Análise de Reposição
A análise de reposição é um processo na qual avalia-se a necessidade de repor produtos para os depósitos da empresa, a fim de manter estoque disponível para atender as demandas e minimizar a falta de estoque. Este processo de análise pode ser executado de forma automática ou de forma manual.
São funções do processo de análise de reposição:
- Geração de um novo processo de análise de reposição;
- Exibição do resultado da execução do processo de análise de reposição;
- Confirmação e edição das quantidades a serem repostas;
- Geração das necessidades de reposição (geração de demandas).
Observação
Atualmente o sistema analisa a reposição com intenção de propor a compra direta do produto com o fornecedor.
Pré-requisitos
Para que seja possível realizar a análise de reposição, é necessário realizar as seguintes configurações:
- Definir quais depósitos podem ser analisados. Para isto, acesse Gestão Empresarial | ERP > Suprimentos > Gestão de Estoques > Cadastros > Depósitos, selecione o depósito desejado, e nos Detalhes, marque a opção Gera reposição.
- Definir quais produtos devem ser analisados. Na tela Gestão Empresarial | ERP > Suprimentos > Gestão de Estoques > Cadastros > Estoques > Configurar produtos por depósito, selecione o produto desejado no depósito filtrado, nas Ações disponíveis clique em Editar, e defina o Tipo de reposição. Caso seja necessário é possível parametrizar o Prazo de ressuprimento, definir a quantidade mínima do produto no estoque do depósito, preenchendo o campo Estoque mínimo e selecionar a opção Gera necessidade automática.
- Para a análise de reposição de produtos comprados, é possível configurar o prazo de entrega do fornecedor. Na tela Gestão Empresarial | ERP > Suprimentos > Gestão de Compras > Cadastros > SKU, localize o produto por meio do filtro, ao selecioná-lo clique em Editar e na guia Ligação filial fornecedor preencha o campo Prazo de entrega (Dias).
Observação
O sistema não realiza a reposição de produtos ou depósitos inativos.
- É necessário configurar a maneira como o sistema utiliza os recursos computacionais para processar a análise. Para isto, acesse o menu Tecnologia > Configuração > Por Tenant e configure os parâmetros da Análise de reposição.
O processo de análise de reposição utiliza também os seguintes serviços:
- Domínio erp_sup - Serviços: com_comum e nco_necessidadecompra
- Domínio erp_est - Serviço: doc_movdocumento e ccn_calculoconsumo (Para este serviço é necessário ativar permissão para a ação Visualizar do recurso Consumo produtos)
- Domínio erp_dem- Serviço: gde_gestaodedemandas
Certifique-se que estes serviços tenham sido configurados com carga inicial, permissão de recursos e abrangência de empresa e filial.
Importante
Todas as funcionalidades da tela estarão disponíveis conforme a permissão do usuário.
Cálculo da quantidade a repor
O cálculo da quantidade a repor pode ser feito de maneiras diferentes, de acordo com o Tipo de reposição parametrizado na tela Configurações de produtos por depósito.
Quando o campo Tipo de reposição estiver definido como Não analisar, a análise de reposição não será calculada.
Para calcular a quantidade a repor de um produto, em que o Tipo de reposição estiver definido como Por dias de estoque, são utilizadas as seguintes informações:
- Consumo médio do produto.
É utilizado o último cálculo de consumo efetuado para o produto. Caso não tiver sido computado o consumo do produto, não é feita a análise de reposição do produto. - Tempo de entrega do produto pelo fornecedor (leadtime).
Caso o produto não tenha ligação com qualquer fornecedor ou possua mais de uma ligação, o sistema considera que o tempo de entrega é 0 (entrega no mesmo dia do pedido de compra). - Quantidade de dias que se deseja manter estoque do produto.
- Quantidade mínima do produto no estoque do depósito.
- Saldo atual do produto no estoque.
Caso não seja possível obter o saldo, não é feita a análise de reposição do produto. - Quantidade do produto em processo de compras.
A fórmula utilizada no cálculo é:
| Quantidade a repor = (1 * (2 + 3)) + 4 - 5 - 6 |
|---|
O cálculo da quantidade a repor Por estoque mínimo considera as informações abaixo:
- Quantidade mínima do produto no estoque do depósito.
- Saldo atual do produto no estoque.
Caso não seja possível obter o saldo, não é feita a análise de reposição do produto. - Quantidade do produto em processo de compras.
A forma do cálculo é:
| Quantidade a repor = 1 - 2 - 3 |
|---|
O cálculo da quantidade a repor Por estoque máximo considera as informações abaixo:
- Quantidade máxima do produto no estoque do depósito.
- Saldo atual do produto no estoque.
Caso não seja possível obter o saldo, não é feita a análise de reposição do produto. - Quantidade do produto em processo de compras.
A forma do cálculo é:
| Quantidade a repor = 1 - 2 - 3 |
|---|
Agendamento da Análise de reposição
Para que a análise de reposição seja feita de maneira automática, é necessário agendar sua execução de forma periódica.
- Acesse o menu Tecnologia > Customização > Agendamentos.
- No domínio erp_est localize o serviço are-analisereposicao.
