No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

F210AME - Estoques - Atendimento de Requisições de Produto

Tela destinada ao atendimento das requisições previamente aprovadas.

Processo

Nota

Não é permitido processar uma quantidade a atender caso a requisição esteja em processo de compras. A consistência será feita ao processar o atendimento das requisições que estão em processo de compras, nos registros selecionados onde foram informadas uma quantidade a atender.

Ao alterar algum registro manualmente, os registros seguintes a esse também serão recalculados. Isso é necessário para garantir integridade nas informações de quantidade a atender, disponível e a comprar.

Filtrar
Quando marcado filtrará as requisições pelo depósito informado no campo Depósito. Lembrando que o campo Depósito tem a função de sugerir o depósito na grade para as requisições que não tem esta informação pré-definida.

Modalidade
Modalidade dos registros a exibir na grade com as seguintes opções:

Observação

A modalidade "Aguardando Processo Compras" acontece quando é realizado uma separação a menor de uma requisição onde o depósito tem integração com o WMS. Nesse caso, será permitido informar somente quantidade a cancelar ou compra no atendimento.

Ordenação
Ordenação dos registros na grade.

Via Código de Barras
Indicativo se poderá ser utilizado um leitor ótico para informar as requisições via código de barras. Ao marcar este campo serão exibidos os campos: Cod.Barras/Nro Requisição, Atender requisição automática e Cancelar Saldo, caso contrário os campos serão suprimidos da tela. Sendo que este assinalamento é gravado por usuário, onde a última definição ao fechar a tela será considerada no próximo acesso.

Detalhes da operação via código de barras

Permitir gerar novas sequências de requisições
Permite parametrizar se será permitido gerar novas sequências de requisições quando a quantidade a comprar da requisição somado a quantidade atendida for maior que a quantidade aprovada.

Manter informações ao processar
Indicativo se as informações da grade deverão ser mantida após processar, permitindo desta forma imprimir o relatório ligado a tela.

Via Manutenção
Indicativo se as informações da grade deverão ser ordenadas por Data Uso, Hora Uso, Número Manutenção, Número EME e Sequência EME.

Solicitações de Movimento

Grade para exibição dos itens das requisições.

Ao atender uma requisição, essa grade apresenta as colunas Usuário Comprador e Prioridade de Compra.
Esses campos somente ficarão disponíveis para edição se a requisição que está sendo atendida gerar uma solicitação de compra (Qtde Compras > 0), sendo assim, o valor será gravado na solicitação de compra.

Observação

Ao atender a requisição, os valores das colunas Usuário Comprador e Prioridade de Compra serão enviados para a tela F405SOS ou F405SOL.

Transação
É permitido ao usuário modificar a transação previamente informada na geração da requisição, alterando a direção que o atendimento desta requisição deverá seguir. Deve-se considerar que esta transação pode ser somente de saída.

Se a transação escolhida pelo usuário for uma transação de transferência, onde a transação informada tem uma de entrada ligada, será habilitada uma nova coluna (Depós.Destino) na grade, onde o usuário deve informar o depósito de destino da transferência que será gerada a partir do atendimento da requisição.

O processo de atendimento de uma requisição pode então seguir dois caminhos:

  1. No atendimento da requisição é somente gerada uma saída do estoque para o depósito origem, caso a transação for saída.
  2. No atendimento da requisição é gerada uma saída do estoque para o depósito origem e uma entrada no estoque para o depósito destino, caso a transação seja uma transação que caracterize uma transferência.

Ao final do processo, a requisição tem a transação atualizada para a transação informada na grade.

Alguns pontos devem ser considerados a cerca deste processo:

Na tela F207RRP, o processo não se altera, exceto pelo fato de que em vez de um movimento de estoque ser excluído, serão dois movimentos, uma entrada e uma saída, gerados pela transferência efetuada no atendimento da requisição.

Nº Documento
A informação contida neste campo, será levada para o movimento de estoque gerado pelo processo, quando houver uma quantidade a ser atendida. O campo alimentado será "E210MVP.NUMDOC". Esta informação apenas servirá como consulta e para a possível emissão de relatórios.
Este campo ficará visível na tela para ser alterado livremente pelo usuário. Ele poderá vir já preenchido de 2  (duas) formas:

  1. com o próprio número da requisição.
  2. através do número de documento informado no cadastramento da requisição.

