Ronda Senior - Manual do Usuário > Integrações com Dispositivos > Arquitetura de Comunicação e Integração > CSM Center > CSM Center Console

CSM Center Console

O monitoramento das informações da CSM Center é realizado através de uma interface gráfica chamada CSM Center Console. Entre seus vários recursos, está a visualização do estado de conexão da Aplicação com cada uma das concentradoras cadastradas no sistema.

 

O acesso à ferramenta é realizado via navegador no seguinte endereço: http://localhost:8585/csm-center-console

Para obter acesso à CSM Center Console, o usuário precisa ser administrador ou pertencer ao grupo "CONSOLES". Essas configurações devem ser cadastradas no Gerenciador de Usuários (SGU). Clique aqui para consultar a documentação do Ferramentas de Apoio e adquirir as informações sobre as configurações de acesso.

Início

Esta guia apresenta informações gerais como o endereço IP da CSM Center e a sua versão. Adicionalmente é possível visualizar há quanto tempo esse aplicativo está executando.

A CSM Center não utiliza a data e hora local do servidor, ela utiliza a data e hora do banco de dados. Por tanto, as informações de data e hora que são apresentadas nesta guia devem ser interpretadas da seguinte maneira:

No rodapé de cada tela é possível visualizar os recursos do servidor em que a CSM Center está rodando (medidos em megabytes), além de um indicador do status da CSM Center:

Consulta CSMs

Nessa tela, é apresentada uma lista das CSMs disponíveis, cadastradas no sistema. Ao clicar em uma das CSMs é possível acessar a sua respectiva CSM Console, sem necessidade de logar na ferramenta para ter acesso às suas informações.

Para cada Concentradora cadastrada é exibido um ícone verde, indicando que ela está on-line, ou vermelho, indicando que ela está off-line.

Coluna Datamart

Nela é visualizado o estado do processo de carga do Datamart de uma Concentradora. Caso ocorram inconsistências, é possível visualizar um log onde elas são detalhadas. Este log é limpo sempre que uma nova carga for efetuada, no início dela.

Observação

A CSM Console só permite que seja feito login após a carga do Datamart.

Consulta Definições

A guia definições exibe informações de integração com o fabricante Telemática, dados do cliente e do banco de dados utilizado. A CSM Center obtém os dados do tipo do TBS do campo TIPTBS da tabela R070DAC, a atualização deste campo é realizada ao acessar a tela Definições de Acesso.

Consulta de logs

A CSM Center Console exibe todos os seus logs, com a possibilidade de realizar um filtro informando a data inicial e final. Ainda é possível selecionar o(s) tipo(s) de log que serão exibidos e filtrar os logs de acordo com um texto qualquer, para mais informações acesse logs da CSM Center.

Consulta de Processos

A CSM Center Console permite visualizar as informações processadas pela CSM Center para cada tipo de evento por separado: acesso, alarme e retorno de comando, ou para todos os tipos. Também é possível monitorar o processamento de pendências de Recintos Alfandegados.

As informações são agrupadas pela quantidade de eventos: recebidos, tratados com sucesso, rejeitados e pendentes para tratamento, com a possibilidade de interromper ou continuar a execução. É possível visualizar também o status do timer da coleta de dados via CFTV, definido no Intervalo para tratamento de imagens de acessos.

Fila de Erros

As mensagens das concentradoras que não conseguiram ser tratadas pela CSM Center são armazenadas numa Fila de Erros, para posterior tratamento. O próprio usuário deve definir quando serão tratadas essas mensagens da fila de erros, podendo selecionar todas as mensagens ou uma a uma individualmente, para priorizar seu reenvio ou exclusão.

Status da CSM Center

Exibe uma tabela com o status operacional de funcionalidades da CSM Center para alertar e auxiliar no diagnóstico de situações que podem comprometer seu correto funcionamento: espaço em disco, funcionamento da conexão com o banco de dados, memória disponível para a JVM e fila de pendências para a(s) Concentradora(s).

Este artigo ajudou você?