- Clique no botão Criar agendamento e preencha as informações solicitadas.
- Na tela Dados do agendamento defina a Funcionalidade como gerarAnaliseReposicao e preencha o campo Input com os parâmetros do agendamento, conforme o exemplo.
O parâmetro está configurando a análise dos produtos da família “ELETRO” da empresa 1. O usuário que será notificado quando for gerada a análise é o usuário “controle”.
{
"parametros":{
"usuario":"controle",
"codigosEmpresas":[
1
],
"codigosFamilias":[
"ELETRO"
]
}
}
Quando o agendamento entrar em execução, um processo de análise será criado com os produtos que se enquadrarem nos parâmetros. Logo em seguida será executada a análise dos produtos deste processo.
Análise de reposição manual
É possível solicitar a análise de reposição de produtos de forma manual, isto é, sem que seja feito o agendamento da execução, na tela Gestão Empresarial | ERP > Suprimentos > Gestão de Estoques > Reposição > Análise de reposição.
O que você precisa fazer?
Para gerar uma simulação, clique no botão Nova simulação e defina os filtros e parâmetros que devem ser utilizados para realizar a análise.
A maioria dos campos dessa tela são utilizados para delimitar quais produtos devem ser analisados. Somente os campos Considerar e Quantidade de dias para estoque não têm essa função.
O campo Considerar define como o sistema deve apurar a quantidade que está em processo de compras.
O campo Quantidade de dias para estoque, quando informado, sobrepõe a informação configurada previamente na ligação do produto com depósito no campo Prazo de ressuprimento.
Ao clicar no botão Gerar é criado um processo de análise de reposição e a simulação é iniciada. Se configurado, o usuário será notificado quando for finalizada a análise.
Importante
Não é possível gerar uma análise de reposição para produtos substituídos.
A tela Análise de Reposição também permite consultar o resultado de uma análise de reposição e acionar a geração de demandas para compra dos produtos analisados. Ao entrar na tela, é exibido o resultado do último processo de análise de reposição criado para o usuário ativo.
O painel Filtro pode ser utilizado para limitar os dados que serão exibidos, especificando quais itens pretende-se visualizar.
Observações
- O campo Simulação gerada é obrigatório para filtrar os registros.
- Os campos de Família, Marca, Categoria SKU e SKU têm dependência do campo Empresa.
- Caso a análise de reposição estiver em andamento, não é possível consultar os dados do processo. Neste caso, os painéis Análise de reposição e Itens da simulação serão carregados sem dados.
Após filtrar os registros, a quantidade de itens analisados é exibida no campo Itens gerados, no painel Análise de reposição. Os Itens confirmados exibem a quantidade de itens que já geraram demanda para reposição, enquanto que os Itens pendentes ainda não possuem confirmação de reposição.
Quando for gerada uma análise de reposição de um produto específico, sugerindo a compra de determinada quantidade, e ela não for atendida, permanecendo como Não iniciado,
ou
, caso seja gerada uma nova análise do mesmo produto, a análise mais antiga terá sua situação alterada para
e a Quantidade a repor será zerada. Desta forma, não haverá o risco de serem criadas duas necessidades de compra com a mesma solicitação, causando excesso de estoque.
O resultado da análise de reposição é exibido no painel Itens da simulação.
Para cada produto analisado em um depósito é apresentado um registro no painel Itens da simulação. O painel exibe os dados que foram utilizados para calcular a quantidade a repor. A quantidade proposta pela análise é exibida na coluna Qtde. sugerida, porém a quantidade que será utilizada para geração da necessidade de reposição é a quantidade que consta no campo Qtde. a repor.
Para conferir quais dados foram utilizados para compor a quantidade sugerida para reposição, clique no ícone
e será apresentada a memória de cálculo da análise de reposição.
Caso o usuário tenha permissão, pode alterar o valor do campo Qtde. a repor, ignorando a quantidade proposta pelo processo de análise.
Para visualizar o histórico de consumo do produto clique no ícone
. Será exibido o gráfico de evolução de consumo, conforme as parametrizações realizadas na tela de Cálculo de consumo. Caso exista um evento de sazonalidade, pico ou vale no período da análise de reposição, ele será identificado no gráfico.
A situação de cada item é apresentada no processo de análise, sendo que os valores possíveis são:
– O sistema realizou a análise do item recomendando uma determinada quantidade a repor.
– Já foi gerada a necessidade de reposição do item.
– Não foi possível realizar a análise do item, por falha de comunicação com outro serviço ou porque algum serviço não foi configurado adequadamente.
– Foi solicitada a geração de necessidade de um item que não tem quantidade a repor.
A coluna Qtde. a repor é editável quando o item estiver com situação
ou
.
Para confirmar a geração da necessidade de compra, clique no botão Confirmar selecionadas. Somente os itens com situação
ou
podem gerar necessidades. Os demais itens são ignorados.
Observação
Quando o parâmetro Confirmar necessidade automaticamente estiver selecionado no Cadastro do SKU, a Ordem de Compra será gerada automaticamente.
Enquanto este processo estiver em andamento, não é possível consultar o processo de análise. O sistema recarregará as informações quando for finalizada a geração das necessidades.
English
Español
English
Español


