Central de Gerenciamento

Efetue o cadastramento da central de gerenciamento do acesso, especificando o responsável pela sua administração e configurações para comunicação. A central de gerenciamento será utilizada no cadastro de terminais e placas controladoras ou de REPs, quando estes dispositivos utilizarem comunicação on-line.

A central pode ser gerenciada pela Telemática, quando usados dispositivos deste fabricante.

Gerenciada pela Telemática

Central de gerenciamento
Neste campo, deve-se informar o código e a descrição da central de gerenciamento. Quando utilizada comunicação por ARL (Centralizadora), este campo terá o valor definido da Centralizadora (uma Centralizadora suporta até 12 dispositivos cadastrados).

Quando a comunicação for via TCP/IP, este campo poderá ser preenchido com um valor de identificação qualquer.

Central gerenciada pela Senior
Deve-se informar "N", não gerenciada pela Senior.

Tipo do gerenciador
Informar o tipo de arquitetura utilizada, observando as opções disponíveis na lista.

Endereço da central de gerenciamento
Para centrais gerenciadas pela Telemática, deve ser informado nesta grade o diretório do servidor de acesso on-line (ou os diretórios dos servidores), onde encontra-se o aplicativo de conexão com os dispositivos:

É neste diretório onde os aplicativos que são carregados nos dispositivos devem ser salvos. Este diretório pode ser informado como uma pasta compartilhada (G:\Central), ou pelo seu endereço na rede (\\Servidor\Central), permitido acesso para leitura e gravação de pastas para os aplicativos da Senior.

Gerenciada pela Senior

Central de gerenciamento
Informar o código e a descrição da central de gerenciamento. Quando a comunicação for via TCP/IP, este campo poderá ser preenchido com um valor de identificação qualquer.

Central gerenciada pela Senior
Informar se a central de gerenciamento será controlada pelas aplicações desenvolvidas pela Senior Sistemas.

Quando informado neste campo o valor "S - Sim" - os campos Porta da Concentradora, Endereço IP Adapter e Porta Comunicação ficam habilitados para efetuar as configurações respectivas.

Não será permitido alterar o valor do campo Central gerenciada pela Senior se houver dispositivos associados a ela. A seguinte mensagem será apresentada na consistência deste campo: "Não é possível alterar o valor do campo Central gerenciada pela Senior, pois há dispositivos associados a esta central".

Tipo do gerenciador
Informar o tipo de arquitetura utilizada, TCP/IP (utiliza somente dispositivos com comunicação via TCP/IP).

Endereço IP concentradora
Informar o endereço IP da máquina onde a Concentradora (aplicativo csm.jar) estará rodando.

Para configurar a Concentradora em rede externa, deve-se cadastrar na central de gerenciamento o IP externo da Concentradora, com as portas liberadas (ver Porta da Concentradora). Devem-se cadastrar os dispositivos com os IPs das redes internas onde as Concentradoras (CSM) estão executando, lembrando que a cada dispositivo corresponde um endereço IP único. Cada dispositivo será gerenciado por somente uma Concentradora.

Importante:

Em casos de utilização de IP Externo, a Concentradora pode inicializar com portas aleatórias, nestes casos, é necessário preparar o servidor para um limite de Range de Porta em cada reinicialização do serviço ou servidor dentro do ambiente. É preciso fazer essa parametrização através de um especialista em Infraestrutura ou em S.O. (Sistema Operacional).

Caso o cadastro da Central estiver em modo de edição e existir dispositivos associados a essa Central, não será possível alterar o seu IP. Caso seja necessário trocar o IP, uma nova Central deve ser cadastrada através desta tela, e posteriormente deve-se informar em cada um dos dispositivos a nova Central.

Porta da concentradora (conexão firmware)
Neste campo deve-se informar a porta de comunicação na qual a Concentradora receberá os eventos do firmware Digicon e pela qual serão enviados os comandos. A porta de comunicação informada neste campo deve ser coerente com a informada na Central de Configurações Senior no campo Porta de comunicação com o driver Digicon.

O limite permitido nesse campo é 65535.

Intervalo de envio do lote
Para melhorar o desempenho da aplicação, pode-se realizar somente uma conexão para receber ”pacotes” com os eventos de acesso que estão armazenados na Concentradora. Este campo indica o intervalo de tempo que a Concentradora deverá aguardar para então enviar um lote de eventos. O valor informado será interpretado em escalas de 100 milissegundos. Assim, se for informado o valor 10, o sistema irá considerar que o intervalo é de 10 x 100 milissegundos, ou seja, intervalo de 1 segundo. Se o campo estiver com valor "zero", o sistema assumirá o valor de 1 segundo.

