No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial PME | GO UP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Manter ICMS do pedido no Faturamento

Abaixo, detalhamos o comportamento desse campo:

Quando configurado como "N - Não"

Ao gerar a nota fiscal via pedido, utilizando a tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), o sistema carrega as informações do pedido. Nesse processo, o Código de ICMS Especial não é herdado. No entanto, quando a transação da nota fiscal não possui um Código de ICMS Especial configurado, o sistema também não sugere um novo percentual de ICMS. Isso significa que o sistema não mantém os valores do pedido na nota fiscal, nem sugere novos valores, resultando na permanência do ICMS zerado.

Quando configurado como "R - Recalcular Alíquota"

Quando configurado como "R - Recalcular Alíquota", os seguintes cenários são possíveis:

Caminho 1: Se a Transação da Nota Fiscal de Saída estiver configurada COM Código de ICMS Especial, o sistema buscará o percentual de ICMS da tela ICMS Especial - Por Estado (F019TIE).
Caminho 2: Se a Transação da Nota Fiscal de Saída estiver configurada SEM Código de ICMS Especial, o sistema buscará o percentual de ICMS da tela Parâmetros por Estado (F009PPE).

Ao gerar uma nota fiscal de saída sem pedido, o sistema seguirá a mesma lógica mencionada anteriormente, ou seja, executará o Caminho 1 ou 2, conforme a configuração da transação da nota fiscal.

Caso exista uma configuração na tela Relação Produto X Cliente agrupado (F075PCA), com ou sem Código de ICMS Especial, essa configuração será priorizada pelo sistema.
Ao gerar uma nota fiscal de saída, com ou sem pedido, o sistema executará o Caminho 1 ou 2, levando em conta a configuração da tela Relação Produto X Cliente agrupado (F075PCA).

Este artigo ajudou você?