Instalação de Terminais e Placas Controladoras - Guia Comunicação

Comunicação
Informar o tipo de comunicação do dispositivo, conforme as seguintes opções:

  1. Off-Line;
  2. On-Line;
  3. Desativado.

Se o tipo de comunicação do dispositivo for off-line ou desativado, não será possível utilizar determinadas rotinas, como por exemplo o envio de comandos, controle de presentes, etc.

Observação

Caso exista mais de um dispositivo com o mesmo IP, a busca na base acontecerá na seguinte ordem:

  1. dispositivos on-line;
  2. dispositivos off-line;
  3. dispositivos desativados.

Central de Gerenciamento
Informar a Central de Gerenciamento. Este campo somente será habilitado se a comunicação for on-line e o tipo de comunicação for por centralizadora. A central de Gerenciamento pode ser cadastrada pelo item de menu Projeto Fí­sico > Central de Gerenciamento.

Quando um dispositivo é alterado de uma central de gerenciamento para outra, o sistema mostra uma mensagem pedindo confirmação para o usuário; caso o usuário confirme, é enviado um comando para a central antiga informando o endereço da central de gerenciamento nova.

Tipo de Endereço IP
Informar se o dispositivo está configurado para trabalhar com IP fixo ou com IP obtido através de um serviço de DHCP, que é o protocolo que oferece configuração dinâmica de terminais.

Número do Terminal
Informar o número do Terminal. Este código é definido no próprio equipamento e é específico para cada dispositivo, podendo variar de 00 à 11. Observe que este campo somente será habilitado quando a arquitetura for RS 485.

Endereço IP
Informar o endereço IP do equipamento. Este endereço é específico para cada dispositivo. Utilize o endereço completo, com as 12 posições. Este campo somente será habilitado quando o tipo de comunicação for TCP/IP. Quando no Catálogo de Dispositivos for selecionado o tipo de comunicação via GPRS, este campo de endereço IP ficará zerado e desabilitado.

Máscara de Sub-Rede
Informar a Máscara de Sub-Rede para comunicação com o dispositivo. Estes dados serão utilizados somente quando a Central de Gerenciamento for controlada pela Senior. Se não for controlada pela Senior e for digitada alguma informação nestes campos, os dados serão ignorados.

Endereço de Gateway
Informar o endereço de Gateway para comunicação com o dispositivo. Esta informação é usada em conjunto com a Máscara de Sub-Rede e segue os mesmos padrões.

Nome do Aplicativo
Informar o nome do aplicativo que é carregado no dispositivo. O aplicativo é um arquivo binário que contém as configurações específicas de cada dispositivo. A configuração do aplicativo é realizada através de um aplicativo disponibilizado pela Telemática, e é carregado nos dispositivos utilizando o envio de comandos do sistema.

O aplicativo deve estar no mesmo diretório especificado no cadastro da "Central de Gerenciamento", que pode ser realizado através do formulário Projeto Fí­sico > Central de Gerenciamento.

Importante

Esta configuração é realizada apenas para equipamentos do fabricante Telemática. Para os demais fabricantes o campo permanece desabilitado.

Nome do Firmware
Informar o nome do Firmware. Este arquivo está disponível somente para dispositivos modelo "Codin Pró" do fabricante Telemática (disponibilizado pelo fornecedor do hardware) e para os dispositivos do fabricante Digicon (fornecido pela Senior).

Porta de Comunicação
Informar a porta utilizada na comunicação com o dispositivo (porta do dispositivo que está apta a receber conexões TCP-IP). Esta configuração é habilitada apenas para dispositivos do fabricante Apollo.

Bloquear Conexão
Este campo só é habilitado para dispositivos Telemática e quando o campo BLOQ estiver presente na tabela DAT07.

Quando utilizada a opção "S - Sim", será inserido na tabela DAT07 o valor "1" e quando utilizado "N - Não", será inserido o valor "0"'.

Sempre que este campo estiver com a opção "N - Não" a bolinha de status do dispositivo ficará vermelha.

Observação

Função específica para hardwares da Telemática.

Este artigo ajudou você?