Quantidade limite para envio do lote
Constitui a quantidade limite de eventos que um lote pode possuir. Caso este limite seja atingido antes da finalização do intervalo de tempo, o lote será enviado e um novo intervalo iniciará. Como medida de precaução, caso ocorra algum problema durante no envio de um lote de evento estes serão enviados um a um, até que a aplicação confirme o recebimento de cada evento. Se o campo estiver com valor "zero", a Concentradora assumirá o valor de 200 eventos.

O valor máximo de eventos aceito é de 400, caso seja digitado um valor acima deste, o sistema assumirá automaticamente o valor de 400 e mostrará uma mensagem avisando sobre este procedimento.

O valor mínimo de eventos aceito é de 100. Caso informe-se um valor abaixo deste, o sistema assumirá automaticamente o valor de 100 e exibirá uma mensagem informando sobre este procedimento.

Tempo de validação do autorizador
Campo disponível somente quando a Central for gerenciada pela Senior.

Equivale ao tempo entre a passagem do crachá do autorizador e a do autorizado. Se for um grupo de pessoas, após a passagem de cada pessoa o tempo é reiniciado. O usuário pode informar a quantidade de milisegundos para realizar essa validação, sendo o valor máximo de 200 e como para este campo a unidade de medida é x100 milessegundos, 200 equivale a 20 segundos como tempo máximo para validação. Caso o tempo ente a passagem do crachá autorizador e o do autorizado for estourado, o acesso da pessoa aguardando autorização será negado.

Diretório log concentradora
Esta informação serve para que, ao clicar no botão Log Concentradora, seja aberto o local onde estão gravados os logs da Concentradora.
Neste campo, deve-se informar a pasta do computador ou o caminho de rede compartilhado da Concentradora.

Tipo de validação

Nota:

Ao definir o campo Tipo de validação com o valor "0" ou "1", o campo Gerar lista do cadastro do dispositivo precisa estar preenchido com o valor "0 - Utiliza número físico". Isso porque para dispositivos de proximidade que usam SDK, o sistema não busca as informações do crachá no Datamart utilizando número lógico, apenas número físico.

Além disso, ao definir o valor "4 - Número lógico" ou "5 - Número físico com autenticação" no Tipo de validação, a lista será gerada de acordo com o que foi definido (número lógico ou físico, respectivamente). A opção do campo Gerar lista não afetará a geração, nesses casos.

Diretório do arquivo de criptografia para o BDCC
Neste campo deve ser informado o diretório do certificado digital para a criptografia das informações para o BDCC, no qual é recebido para o cliente. Esse certificado tem o objetivo de criptografar as informações que são enviadas para os dispositivos no comando de configuração do dispositivo. Para saber mais sobre BDCC, confira esta página.

Excluir pendência processada com sucesso

Faz com que todas as pendências da carga do Data Mart que não tiveram erros durante o processamento sejam excluídas do banco de dados, após a carga. Isto otimiza o uso de recursos de banco do sistema.

Central de Gerenciamento Ativa

Permite desativar uma central de gerenciamento cadastrada, fazendo com que ela deixe de efetuar suas operações sem a necessidade de excluí-la. Uma central desativada não gera pendências, não permite enviar comandos e atualizações, e não gera reações e processos automáticos para dispositivos. O sistema irá considerar dispositivos relacionados a uma central não ativa como se estivessem desativados no seu cadastro, mesmo que não estejam.

Grade de dispositivos
Na parte inferior desta tela é apresentada uma grade que traz as informações dos dispositivos gerenciados pela central selecionada, segundo as configurações estabelecidas previamente.

Importante:

Quando a central é gerenciada pela Senior, esta grade é somente para leitura. Não sendo possível, portanto, inserir, alterar ou excluir registros dela.

Botão Log Concentradora
Ao pressionar este botão é aberto o arquivo de log, no diretório que foi configurado no campo Diretório log concentradora.

Transferir Dispositivos
Ao clicar neste botão será apresentada uma mensagem para que o usuário confirme se deseja continuar, caso sim, a tela Seleção de Central de Gerenciamento será aberta.

Observação:

Este botão não ficará visível caso:

Após clicar no botão para transferir os dispositivos é necessário enviar o comando Carga de Aplicativo, para concretizar a troca dos dispositivos para a Central de Gerenciamento selecionada.

Botão Iniciar Concentradora
Nos casos em que for necessário parar ou reiniciar a Concentradora, pode-se utilizar esse botão. Lembre-se que, quando acionado "Parar Concentradora", todos os dispositivos ficarão off-line.

Botão de Seleção
Usado para selecionar um arquivo através de uma janela de busca de arquivo (OpenDialog). Este campo só será visível quando o controle alfandegário estiver ativo e o campo Central gerenciada pela Senior for = "S - Sim".

Este artigo ajudou você?