O item b, será alimentado da seguinte forma:

  1. o usuário via "CBDS", criará um campo de usuário na tabela "E207EME" ("USU_NUMDOC" com a máscara "ZZZ.ZZZ.ZZ9", mesma máscara da tabela de movimentos).
  2. com o campo de usuário criado, poderá alimentá-lo por duas telas:
    1. Através da tela "F207EME" (geração individual requisição produto), bastando inserir este campo de usuário na tela,  alterando o valor do mesmo conforme necessidade, tanto na inclusão quando na alteração de um determinado item.
    2. Através da tela "F207LOT" (requisição produtos agrupada), bastando digitar os itens, processá-los e depois consultá-los novamente. Neste momento o botão Personalizados estará habilitado para livre alteração do campo de usuário.
  3. Com o campo criado e alimentado, basta acessar a tela de atendimentos de requisição (F210AME). Uma vez na tela, o identificador de regras "EST-207NUDOC01", deverá ser habilitado e uma regra associada a ele. Nesta regra o usuário deverá informar o nome do campo de usuário criado. Uma vez informado este campo, o sistema automaticamente buscará para a grade o conteúdo do campo de usuário, podendo ser livremente alterado.

Núm. Manut.
Campo para consulta do número de manutenção gerado através do módulo de manutenção.

Equip. Manut.
Campo para consulta do equipamento utilizado na manutenção gerado através do módulo de manutenção.

Seq.
Campo para consulta da sequência do equipamento utilizado na manutenção.

Botões

Seleção
Acesso a tela F210SSM.

Sug.Compras
Tem por objetivo preencher o campo Qtde Compras (quantidade a comprar) com o valor do campo Qtde Aprovada (quantidade aprovada) e zerar o campo A Atender (quantidade a atender) independente de haver saldo no depósito. É necessário que ao menos a requisição na qual o cursor esteja posicionado tenha o depósito informado, caso contrário, será exibida e mensagem "Nenhum item selecionado ou quantidades e depósito não informados". Ao informar o depósito em alguma requisição e clicar no botão Sug.Compras será exibida mensagem questionando qual procedimento que o usuário deseja efetuar com as opções:

Dist.Lote
Tela destinada à distribuição das quantidades dos itens controlados por lote ou série.

Observação

Os campos Quantidades e Cód.Barras estarão disponíveis no cabeçalho da tela para que seja informada a quantidade para a baixa e o código do lote.

Manutenção
Tem por objetivo mostrar os dados da manutenção ao qual a requisição selecionada está ligada.

Parâmetros Globais

Nome Descrição
AteQtdSup Indicativo se o sistema deve permitir efetuar o atendimento de uma quantidade superior à aprovada para as requisições.
BloCanReq Indicativo para não mostrar todas as tabelas de preço na consulta dos produtos e filtrar os produtos pela tabela de preço no pedido.
BloQtdCpr Indicativo se a distribuição de lotes somente será feita para a quantidade a atender.
ConCprReq Indicativo se o sistema irá fazer consistências nas novas compras a serem efetuadas através da requisição se a mesma possuir uma solicitação de compras em aberto.
DesAceMan Permitir que no campo Transação da tela F210AME , seja possível informar transações que não aceitem lançamentos manuais.
IndUsuRes Indicativo se o sistema deve carregar o campo UsuRes (usuário responsável pelo movimento) com o usuário que efetuou o atendimento da requisição.
InfQtdCpr Indicativo se o sistema permite informar a quantidade a comprar superior a quantidade aprovada nas telas de atendimento de requisição de produtos e/ou serviços.
InfUsuSol Indicativo se obriga informar o usuário solicitante em Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos - Botão Seleção.
QtdAleAre Define quantas requisições podem ser atendidas no mesmo processamento nas telas F210AME e F210ASE, sem que o usuário seja alertado. Para que o usuário não seja alertado, utilize o valor padrão "0".
SelAutAme Indicativo que permite desativar as marcações automáticas nos itens que podem ser atendidos, ao mostrá-los na tela.
SalTotLot Indicativo se deve ser sugerido o saldo total do lote informado na tela F000DLS.
TnsTnfReq Indicativo se somente poderá ser informado uma transação com outra de transferência.

Este artigo ajudou você?