No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Tributos > Natureza de Rendimentos

F055NRE - Natureza de Rendimentos

Esta tela permite a criação, edição e exclusão de naturezas de rendimentos a serem utilizadas na integração do bloco 4 da EFD-Reinf.

Campos

F. C. Investimento
Indicativo do fundo ou clube de investimento.

13° Salário
Indicativo de 13° salário.

Rend. Rec. Acu.
Indicativo de rendimentos recebidos acumuladamente.

Comp. Dec. Judicial
Indicativo de compensação por decisão judicial.

Deduções
Códigos de tipos de dedução. Os códigos listados aqui impactam na integração das deduções do R-4010. Somente serão integrados os tipos de dedução vinculados neste campo, para a respectiva natureza de rendimentos.

Rendimentos isentos
Códigos de tipos de isenção.

Beneficiário PF B.
Beneficiário pessoa física é residente fiscal no Brasil.

Beneficiário PJ B.
Beneficiário pessoa jurídica é residente fiscal no Brasil.

Beneficiário PF E.
Beneficiário pessoa física é residente fiscal no Exterior.

Beneficiário PJ E.
Beneficiário pessoa jurídica é residente fiscal no Exterior.

Tributo
Indicativo de tributo incidente sobre a natureza. Para empresas que usam a integração padrão, o campo é apenas informativo. Na nova integração, os tributos aqui listados podem impactar na base de cálculo do imposto a ser integrado.

Os campos abaixo estão disponíveis apenas quando o parâmetro global IniNovIre estiver parametrizado como "S - Sim" na F000PGS, indicando o uso da nova integração do bloco 4. O cadastro da natureza de rendimentos é único no sistema, mas só produzirá efeitos quando a empresa logada tiver este parâmetro somo "S - Sim".

Fato Gerador IR PF
Indica em que momento a natureza deve ser integrada ao bloco 4 quando o fornecedor for do tipo pessoa física.

Fato Gerador IR PJ
Indica em que momento a natureza deve ser integrada ao bloco 4 quando o fornecedor for do tipo pessoa jurídica.

Retenção Contribuições Sociais
Indica em que momento a natureza deve ser integrada ao bloco 4 quando o fornecedor for do tipo pessoa física.

Agrupar Impostos em Valor Agregado
Indica se a integração deve totalizar os valores de Pis, Cofins e CSLL no campo de retenções agregadas, quando a nota fiscal estiver lançada em Tributos em campos específicos para cada um destes impostos.

Botões

Importar
Tem por finalidade inicializar a tabela de Natureza de Rendimentos. Ao clicar, aparecerá uma mensagem de confirmação, informando que o processo excluirá todas as naturezas de rendimentos da base e irá importá-las novamente por meio do arquivo disponibilizado e atualizado pela Senior.

Essas informações são geradas com base na tabela 01 - Natureza de Rendimentos do manual da EFD-Reinf.

Ao importar, será exibida a mensagem: "Restaurar os campos Fato Gerador IR PF/PJ,Ret. Contr.Sociais e Agrupar Imp. em Valor Agregado para os valores padrão do sistema? Alterações feitas por usuários nesses parâmetros serão perdidas e podem impactar a integração (F690ILA)"

"S - Sim" – Restaura todos os campos para os valores padrão do sistema.
"N - Não"– Mantém os valores destes campos nas naturezas já existentes, e atualiza todos os demais campos. Essa opção permite que sejam mantidas alterações efetuadas nesses parâmetros, caso seja preciso importar novamente as naturezas devido a eventuais alterações na tabela 01.

Este artigo ajudou você?