadastros, preenchido com Sim;
  5. Efetue o cadastro de um evento em Cadastros > Finanças > Tesouraria > Eventos (F034ETC);
  6. A transação utilizada para gerar os movimentos de cota capital deve ter a seguinte configuração na tela de Transações de Compras (F001TCX):
    • Ter o campo Aceita Manual, preenchido com "Não";
    • Ter o campo Situação preenchido com "Ativo";
    • Ter o campo Débito ou Crédito, preenchido com "Crédito";
    • Ter o campo Transação Estorno preenchido;
  7. É necessário cadastrar o identificador de regras CPR-435APLTX01, que verifica se o valor da cota capital deve ou não ser descontado do Valor Liquido e Financeiro da Nota Fiscal de Entrada a ser gerada.
A conta do tipo 6 - Cota Capital não pode ser utilizada no sistema para realizar pagamentos. Apenas algumas telas podem movimentar a conta de cota capital. São as seguintes:

Finanças > Gestão de Tesouraria > Conciliação > Fechamento de Saldos (F600FSC);

Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Desbloqueio de Lançamentos (F600BLC);

Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Consultas > Extratos de Contas Internas (F603CSC).

Passo a passo

A integralização de valores pode ser efetuada a qualquer momento, haja ou não fixação de preços, recebimento de compra imediata ou entrada de produtos. Para efetuar integralizações manualmente, é preciso utilizar a tela de Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Movimentos (F600MCC).

Para configurar a integralização automática de valores Cota Capital na fixação de preços, no recebimento de compra imediata ou na entrada de produtos, é necessário realizar o passo a passo descrito abaixo:

  1. Ligue o Evento cadastrado à conta da Cota Capital na tela de Cadastros > Finanças > Tesouraria > Tipos de Contas X Eventos (F034TXE):
    • Preencha o campo Tipo de Conta com o tipo de conta previamente cadastrado na tela de Tipos de Contas (F034TCC);
    • Preencha o campo Evento com o evento previamente cadastrado na tela de Eventos (F034ETC).
  2. Ligue a conta interna ao cooperado e ao evento na tela de Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Tipo de Contas X Eventos (F085CXC):
    • Preencha o campo Tipo de conta com a mesma conta interna usada na tela de Tipos de Contas X Eventos (F034TXE);
    • Preencha o campo Cta. Interna, da grade de Cliente X Tipos de Contas, com a conta de cota capital do Cooperado, criada na tela de Contas internas de Caixas e Bancos (F600CCO);
    • Na grade de Eventos será exibido o evento ligado à conta na tela de Tipos de Contas X Eventos (F034TXE), selecione-o;
    • As informações da tela podem ser sugeridas se os seguintes identificadores de regras estiverem cadastrados e ativos:
      GER-085CXCCI01 (referente a grade de Cliente X Tipo de Contas).
      GER-085CXCCI02 (referente a grade de Eventos ).
  3. Cadastre um item de taxa para cota capital na tela Cadastros > Produtos e Serviços > Lote > Item de taxa (F113ITX);
  4. Vincule o item de taxa ao produto, na tela Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Item de taxa X Parâmetro (F113PTX):
    • Preencha o campo Aplicação Taxa com 1-"Fixação de Preços", 4-"Outras Notas de Compra", para movimentos na entrada de produtos normal (Compra Imediata).
    • Preencha o campo Tipo Conta com o tipo de conta cadastrado na tela de Tipos de Contas (F034TCC);
    • Preencha o campo Indicativo gera título taxa com "Não";
    • Preencha a transação da tesouraria cadastrada na tela de Transação de Compras (F001TCP), no campo Trans. Tesouraria ou Trans. Cota Capital.
  5. Processe a operação.

No processamento da Fixação, Compra Imediata, geração manual de notas fiscais do tipo 6 ou 10 (F440GNE) será gerado um movimento de crédito na tesouraria para conta da cota capital definida no evento, conforme a parametrização da taxa. Na fixação o valor da taxa gerado como cota capital é mostrado no campo Taxas descontadas.

Observações

Para que não seja integralizado um valor maior do que o Valor Subscrito é necessário utilizar os identificadores de regrasCOM-113TAXAS01 e COM-113TAXAS02 e, criar uma regra para tratar os valores.

Para identificar quais ordens de compra (entradas) terão desconto de taxa de Cota Capital, configure o parâmetro COMNCHKITE do identificador de regras COM-113TAXAS01.

Consulta de movimentos

Os movimentos efetuados na conta da cota capital podem ser consultados nas seguintes telas:

Para saber o que foi integralizado é necessário somar os Créditos da conta de cota capital. Para saber o Valor Subscrito basta somar os débitos da conta cota capital.

Estorno de valores

Os valores da cota capital serão estornados se um dos processos for efetuado:

Este artigo ajudou você?